/

ANYmal, o robô de quatro patas que é o melhor amigo do homem no trabalho

A ANYbotics criou um robô de quatro patas capaz de fazer inspeções a instalações industriais. O ANYmal C consegue ver, ouvir, cheirar e medir distâncias com as suas capacidades sobre-humanas.

Os robôs quadrúpedes estão a tornar-se cada vez mais uma tendência na indústria robótica, devido à sua superior capacidade de adaptabilidade e movimentação. Engenheiros da empresa suíça ANYbotics criaram agora o novo ANYmal C, com o objetivo de ser usado para inspeções em instalações industriais.

Com o tamanho de um cão, mas bem mais pesado (50 quilogramas), o robô consegue ver, ouvir, cheirar e medir graças à sua tecnologia de ponta. O ANYmal C pode ser fundamental em, por exemplo, plantas de processamento de gás natural, onde poderia verificar problemas como fugas de gás e hotspots.

De acordo com o New Atlas, o robô pode ser controlado manualmente ou pode agir autonomamente conforme o necessário. Está equipado com várias tecnologias como sensores térmicos e de profundidade; deteção de gás e luz; câmaras óticas; e uma lanterna LED.

Totalmente à prova de água e pó, o ANYmal C consegue também desviar-se de obstáculos em tempo real, criando um ambiente seguro de trabalho. Em poucos segundos, a tecnologia consegue detetar possíveis perigos e avisar um supervisor responsável da instalação industrial.

Seja em piso plano, escadas, ou rampas, o robô consegue movimentar-se em qualquer tipo de terreno, adaptando-se a qualquer ambiente de trabalho.

Depois de a autonomia de duas horas da bateria se esgotar, o ANYmal C consegue conectar-se automaticamente a um ponto de reabastecimento de energia, sem qualquer tipo de intervenção humana.

A tecnologia apresentou notáveis progressos comparativamente ao ANYmal B (a versão anterior do robô). Segundo a Spectrum, a revista editada pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrónicos, a versão C foi otimizada para robustez e fiabilidade em ambientes industriais, com um corpo aerodinâmico.

No seu site, a ANYbotics descreve o seu robô como sendo um “sistema pioneiro pronto para ser testado em locais industriais. Para explorar o potencial da inspeção robótica autónoma, a ANYbotics fornece instalações de teste e projetos pilotos em todo o mundo para preparar instalações completamente não supervisionadas no futuro“.

//

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.