Aparições divinas podem resultar de ataques de epilepsia

Art4TheGlryOfGod via Foter.com / CC BY-ND

Uma equipa de investigadores acredita ter encontrado provas de que as experiências religiosas de “ver Deus” são resultado de estados psicóticos relacionados com ataques epilépticos.

Esta conclusão foi alcançada depois de uma equipa de investigadores da Universidade Hadassah, em Israel, ter conseguido registar a actividade cerebral de um paciente com epilepsia, no exacto momento em que ele relata ter visto Deus.

Shahar Arzy e Roey Schurr, os dois cientistas envolvidos neste estudo sobre a associação entre a epilepsia e as experiências de “visões divinas”, estavam a tratar um paciente de 46 anos, que sofria de epilepsia, quando este teve essa “experiência religiosa” em que alega ter visto Deus e ter-se convertido.

Os investigadores estavam a sujeitar o paciente a vários testes, incluindo um electroencefalograma, e mesmo antes da “aparição divina” detectaram um pico de actividade cerebral no córtex pré-frontal esquerdo.

Esta região do cérebro é associada com funções como o planeamento e a percepção, estando relacionada com as experiências religiosas e místicas.

Antes deste exame, o homem terá deixado de tomar os seus medicamentos anti-convulsões para os ataques epilépticos.

No estudo, publicado no Epilepsy and Behaviour, os cientistas explicam que a “experiência de revelação messiânica ocorreu várias horas depois de um ataque parcial complexo de origem temporal, compatível com psicose postictal“.

É o mesmo que dizer que a visão de Deus pode ter sido resultado de um episódio psicótico provocado por um ataque epiléptico.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Parece-me uma conclusão abusiva apenas porque se detectou um pico de actividade, que seria de esperar se existir tal experiência mística. Tal como um ataque epiléptico pelos vistos poderá desencadear um surto semelhante. Também se pode dizer que o ataque epiléptico provocou uma predisposição para “limpar” o cérebro para este receber a tal experiência mística. Ou que o ataque epiléptico não teve nada a ver com isso. É apenas um caso, e qualquer conclusão me parece abusiva porque se trata apenas de uma correlação episódica.

  2. Fica por esclarecer:

    1 – O porquê de haver registos de várias pessoas em simultâneo terem esse tipo de visões;

    2 – O porquê dessas mesmas pessoas não serem epiléticas, portanto, na sua vida terem tido apenas um único episódio;

    3 – Visões messiânicas à partida só podem ocorrer de duas formas: ou manifestam-se no meio físico para que o visionário possa ter a percepção pelos seus sentidos em circunstâncias normais, ou então manifesta-se directamente no sensitivo (nos seus sentidos). Pelo que tenho visto, por exemplo na actividade mediúnica, o que normalmente ocorre é o segundo caso e não o primeiro. Este estudo sequer aborda essa questão.

    4 – Era bom saber quais as crenças/convições/formação dos estudiosos, pois quer queiramos quer não, o estado de cultura de um ser humano é factor condicionante em toda a obra que realiza.

RESPONDER

A física quântica pode causar mutações no nosso ADN

Simulações de computador e métodos de mecânica quântica têm sido usados ​​para determinar o papel que o tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, desempenha nas mutações espontâneas no ADN. A biologia quântica é um campo …

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …