O volume do som dos anúncios publicitários que passam na televisão vai passar a estar ao nível da restante programação. É o resultado de uma nova directiva da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.
Esta medida, aprovada a 23 de Fevereiro passado, “visa normalizar a intensidade sonora nas emissões televisivas de forma a assegurar que os níveis de sensação auditiva confortáveis ao telespectador são respeitados, quer durante os intervalos publicitários, quer durante a restante programação”, afiança a ERC em comunicado.
A directiva entrará em vigor a 1 de Junho deste ano.
A ERC frisa a sua preocupação com o “incómodo gerado pela inconsistência dos níveis sonoros junto dos espectadores” e decreta assim, que “o nível de sensação de intensidade auditiva dos intervalos publicitários e de cada uma das mensagens que os integram, bem como dos demais programas que compõem a restante emissão televisiva, deve ser fixado em –23 LUFS”.
LUFS é a sigla inglesa para Loudness Unit Full Scale, sendo que um LU equivale a um decibel.
A Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido, de 2011, já consagrava que “a inserção de publicidade televisiva ou televenda não pode implicar o aumento do nível de volume sonoro aplicado à restante programação”, tratando-se de uma contraordenação grave.
Contudo, de acordo com a nova diretiva, essa lei “não quantifica as diferenças tidas por aceitáveis para aplicação e fiscalização do previsto”, o que levou a ERC a solicitar à empresa AcustiControl a realização de um estudo sobre a situação de Portugal.
ZAP
Até que finalmente é tomada uma medida de gente civilizada.Parabéns pela decisão.
Muitos parabéns a ERC! Finalmente uma decisão acertada e um alívio!
ESPECTACULO!!!!FINALMENTE!!!
Agora toca a acabar com as tampas de saneamento no meio das estradas, rotundas e cruzamentos. Conheço um torço de estrada que tem mais de 30 tampas. Quando o ferro fica polido e chove, não a travões que segurem um carro. Claro que alguém vai comentar, “isto é um bom negocio para alguém” se é ou não o que interessa é a segurança e o conforto dos automobilistas. Há estradas que mais parecem campos lavrados.
Obrigado ERC. Finalmente que intervém nessa pouca vergonha que vem constituindo enorme desrespeito pelos espetadores.
Só peca por tardio. Enfim, também se fazem algumas coisas sensatas neste país. Só me admirava como é que este “abuso” das televisões não era sancionado. Parabéns à ERC.