Com metade dos alunos, escolas registaram 47 surtos em duas semanas

Desde o início do desconfinamento, foram registados 47 surtos ativos de covid-19 em creches e estabelecimento de educação pré-escolar e do 1.º ciclo.

De acordo com os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgados pelo jornal Público, em duas semanas de retoma às aulas presenciais, foram registados 47 surtos nas escolas.

Este número representa mais de metade dos surtos contabilizados na semana anterior à suspensão das aulas em janeiro. No entanto, nestas duas semanas, apenas 45% da população escolar esteve em ensino presencial.

Segundo o infecciologista António Silva Graça, a situação “não é alarmante”. Os estabelecimentos de educação até ao 1.º ciclo foram “praticamente o único setor em que houve mudanças” nas medidas restritivas de controlo da pandemia durante a segunda quinzena de março, sendo “expectável” que houvesse um aumento de casos superior nestes grupos etários.

Além disso, foram feitos testes em massa nos estabelecimentos de ensino com uma taxa de positividade inferior a 0,1%

Já o matemático e investigador Carlos Antunes considera que estes dados “parecem corroborar que há uma proliferação significativa das infeções”.

Os 47 surtos ativos representam um decréscimo de 40% face ao registado no dia 18 de janeiro – antes da interrupção das aulas presenciais –, altura em que havia 78 surtos ativos. No entanto, nestas duas semanas, apenas 45% da população escolar esteve em ensino presencial.

Esta terça-feira, recorde-se, o primeiro-ministro António Costa mostrou-se “preocupado” com a transmissão do vírus nas escolas e associou este fenómeno à prevalência da estirpe britânica. Contudo, nem a DGS nem o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa) dispõem de dados sobre o impacto de cada variante nos diferentes escalões etários.

Ainda assim, segundo o Público, os 47 surtos em ambiente escolar são um número relativamente baixo, atendendo a que há quase 5.800 estabelecimentos de educação pré-escolar e mais de 4.100 escolas do 1.º ciclo em funcionamento desde 15 de março.

Os 47 surtos correspondem a um total de 422 casos de covid-19 – uma média de nove pessoas associadas a cada surto.

Esta segunda-feira, retomaram as aulas os mais de 520 mil alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. A 19 de abril, regressam 320 mil estudantes do ensino secundário.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …