A empresa portuguesa especializada em biometria facial, Healthy Road, está a desenvolver uma tecnologia que deteta e analisa o comportamento dos indivíduos ao volante, especialmente sinais de fadiga, adormecimento, estados emocionais ou batimento cardíaco.
A empresa conta com a parceria da BMW e usa tecnologia de reconhecimento facial, através da utilização da câmara frontal do dispositivo móvel, para saber quando os condutores se distraem ou adormecem ao volante.
No caso de o condutor adormecer ao volante ou estar distraído, o telemóvel irá produzir um aviso sonoro e visual, de forma a acordar o indivíduo ou a relembrá-lo da necessidade de estar atento à condução.
“Com esta aplicação todos os condutores podem utilizar facilmente esta tecnologia para tornar as suas viagens mais seguras”, explica André Azevedo, co-fundador da HealthyRoad.
O co-fundador sublinhou que “na Europa, um terço dos acidentes rodoviários são causados por distração e 20 a 25% por adormecimento”.
“São números que não param de aumentar e as pessoas não têm consciência desta realidade. É muito importante apostar nesta área e criar formas de diminuir a sinistralidade”, acrescentou.