“Incongruente” e “inadequada”. Antigos militares criticam reforma das Forças Armadas

Defesa Nacional / Facebook

Antigos militares consideram que o melhor seria suspender a proposta do Governo que admitem que “nem em tempo de guerra tem lugar”.

Um grupo de antigos militares GREI – Grupo de Reflexão Estratégica Independente – sugere a suspensão das propostas do Governo no âmbito da Reforma da Estrutura Superior das Forças Armadas.

No documento elaborado pelo GREI e entregue aos aos partidos políticos, ao qual a TSF teve acesso, a proposta do Governo para alterar a Lei Orgânica de Bases de Organização das Forças Armadas (LOBOFA) e a Lei de Defesa Nacional (LDN), é descrita como “incongruente”, “inadequada”, “apressada” e “nada usual”.

Desta forma, os antigos militares mostram-se apreensivos com um processo que, consideram, representa uma profunda rutura com o passado.

De acordo com o documento, as propostas do Governo são consideradas confusas, com “um pecado original proporcionado pela visão redutora: transferir poderes para o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas”.

Afirmam ainda que esta é uma reforma não compreendida, que “esvazia o poder” dos Chefes de Estado Maior e que foi “feita ao arrepio dos princípios e dos valores, da doutrina e dos conceitos e da cultura da Instituição Militar”, que, salientam, “nem em tempo de guerra tem lugar”.

O GREI sugere que o Parlamento assuma um estudo sobre a segurança e defesa que se pretende para o país, bem como o modelo das Forças Armadas.

Os antigos militares alertam que em vez de resolver, esta proposta vai criar problemas, por isso defendem que suspender o processo seria um passo da “maior sensatez“.

Tendo em conta o contexto pandémico que o país vive atualmente, “a última coisa que necessitaríamos seria o adicionar instabilidade às FFAA”, avisam os militares.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …

Associação quer que os testes em eventos culturais sejam gratuitos

A Associação Espetáculo - Agentes e Produtores Portugueses defendeu que os testes de diagnóstico à covid-19 devem ser gratuitos em eventos culturais. A Associação Espetáculo – Agentes e Produtores Portugueses defendeu, este domingo, que os testes …

Advogados repudiam declarações de Cabrita sobre agendamentos do SEF

Um grupo de advogados repudiou as declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que atribuem a um escritório de advogados a responsabilidade pelo mau funcionamento do sistema de agendamentos para atribuição de vistos de …