Dezenas de homicídios depois, o mais antigo site neonazi foi fechado sem aviso

O Stormfront, o mais antigo site supremacista da internet, foi fechado sem aviso. O fundador, Don Black, opera o domínio stormfront.org há 22 anos, desde 1995, tendo ficado por isso “muito surpreendido” que o site tenha sido retirado do ar.

Depois de o site neonazi mais antigo do mundo ter sido fechado, ao fim de 22 anos, surpreendendo o seu fundador, Don Black, os esforços estão a ser mobilizados, neste momento, para voltar a pôr o conteúdo online.

Uma empresa revogou o nome do domínio, depois de ter recebido queixas de que o site incitava ao ódio e estava vinculado a dezenas de homicídios. Don Black, um ex líder do Ku Klux Klan, disse não ter recebido nenhum aviso antes da Networks solutinons bloquear o uso do stormfront.org na passada sexta-feira.

O site tinha mais de 300 mil utilizadores registados, segundo Black, e os números dispararam depois dos violentos confrontos em Charlottesville.

Popular entre o Klu Klux Klan e grupos neo nazis, o site incluía fóruns onde os utilizadores podiam promover eventos de empoderamento branco. “Vou falar com os meus advogados. É tudo o que posso fazer neste momento”, defendeu-se Black ao The Telegraph. “Posso alterar o domínio mas o mais certo é acabar da mesma maneira”.

Este não é, no entanto, um caso isolado. O The Daily Stormer, outro site supremacista, foi também apagado aquando dos confrontos em Charlottesville.

O Comité de Advogados dos Direitos Civis disse que o site foi desligado devido a queixas arquivadas na Network Solutions alegando que o stormfront.org promove não apenas o discurso de ódio, como também a violência mortal.

Utilizadores do site de Black foram implicados em mais de 100 assassinatos, de acordo com a queixa, incluindo 77 pessoas mortas pelo neonazista Anders Breivik num acampamento na Noruega em 2011.

“Especialmente na sequência dos trágicos acontecimentos em Charlottesville e o pico nos crimes de ódio por todo o país, Stormfront cruzou a linha de discurso permitido e incitou à violência”, disse Kristen Clarke, diretora executiva do Comité de Advogados dos Direitos Civis sob o Direito.

Black, a falar sobre o encerramento do site num programa de rádio online na segunda-feira, disse que o stormfront.org tinha regras contra a promoção da violência ou qualquer outro crime.

O ex-mago do Klan Imperial, David Duke, que apareceu também no programa de rádio, expressou o seu “total apoio” para com Black e o site. “Foi o primeiro site importante a defender os direitos dos brancos”, disse Duke.

Black está envolvido no movimento da supremacia branca desde a década de 1970 e foi condenado em 1981 peor participar num plano de direita para derrubar o governo da nação da ilha caribenha da República Dominicana.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Como é que alguém que promove o assassínio, pode achar que tem alguma idoneidade moral para o que quer que seja… É algo que me ultrapassa. Quem mata pessoas tem de ser preso. Quem promove ou dá apoio ao assassínio tem de ser silenciado e punido de acordo com a lei prevista para tal.

  2. Aqui está o pais das liberdades no seu total esplendor.
    Aceitam sites e organizações racistas que incitam ao ódio, ao assassinato entre outras coisas e depois vêm-se apresentar ao mundo como os seus policias.
    Santa paciência.

RESPONDER

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …

Dinheiro do prémio "Nobel Alternativo" usado para criar fundação Greta Thunberg

A Fundação Right Livelihood, que atribui os prémios "Nobel Alternativo", anunciou esta quinta-feira que entregou o valor monetário do prémio atribuído, em setembro passado, a Greta Thunberg para estabelecer uma fundação. "Estamos felizes por o prémio …

Bruxelas quer um mercado único para os dados europeus

A União Europeia (UE) apresentou na quarta-feira planos para criar um mercado único para todos os dados europeus, de forma a ajudar a criar 'startups' que consigam competir com as grandes empresas de tecnologia. Segundo noticiou …

Misericórdias recusam eutanásia. Mas aceitam ajudar utentes que optem por colocar fim à vida

A União das Misericórdias decidiu na quarta-feira que as suas instituições não vão praticar atos de eutanásia, caso seja legalizada em Portugal, mas está disponível para intermediar o acesso dos seus utentes a instituições que …

Efacec demarca-se de Isabel dos Santos. Salários não estão em risco

O Conselho de Administração da Efacec Power Solutions garantiu, esta quinta-feira, que tem "uma gestão independente e reúne todas as condições para honrar os compromissos acordados" com todos os colaboradores e fornecedores. Esta posição surge na …

Morreu Pedro Baptista, comissário das comemorações da Revolução Liberal do Porto

O antifascista, escritor e ensaísta morreu, esta quinta-feira, aos 71 anos, informou fonte da Câmara Municipal do Porto, onde era deputado da Assembleia Municipal, eleito pelo movimento independente do presidente Rui Moreira. Pedro Rocha Baptista nasceu …

Fatura detalhada de combustível obrigatória a partir de agosto

As faturas dos postos de combustível vão detalhar, a partir de agosto, taxas e impostos cobrados, o sobrecusto da incorporação de biocombustíveis e descontos, nomeadamente. O regulamento da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) pretende melhorar …

Ventura pedirá "reunião de emergência" a Ferro se castração química não subir a plenário

O deputado único do Chega, André Ventura, afirmou hoje que irá pedir uma "reunião de emergência" ao presidente da Assembleia da República se o diploma que prevê a castração química para agressores sexuais de menores …