/

Sir António Horta Osório. Português foi condecorado pela Rainha Isabel II

O gestor português do setor da banca foi condecorado, este sábado, pela Rainha Isabel II com o grau de cavaleiro da Ordem do Império britânico, passando a ter direito ao título de “Sir” antes do nome.

António Horta Osório, antigo presidente-executivo do Lloyds Bank, foi reconhecido pela monarca pelo “serviço importante para os contribuintes do Reino Unido nos últimos 10 anos, liderando o Lloyds Banking Group da beira do colapso de volta à lucratividade”.

O esforço para colocar o cliente no centro das preocupações do banco, a criação de uma cultura de maior equidade e responsabilidade social também são referidos, nomeadamente na promoção de minorias e mulheres para cargos de administração.

O português liderou também o processo de reprivatização do banco, que era 43% detido pelo Estado quando entrou em funções, em 2011, na sequência do apoio dado durante a crise financeira de 2008.

“O progresso que ele impulsionou no banco permitiu ao Ministério das Finanças restituir o banco totalmente ao setor privado, devolvendo 21,2 mil milhões de libras (24,7 mil milhões de euros) ao contribuinte: 900 milhões de libras a mais do que o originalmente investido”, vinca a nota de reconhecimento.

Numa declaração emitida após a condecoração, António Horta Osório disse estar “profundamente honrado em receber uma distinção tão prestigiosa”.

“Passei mais da metade da minha vida profissional no Reino Unido e foi um grande privilégio ter liderado o Lloyds Banking Group por uma década. Embora seja um reconhecimento pessoal, gostaria de pensar que reflete os esforços de muitos milhares de colegas”, acrescentou.

A distinção foi anunciada na Lista de Condecorações anuais atribuídas por ocasião do aniversário oficial da monarca, celebrado este sábado (embora tenha completado 95 anos a 21 de abril), quando agracia dezenas de pessoas por recomendação do Governo.

Este ano, muitas são reconhecidas pelo trabalho durante a pandemia da covid-19, nomeadamente cientistas como Andrew Pollard, da Universidade de Oxford, e Sarah Gilbert, que estiveram envolvidos no desenvolvimento da vacina contra o coronavírus AstraZeneca.

A lista inclui vários tipos de profissionais, desde o setor da saúde a políticos, artistas, desportistas ou cidadãos comuns que prestaram serviço à comunidade.

O título de Cavaleiro é dos mais alto da Ordem do Império Britânico, tal como o de Dama, atribuído em 2010 à pintora Paula Rego. Tal como explica o semanário Expresso, no caso de ser atribuído a cidadãos não britânicos, não permite a utilização do título “Sir”, como acontece com o futebolista Pelé. Porém, António Horta Osório tem dupla nacionalidade.

Após cessar funções no Lloyds em abril, Horta Osório assumiu o cargo de presidente do conselho de administração do Credit Suisse, terminando 28 anos a desempenhar funções executivas na banca, como CEO (presidente da comissão executiva), primeiro no Santander e depois no Lloyds Bank.

A carreira começou na banca no Citibank, em 1987, a que se seguiu a Goldman Sachs, em Nova Iorque e Londres.

Em 1993, foi convidado por Emilio Botín para o Santander, tendo criado o Banco Santander de Negócios Portugal, tornando-se vice-presidente executivo do grupo Santander em 1999.

Horta Osório assumiu a liderança do Lloyds Bank em março de 2011, a convite do Governo inglês e do ministro das Finanças, George Osborne, para recuperar o banco na sequência da aquisição pelo Lloyds do HBOS (outro banco britânico), e que levou à entrada do Estado no capital, ficando com 39%.

Atualmente, o Lloyds já é o maior banco digital do Reino Unido, com mais de 16 milhões de clientes digitais, e o único com uma plataforma integrada de produtos financeiros, incluindo produtos bancários e de seguros, e tem a maior base acionista do país com mais de 2,4 milhões de acionistas.

O banco terminou o primeiro trimestre do ano com um lucro líquido de 1397 milhões de libras (1606 milhões de euros), mais 191% do que no mesmo período do ano passado.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.