Ao fim de 17 dias, trabalhadores presos em túnel vão ver a luz do sol

Trabalhos de perfuração foram concluídos e vão começar a ser retirados, um a um, os 41 trabalhadores soterrados há duas semanas e meia.

As equipas de resgate concluíram esta terça-feira os trabalhos de perfuração, prevendo-se para breve o início das manobras para retirar um a um os 41 trabalhadores que ficaram presos há 17 dias num túnel em construção no norte da Índia.

De acordo com as autoridades locais, foram instalados tubos de quase um metro de diâmetro que ligam a entrada do túnel na cidade de Silkyara, em Uttarakhand, à cavidade onde os trabalhadores se encontram.

Na segunda-feira, militares indianos prepararavam-se para escavar manualmente o túnel e tentar chegar aos 41 trabalhadores presos há 16 dias, depois de as operações de resgate terem sofrido vários contratempos.

Quando faltavam apenas nove metros de perfuração que iam permitir inserir as partes finais de um tubo de aço de 57 metros de comprimento, com largura suficiente para a passagem de um homem e permitir a retirada dos trabalhadores, barras de metal e veículos de construção que estavam o caminho danificaram a máquina.

Os trabalhadores estão presos no local desde 12 de novembro, quando um deslizamento de terras provocou a derrocada de uma parte do túnel de 4,5 quilómetros que estavam a construir, a cerca de 200 metros da entrada.

As autoridades começaram a fornecer aos trabalhadores refeições quentes através de um tubo de 15,24 centímetros de diâmetro, no início da semana passada, depois de terem passado dias a sobreviver com alimentos secos enviados através de um canal mais estreito.

Os trabalhadores sobreviveram mais de duas semanas graças ao fornecimento de ar, comida, água e eletricidade através de uma conduta na qual foi inserida uma câmara endoscópica.

Alguns dos 41 trabalhadores começaram a ficar doentes ao fim de quatro dias.

O magistrado Abhishek Ruhela disse que alguns trabalhadores enviaram mensagens em que disseram sofrer de febre, dores no corpo e nervosismo. Os medicamentos têm sido enviados através de tubos, instalados anteriormente para levar água e alimentos aos trabalhadores.

O local do desabamento fica em Uttarakhand, um estado montanhoso com vários templos hindus que atraem muitos peregrinos e turistas e a construção de autoestradas e edifícios tem sido constante para responder a um fluxo crescente de visitantes.

O túnel faz parte da movimentada estrada Chardham, um projeto federal emblemático que liga vários locais de peregrinação hindu.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.