/

Com metade dos alunos, escolas registaram 47 surtos em duas semanas

1

Desde o início do desconfinamento, foram registados 47 surtos ativos de covid-19 em creches e estabelecimento de educação pré-escolar e do 1.º ciclo.

De acordo com os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgados pelo jornal Público, em duas semanas de retoma às aulas presenciais, foram registados 47 surtos nas escolas.

Este número representa mais de metade dos surtos contabilizados na semana anterior à suspensão das aulas em janeiro. No entanto, nestas duas semanas, apenas 45% da população escolar esteve em ensino presencial.

Segundo o infecciologista António Silva Graça, a situação “não é alarmante”. Os estabelecimentos de educação até ao 1.º ciclo foram “praticamente o único setor em que houve mudanças” nas medidas restritivas de controlo da pandemia durante a segunda quinzena de março, sendo “expectável” que houvesse um aumento de casos superior nestes grupos etários.

Além disso, foram feitos testes em massa nos estabelecimentos de ensino com uma taxa de positividade inferior a 0,1%

Já o matemático e investigador Carlos Antunes considera que estes dados “parecem corroborar que há uma proliferação significativa das infeções”.

Os 47 surtos ativos representam um decréscimo de 40% face ao registado no dia 18 de janeiro – antes da interrupção das aulas presenciais –, altura em que havia 78 surtos ativos. No entanto, nestas duas semanas, apenas 45% da população escolar esteve em ensino presencial.

Esta terça-feira, recorde-se, o primeiro-ministro António Costa mostrou-se “preocupado” com a transmissão do vírus nas escolas e associou este fenómeno à prevalência da estirpe britânica. Contudo, nem a DGS nem o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa) dispõem de dados sobre o impacto de cada variante nos diferentes escalões etários.

Ainda assim, segundo o Público, os 47 surtos em ambiente escolar são um número relativamente baixo, atendendo a que há quase 5.800 estabelecimentos de educação pré-escolar e mais de 4.100 escolas do 1.º ciclo em funcionamento desde 15 de março.

Os 47 surtos correspondem a um total de 422 casos de covid-19 – uma média de nove pessoas associadas a cada surto.

Esta segunda-feira, retomaram as aulas os mais de 520 mil alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. A 19 de abril, regressam 320 mil estudantes do ensino secundário.

Maria Campos, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.