Aplicação permite consultar preço dos medicamentos

B!T

-

A Quidgest está a desenvolver, em parceria com a empresa EdgeLabs, uma nova aplicação móvel que permite ao utente consultar o preço dos medicamentos no ato da compra.

MedCapture é o nome desta nova aplicação que vai permitir a consulta do preço dos medicamentos através da leitura do código de barras da substância ativa ou do nome do medicamento.

Com esta app, será possível comparar preços por embalagem ou por unidade e adquirir o medicamento com menor custo existente no mercado nacional. Este serviço ainda está a ser testado e tem em vista ajudar a racionalizar os custos com medicamentos.

O MedCapture é um exemplo da aplicação prática da nova diretiva comunitária de reutilização de dados públicos: Diretiva 2013/37/UE do Parlamento Europeu e do Conselho de 26 de junho de 2013, que pretende “desempenhar um papel importante no arranque do desenvolvimento de novos serviços baseados em novos modos de combinar e utilizar essas informações, estimular o crescimento económico e promover a intervenção social”.

Esta aplicação é gratuita e a versão Android estará brevemente disponível na Google Play Store. O seu lançamento oficial aguarda o parecer do Ministério da Saúde.

A aplicação MedCapture é o resultado da conjunção de know-how e da capacidade de inovação entre empresas de tecnologia totalmente portuguesas.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

"É bastante provável que já se esteja a formar a covid-21"

Tudo "o que não sabemos" sobre o coronavírus - e é muita coisa! - é o que mais preocupa o especialista de Saúde Global do Conselho de Relações Externas dos EUA, Yanzhong Huang, que alerta …

Bruxelas propõe novo pacto para as migrações e pede compromisso a todos os Estados-membros

A Comissão Europeia propôs, esta quarta-feira, um novo Pacto para as Migrações e Asilo, à luz do qual "todos os Estados-membros, sem exceção", devem assumir as suas responsabilidades. Assumindo que "o sistema atual não funciona" e …

Após ameaças da Al-Qaeda, jornalistas franceses escrevem carta em defesa da Charlie Hebdo

Cerca de 100 órgãos de comunicação social em França publicaram hoje uma carta aberta apelando à defesa da liberdade de expressão, em apoio à revista Charlie Hebdo, quando decorre o julgamento dos atentados de 2015. A …

Lukashenko toma posse em cerimónia "secreta". Oposição apela a mais protestos

O Presidente da Bielorrússia foi empossado, esta quarta-feira, para um sexto mandato numa cerimónia não anunciada. A oposição já apelou a mais protestos. "Alexander Lukashenko prestou juramento na língua bielorrussa, após o qual assinou o ato …

"Não somos uma moeda de troca", diz Presidente do Irão. EUA terão de levantar sanções

O Presidente irianiano, Hassan Rohani, fez na terça-feira um discurso em tom desafiador e inflamado na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmando que os Estados Unidos (EUA) não terão outra alternativa que …

Depois das acusações de fraude, o fundador da Nikola renuncia ao cargo de presidente

Depois de um polémico relatório afirmar que Trevor Milton estava a mentir quando apresentou o prototipo do Nikola One, o fundador da empresa de camiões elétricos resolveu abandonar o cargo de presidente. Trevor Milton renunciou ao …

México investiga alegadas esterilizações em centros migratórios dos EUA

O Governo mexicano anunciou na terça-feira que abriu uma investigação para determinar se mulheres mexicanas foram esterilizadas sem o seu consentimento num centro de detenção para migrantes nos Estados Unidos (EUA). "Já estamos em contacto com …

Grupo de 156 países em iniciativa para acesso justo à vacina para covid-19. EUA ficam de fora

Um total de 156 países - representando cerca de 64 por cento da população mundial - comprometeram-se a reunir recursos para ajudar a desenvolver, comprar e distribuir equitativamente dois mil milhões de doses de uma …

Apenas metade dos jovens desempregados recebe subsídio da Segurança Social

A atribuição da prestação a quem tem até 34 anos continua a manter baixa a taxa de cobertura do subsídio de desemprego no país. As consequências económicas da pandemia têm afetado grande parte da população, mas …

Ministro da Administração Interna diz que praxes vão ser fiscalizadas

O ministro da Administração Interna alertou, esta quarta-feira, que as praxes académicas vão ser fiscalizadas no âmbito da pandemia de covid-19 e apelou à moderação dos estudantes do Ensino Superior nesta altura. "As tradicionais praxes, este …