Dezenas de homicídios depois, o mais antigo site neonazi foi fechado sem aviso

O Stormfront, o mais antigo site supremacista da internet, foi fechado sem aviso. O fundador, Don Black, opera o domínio stormfront.org há 22 anos, desde 1995, tendo ficado por isso “muito surpreendido” que o site tenha sido retirado do ar.

Depois de o site neonazi mais antigo do mundo ter sido fechado, ao fim de 22 anos, surpreendendo o seu fundador, Don Black, os esforços estão a ser mobilizados, neste momento, para voltar a pôr o conteúdo online.

Uma empresa revogou o nome do domínio, depois de ter recebido queixas de que o site incitava ao ódio e estava vinculado a dezenas de homicídios. Don Black, um ex líder do Ku Klux Klan, disse não ter recebido nenhum aviso antes da Networks solutinons bloquear o uso do stormfront.org na passada sexta-feira.

O site tinha mais de 300 mil utilizadores registados, segundo Black, e os números dispararam depois dos violentos confrontos em Charlottesville.

Popular entre o Klu Klux Klan e grupos neo nazis, o site incluía fóruns onde os utilizadores podiam promover eventos de empoderamento branco. “Vou falar com os meus advogados. É tudo o que posso fazer neste momento”, defendeu-se Black ao The Telegraph. “Posso alterar o domínio mas o mais certo é acabar da mesma maneira”.

Este não é, no entanto, um caso isolado. O The Daily Stormer, outro site supremacista, foi também apagado aquando dos confrontos em Charlottesville.

O Comité de Advogados dos Direitos Civis disse que o site foi desligado devido a queixas arquivadas na Network Solutions alegando que o stormfront.org promove não apenas o discurso de ódio, como também a violência mortal.

Utilizadores do site de Black foram implicados em mais de 100 assassinatos, de acordo com a queixa, incluindo 77 pessoas mortas pelo neonazista Anders Breivik num acampamento na Noruega em 2011.

“Especialmente na sequência dos trágicos acontecimentos em Charlottesville e o pico nos crimes de ódio por todo o país, Stormfront cruzou a linha de discurso permitido e incitou à violência”, disse Kristen Clarke, diretora executiva do Comité de Advogados dos Direitos Civis sob o Direito.

Black, a falar sobre o encerramento do site num programa de rádio online na segunda-feira, disse que o stormfront.org tinha regras contra a promoção da violência ou qualquer outro crime.

O ex-mago do Klan Imperial, David Duke, que apareceu também no programa de rádio, expressou o seu “total apoio” para com Black e o site. “Foi o primeiro site importante a defender os direitos dos brancos”, disse Duke.

Black está envolvido no movimento da supremacia branca desde a década de 1970 e foi condenado em 1981 peor participar num plano de direita para derrubar o governo da nação da ilha caribenha da República Dominicana.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Como é que alguém que promove o assassínio, pode achar que tem alguma idoneidade moral para o que quer que seja… É algo que me ultrapassa. Quem mata pessoas tem de ser preso. Quem promove ou dá apoio ao assassínio tem de ser silenciado e punido de acordo com a lei prevista para tal.

  2. Aqui está o pais das liberdades no seu total esplendor.
    Aceitam sites e organizações racistas que incitam ao ódio, ao assassinato entre outras coisas e depois vêm-se apresentar ao mundo como os seus policias.
    Santa paciência.

RESPONDER

Cavalos, elefantes e peixes. Circo alemão substitui animais por hologramas gigantes

Após muitas críticas e polémicas à volta do uso de animais em circos, o Circo Roncalli decidiu substituí-los por hologramas, tornando-se o pioneiro nesta abordagem futurista. Os circos têm uma história polémica devido ao facto de …

FC Porto 2-3 SC Braga | Vitória no Dragão leva Braga à final da Taça

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 3-2, em jogo da segunda mão da meia-final da Taça da Portugal de futebol, e garantiu um lugar na final da competição. Depois do empate (1-1) …

Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra de Da Vinci

O quadro da autoria de Leonardo Da Vinci é a obra de arte mais famosa do mundo. Contudo, há um detalhe que tem passado despercebido: a cadeira onde a misteriosa mulher está sentada. Escondida, mas …

"Projeto Xueliang". O plano chinês para fiscalizar 100% do espaço público

O "Projeto Xueliang" da China tem como objetivo fiscalizar a totalidade do espaço público, transformando vizinhos em agentes de vigilância do Estado. Em 2016, o município de Pingyi, localizado sete horas a norte de Shangai, tinha …

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …