ANYmal, o robô de quatro patas que é o melhor amigo do homem no trabalho

A ANYbotics criou um robô de quatro patas capaz de fazer inspeções a instalações industriais. O ANYmal C consegue ver, ouvir, cheirar e medir distâncias com as suas capacidades sobre-humanas.

Os robôs quadrúpedes estão a tornar-se cada vez mais uma tendência na indústria robótica, devido à sua superior capacidade de adaptabilidade e movimentação. Engenheiros da empresa suíça ANYbotics criaram agora o novo ANYmal C, com o objetivo de ser usado para inspeções em instalações industriais.

Com o tamanho de um cão, mas bem mais pesado (50 quilogramas), o robô consegue ver, ouvir, cheirar e medir graças à sua tecnologia de ponta. O ANYmal C pode ser fundamental em, por exemplo, plantas de processamento de gás natural, onde poderia verificar problemas como fugas de gás e hotspots.

De acordo com o New Atlas, o robô pode ser controlado manualmente ou pode agir autonomamente conforme o necessário. Está equipado com várias tecnologias como sensores térmicos e de profundidade; deteção de gás e luz; câmaras óticas; e uma lanterna LED.

Totalmente à prova de água e pó, o ANYmal C consegue também desviar-se de obstáculos em tempo real, criando um ambiente seguro de trabalho. Em poucos segundos, a tecnologia consegue detetar possíveis perigos e avisar um supervisor responsável da instalação industrial.

Seja em piso plano, escadas, ou rampas, o robô consegue movimentar-se em qualquer tipo de terreno, adaptando-se a qualquer ambiente de trabalho.

Depois de a autonomia de duas horas da bateria se esgotar, o ANYmal C consegue conectar-se automaticamente a um ponto de reabastecimento de energia, sem qualquer tipo de intervenção humana.

A tecnologia apresentou notáveis progressos comparativamente ao ANYmal B (a versão anterior do robô). Segundo a Spectrum, a revista editada pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrónicos, a versão C foi otimizada para robustez e fiabilidade em ambientes industriais, com um corpo aerodinâmico.

No seu site, a ANYbotics descreve o seu robô como sendo um “sistema pioneiro pronto para ser testado em locais industriais. Para explorar o potencial da inspeção robótica autónoma, a ANYbotics fornece instalações de teste e projetos pilotos em todo o mundo para preparar instalações completamente não supervisionadas no futuro“.

//

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …