Com metade dos alunos, escolas registaram 47 surtos em duas semanas

Desde o início do desconfinamento, foram registados 47 surtos ativos de covid-19 em creches e estabelecimento de educação pré-escolar e do 1.º ciclo.

De acordo com os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgados pelo jornal Público, em duas semanas de retoma às aulas presenciais, foram registados 47 surtos nas escolas.

Este número representa mais de metade dos surtos contabilizados na semana anterior à suspensão das aulas em janeiro. No entanto, nestas duas semanas, apenas 45% da população escolar esteve em ensino presencial.

Segundo o infecciologista António Silva Graça, a situação “não é alarmante”. Os estabelecimentos de educação até ao 1.º ciclo foram “praticamente o único setor em que houve mudanças” nas medidas restritivas de controlo da pandemia durante a segunda quinzena de março, sendo “expectável” que houvesse um aumento de casos superior nestes grupos etários.

Além disso, foram feitos testes em massa nos estabelecimentos de ensino com uma taxa de positividade inferior a 0,1%

Já o matemático e investigador Carlos Antunes considera que estes dados “parecem corroborar que há uma proliferação significativa das infeções”.

Os 47 surtos ativos representam um decréscimo de 40% face ao registado no dia 18 de janeiro – antes da interrupção das aulas presenciais –, altura em que havia 78 surtos ativos. No entanto, nestas duas semanas, apenas 45% da população escolar esteve em ensino presencial.

Esta terça-feira, recorde-se, o primeiro-ministro António Costa mostrou-se “preocupado” com a transmissão do vírus nas escolas e associou este fenómeno à prevalência da estirpe britânica. Contudo, nem a DGS nem o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa) dispõem de dados sobre o impacto de cada variante nos diferentes escalões etários.

Ainda assim, segundo o Público, os 47 surtos em ambiente escolar são um número relativamente baixo, atendendo a que há quase 5.800 estabelecimentos de educação pré-escolar e mais de 4.100 escolas do 1.º ciclo em funcionamento desde 15 de março.

Os 47 surtos correspondem a um total de 422 casos de covid-19 – uma média de nove pessoas associadas a cada surto.

Esta segunda-feira, retomaram as aulas os mais de 520 mil alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. A 19 de abril, regressam 320 mil estudantes do ensino secundário.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ferro Rodrigues está "perfeitamente de acordo" com Marcelo sobre enriquecimento ilícito

O presidente da Assembleia da República (AR) concorda com o Presidente quanto à urgência de melhorar a lei contra o enriquecimento ilícito e diz que isso pode ser feito sem pôr em causa princípios constitucionais. Numa …

Índia regista subida drástica de infeções e mortes. EUA com 200 milhões de vacinas tomadas

O número de novas infeções pelo coronavírus dispararam na Índia, com a falta de preparação do Governo e a forma como a pandemia tem sido gerida apontadas como causas para a subida dos casos e …

Técnicos de diagnóstico. Depois de mais uma coligação da oposição, Executivo avalia o que fazer

Depois de mais uma coligação da oposição, o Governo "está a avaliar" o que irá fazer em relação à aprovação das mudanças na carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica.  De acordo com o semanário …

Diretor de Finanças de Lisboa está em substituição desde 2015. Já ultrapassa tempo de comissão de serviço

Fernando Lopes, a maior estrutura regional da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), é diretor da Direção de Finanças de Lisboa em regime de substituição desde março de 2015. Quando a então diretora regional, Helena Borges, foi …

Portugal regista mais quatro mortes e 636 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais quatro mortes e 636 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 636 …

Luís Correia lança-se a Castelo Branco, num movimento que ainda não tem nome

O movimento ainda não tem nome e a apresentação da candidatura não tem data marcada, mas Luís Correia já assumiu que vai liderar uma candidatura independente à Câmara Municipal de Castelo Branco. Luís Correia vai testar …

Pavilhão de escola de Matosinhos fechado devido a estirpe de legionella

O pavilhão desportivo da Escola Secundária Abel Salazar, em Matosinhos, está fechado devido à presença de uma estirpe de legionella detetada nas canalizações, mas que "não constitui qualquer perigo para a saúde", confirmou a câmara …

TAP regista um prejuízo recorde de 1,2 mil milhões em 2020

Com menos 12,4 milhões de passageiros transportados, a TAP apresentou um resultado líquido negativo de 1,230 mil milhões de euros em 2020, contra um prejuízo de 106 milhões de euros em 2019, segundo dados enviados …

Chega organiza Convenção para "Governar Portugal" no fim de maio, mas promete "uso das máscaras"

O Chega vai organizar a sua III Convenção Nacional entre 28 e 30 de maio, em Coimbra, tendo por base a moção estratégica "Governar Portugal" do presidente reeleito, André Ventura, disse hoje à Agência Lusa …

Falta de plano e reservas face à viabilidade. Banco de Fomento chumba empréstimo à Groundforce

O Banco Português de Fomento (BPF) não aprovou o empréstimo de 30 milhões de euros pedido pelo Conselho de Administração da Groundforce, por não haver um plano de reestruturação da empresa e por falta de …