Anúncio de Natal da Vodafone apela ao coração (mas nem todos se comovem)

3

Amor sem preconceitos. Este é o mote do anúncio de Natal da Vodafone para este ano. “Por mais que se façam ouvir outras vozes, nunca é tarde para ouvir o teu coração”, refere a publicidade que tem uma inspiração LGBTQI+ que não agrada a todos…

O anúncio foi concebido pela empresa Wunderman Thompson e realizado por Augusto Fraga, e começou a ser divulgado nesta sexta-feira, 1 de Dezembro.

A ideia é “relembrar que é sempre tempo de ter a coragem de ouvir o coração nas escolhas que fazemos”, explica ao Eco a directora de marca da Vodafone Portugal, Leonor Dias.

“As novas gerações ensinam a viver o ‘agora’ com autenticidade, respeito e aceitação da diferença, valores que são também os da marca Vodafone“, acrescenta esta responsável, notando que a empresa quis “essencialmente falar de amor” e desafiar cada um de nós “a revisitar a nossa atitude perante o outro”.

A Vodafone realça ainda que é “um apelo à reflexão sobre a importância da aceitação e do amor, nas suas diversas formas, para o bem-estar de cada um, das relações e da sociedade”.

“Lembra-nos que, mesmo que tardiamente por circunstâncias da vida, preconceitos, ou estigmas sociais, é sempre tempo de abrir o coração, reatar ligações e viver a vida com liberdade e verdade”, salienta a operadora.

Nas redes sociais, há muitas pessoas conquistadas com o anúncio, classificando-o como “fantástico” e “tão bonito”. E há quem admita que chorou “baba e ranho” a vê-lo.

Mas, por outro lado, um utilizador do X, o antigo Twitter, considera-o muito “forçado”. “Um verdadeiro pinkwashing publicitário”, diz.

E há quem seja mais veemente nas críticas, referindo que “cada ano que passa é um nível de degeneração diferente”, apontando o dedo ao tema LGBTQI+.

“Já cá faltava o Natal LGBTQI+”, critica outro utilizador do X, notando que o anúncio da Vodafone foi “feito para as muitas centenas de milhar de clientes” da empresa que são “esmagadoramente heterossexuais”.

“Já enjoa este abuso, esta invasão, esta campanha e lavagem cerebral LGBTQI+“, atira outro utilizador. “Querem ver que somos todos LGBTQI+ reprimidos?!”, pergunta ainda outro em modo crítico.

Em sentido contrário, há várias figuras públicas que estão a elogiar o anúncio e a partilhá-lo nas redes sociais.

De resto, a Vodafone está no topo dos temas mais falados do dia no X, em Portugal, neste sábado.

Finalmente, há quem repare que “poderia ser um anúncio igual, mas com heterossexuais, onde a mãe se lembrava de um amor de adolescência que teve com um amigo, e ninguém diria nada”. Portanto, é aquela lógica do “falem mal ou bem, o que importa é que falem“.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.