Antigo rito sagrado “entre irmãos” pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo – normalmente homens – num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão.

Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão fez os votos monásticos no mosteiro de Abba Gerasimus, na Síria, juntamente com o seu amigo e companheiro asceta João de Edessa. Depois disso, Simeão e João passaram cerca de 29 anos no deserto, perto do Mar Morto.

João tinha acabado de casar quando foi passar quase três décadas no deserto. Para a esposa, as circunstâncias não eram ideais, mas, para João e Simeão, era o início de uma bela amizade que os levaria a fazer votos de fraternidade.

O nome desse rito sagrado, a adelfopoiese – traduzido do grego como “criação de irmãos” -, não era incomum para os cristãos bizantinos. A cerimónia servia para dois propósitos: solidificar uma amizade íntima entre dois irmãos em Cristo e como uma forma agressiva de networking, segundo o OZY.

De acordo com Claudia Rapp, professora de estudos bizantinos na Universidade de Viena, aprimeira iteração do ritual era uma forma de dois monges “viverem como irmãos em pares” para avançar na sua jornada espiritual

No entanto, a partir do século VI, muitos leigos adotaram a prática como uma “estratégia para networking”, continuou a investigadora. Neste último casos, os laços nem sempre eram eternos e podiam ser feitos com vários parceiros – embora, geralmente, um de cada vez.

Essa foi a tática usada pelo imperador Basílio I, que começou como um plebeu e, através de alguns ritos estratégicos, acabou por fundar o Império da Macedónia.

Durante a era bizantina, a adelfopoiese trazia vantagens importantes. Um plebeu poderia ser convidado para a casa do seu irmão mais rico, comparecendo a batizados, casamentos e a festas. Esse acesso incluía apresentações às filhas aristocráticas de famílias que normalmente as manteriam escondidas.

Na última fase da adelfopoiese, os homens eram advertidos de que a sua irmandade exigia que protegessem as mulheres da sua nova família das más intenções.

Contudo, ao longo dos anos, alguns estudiosos interrogaram-se se a adelfopoiese era, na verdade, uma forma discretamente aceite de casamento entre o mesmo sexo.

Em 1994, John Boswell, um historiador da Universidade de Yale, argumentou que muitas descrições antigas de amizade “são, no entanto, nitidamente românticas”. Boswell teorizou que a adelfopoiese unia dois homens numa união semelhante ao casamento e aprovada pela igreja.

No entanto, os críticos afirmam que o contexto social era mais aberto a amizades masculinas que eram menos reprimidas do que agora, por isso podem parecer românticas para os padrões modernos.

Como tal, a maioria dos estudiosos acredita que o ritual era usado principalmente como uma forma de solidificar amizades e formar alianças estratégicas.

Ainda assim, alguns católicos homossexuais de hoje usam a estrutura da adelfopoiese para formar uniões do mesmo sexo que, desde que permaneçam celibatárias, não desafiem a doutrina da Igreja.

Românticos ou não, eram relacionamentos profundos. Segundo “Symeon the Holy Fool”, de Derek Krueger, quando Simeão decidiu regressar à sociedade e fazer trabalhos de caridade, o seu irmão João sentiu como se “uma faca o separasse do seu corpo”.

Enquanto João voltou ao seu isolamento no deserto, Simeão passou a servir aos pobres na cidade de Emesa, no Líbano moderno, tornando-se deliberadamente “um tolo por Cristo” ao agir como um louco para não receber elogios pelas suas boas obras.

Pouco antes da sua morte em 588, Simeão contou ter visto o seu amado João numa visão.

Ambos foram nomeados santos depois de morrerem, partilhando o mesmo dia sagrado durante muitos séculos.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Em primeiro lugar, seria bom completar a informação sobre o porquê Jesus reuniu esses doze Amigos, aos quais se juntaram, pelo menos, setenta e dois que foram enviados, dois a dois, para anunciarem a Sua Palavra. É que esses 12 Amigos não são apenas Amigos, são os Seus Apóstolos. Em segundo lugar, na minha opinião nunca é bom fazer comparações desse tipo…. sem haver um conhecimento profundo e completo da História, seja de Jesus Cristo como de outras pessoas e situações.

RESPONDER

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …