Anúncios televisivos com o som mais alto vão acabar

SXC

O volume do som dos anúncios publicitários que passam na televisão vai passar a estar ao nível da restante programação. É o resultado de uma nova directiva da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Esta medida, aprovada a 23 de Fevereiro passado, “visa normalizar a intensidade sonora nas emissões televisivas de forma a assegurar que os níveis de sensação auditiva confortáveis ao telespectador são respeitados, quer durante os intervalos publicitários, quer durante a restante programação”, afiança a ERC em comunicado.

A directiva entrará em vigor a 1 de Junho deste ano.

A ERC frisa a sua preocupação com o “incómodo gerado pela inconsistência dos níveis sonoros junto dos espectadores” e decreta assim, que “o nível de sensação de intensidade auditiva dos intervalos publicitários e de cada uma das mensagens que os integram, bem como dos demais programas que compõem a restante emissão televisiva, deve ser fixado em –23 LUFS”.

LUFS é a sigla inglesa para Loudness Unit Full Scale, sendo que um LU equivale a um decibel.

A Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido, de 2011, já consagrava que “a inserção de publicidade televisiva ou televenda não pode implicar o aumento do nível de volume sonoro aplicado à restante programação”, tratando-se de uma contraordenação grave.

Contudo, de acordo com a nova diretiva, essa lei “não quantifica as diferenças tidas por aceitáveis para aplicação e fiscalização do previsto”, o que levou a ERC a solicitar à empresa AcustiControl a realização de um estudo sobre a situação de Portugal.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Agora toca a acabar com as tampas de saneamento no meio das estradas, rotundas e cruzamentos. Conheço um torço de estrada que tem mais de 30 tampas. Quando o ferro fica polido e chove, não a travões que segurem um carro. Claro que alguém vai comentar, “isto é um bom negocio para alguém” se é ou não o que interessa é a segurança e o conforto dos automobilistas. Há estradas que mais parecem campos lavrados.

  2. Só peca por tardio. Enfim, também se fazem algumas coisas sensatas neste país. Só me admirava como é que este “abuso” das televisões não era sancionado. Parabéns à ERC.

RESPONDER

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …

Ventura chega-se à "família Bolsonaro" e vai trabalhar com a extrema-direita europeia

O Chega de André Ventura tem mantido contactos internacionais, nomeadamente nos EUA e no Brasil, no sentido de estabelecer ligações que consolidem a sua força política. Terá mantido reuniões com elementos "próximos da família Bolsonaro" …

Surtos em Lisboa levam a que cirurgias e consultas não urgentes voltem a ser suspensas

O governo suspendeu novamente a atividade não urgente nos hospitais de Lisboa, Amadora, Sintra, Loures e Odivelas, devido à concentração de casos de covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Saúde. “As orientações …