Aparições divinas podem resultar de ataques de epilepsia

Art4TheGlryOfGod via Foter.com / CC BY-ND

Uma equipa de investigadores acredita ter encontrado provas de que as experiências religiosas de “ver Deus” são resultado de estados psicóticos relacionados com ataques epilépticos.

Esta conclusão foi alcançada depois de uma equipa de investigadores da Universidade Hadassah, em Israel, ter conseguido registar a actividade cerebral de um paciente com epilepsia, no exacto momento em que ele relata ter visto Deus.

Shahar Arzy e Roey Schurr, os dois cientistas envolvidos neste estudo sobre a associação entre a epilepsia e as experiências de “visões divinas”, estavam a tratar um paciente de 46 anos, que sofria de epilepsia, quando este teve essa “experiência religiosa” em que alega ter visto Deus e ter-se convertido.

Os investigadores estavam a sujeitar o paciente a vários testes, incluindo um electroencefalograma, e mesmo antes da “aparição divina” detectaram um pico de actividade cerebral no córtex pré-frontal esquerdo.

Esta região do cérebro é associada com funções como o planeamento e a percepção, estando relacionada com as experiências religiosas e místicas.

Antes deste exame, o homem terá deixado de tomar os seus medicamentos anti-convulsões para os ataques epilépticos.

No estudo, publicado no Epilepsy and Behaviour, os cientistas explicam que a “experiência de revelação messiânica ocorreu várias horas depois de um ataque parcial complexo de origem temporal, compatível com psicose postictal“.

É o mesmo que dizer que a visão de Deus pode ter sido resultado de um episódio psicótico provocado por um ataque epiléptico.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Parece-me uma conclusão abusiva apenas porque se detectou um pico de actividade, que seria de esperar se existir tal experiência mística. Tal como um ataque epiléptico pelos vistos poderá desencadear um surto semelhante. Também se pode dizer que o ataque epiléptico provocou uma predisposição para “limpar” o cérebro para este receber a tal experiência mística. Ou que o ataque epiléptico não teve nada a ver com isso. É apenas um caso, e qualquer conclusão me parece abusiva porque se trata apenas de uma correlação episódica.

  2. Fica por esclarecer:

    1 – O porquê de haver registos de várias pessoas em simultâneo terem esse tipo de visões;

    2 – O porquê dessas mesmas pessoas não serem epiléticas, portanto, na sua vida terem tido apenas um único episódio;

    3 – Visões messiânicas à partida só podem ocorrer de duas formas: ou manifestam-se no meio físico para que o visionário possa ter a percepção pelos seus sentidos em circunstâncias normais, ou então manifesta-se directamente no sensitivo (nos seus sentidos). Pelo que tenho visto, por exemplo na actividade mediúnica, o que normalmente ocorre é o segundo caso e não o primeiro. Este estudo sequer aborda essa questão.

    4 – Era bom saber quais as crenças/convições/formação dos estudiosos, pois quer queiramos quer não, o estado de cultura de um ser humano é factor condicionante em toda a obra que realiza.

RESPONDER

Inflação congela pensões superiores a 658 euros. Só pensões mais baixas vão receber aumento de 10 euros

No próximo ano, as pensões mais baixas deverão receber um aumento extraordinário de 10 euros. As demais pensões ficarão congeladas em 2021. De acordo com o ECO, quando a média do crescimento real do PIB, nos …

Espanha. Governo de Aznar suspeito de adjudicações irregulares de 600 milhões de euros

As autoridades espanholas estão a investigar alegadas irregularidades em 23 adjudicações de obras públicas de cinco ministérios do último mandato de José María Aznar, ex-primeiro-ministro de Espanha, de 600 milhões de euros. Segundo noticiou esta segunda-feira …

Anthony Fauci prevê "explosão" de casos nos EUA após Dia de Ação de Graças

O epidemiologista norte-americano Anthony Fauci alertou este domingo para um forte aumento do número de contaminações por covid-19, após o feriado de Ação de Graças, marcado pelo movimento de milhões de pessoas em todo o …

Irão diz que cientista nuclear foi assassinado remotamente por Israel

O Irão despediu-se hoje, com um funeral digno dos maiores "mártires" do país, do cientista Mohsen Fakhrizadeh, que segundo um responsável iraniano foi assassinado remotamente por Israel com recurso a "aparelhos eletrónicos". Mohsen Fakhrizadeh, que segundo …

Trump insiste em rejeitar vitória de Biden. Bolsonaro diz que tem "informações" sobre "fraude"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse este domingo que não desiste da rejeição da vitória do Presidente eleito Joe Biden, um democrata, insistindo nas acusações de suposta “fraude” eleitoral, apesar de os tribunais terem desvalorizado …

Lei da eutanásia pode ficar pronta em dezembro e seguir para Marcelo antes das presidenciais

A lei da eutanásia deverá estar concluída, na especialidade, em dezembro, podendo ser aprovada este ano e enviada para decisão do Presidente antes das eleições presidenciais de janeiro, disseram à Lusa fontes parlamentares. À Lusa, a …

90% dos docentes têm medo de serem infetados. Diretores das escolas ponderam abandonar o cargo

Nove em cada dez professores estão preocupados ou têm medo de estar nas escolas por considerarem que estão a ser ignoradas regras que garantem higienização e distanciamento correto em tempo de pandemia, revela um inquérito …

Rui Pinto fala em "tortura psicológica na prisão" (e critica António Costa)

O alegado pirata informático Rui Pinto criticou este domingo o primeiro-ministro António Costa no Twitter, acusando-o de desvalorizar “as questões de Estado de direito” . Numa mensagem publicada no Twitter, Rui Pinto acusou António Costa de …

Polónia avisa que mecanismo de condicionalidade pode ser usado contra Portugal

O Governo polaco avisou esta segunda-feira que o mecanismo de condicionalidade do pacote financeiro europeu, que vincula a distribuição de fundos ao Estado de Direito, poderia também ser usado no futuro contra Portugal, Espanha ou …

Apesar do apelo das autoridades, centenas de pessoas saíram à rua para fazer a festa em Guimarães

Foram muitos os nicolinos que se juntaram, na manhã deste domingo, no Centro Histórico de Guimarães. O típico cortejo do Pinheiro deveria ter-se realizado ontem à noite mas devido às restrições aplicadas no âmbito do …