Antigo mosteiro liderado por freira budista encontrado na Índia

Uma equipa de arqueólogos descobriu um mosteiro no topo de uma colina no leste da Índia, datado do século XI ou XII. Para além da sua localização única, o mosteiro é especial pelo facto de ser liderado por uma freira budista.

“Mosteiros foram descobertos em muitos locais nesta área. Mas este é o primeiro localizado no topo de uma colina. Parece que os budistas maaiana estabeleceram o mosteiro longe da agitação da população humana para praticar os rituais isoladamente”, disse o líder da equipa de escavações, Anil Kumar, citado pelo Hindustan Times.

O jornal The Times of India esclarece ainda que o mosteiro terá sido governado por uma freira budista chamada Vijayashree Bhadra, que foi aparentemente favorecida por uma rainha do Império Pala chamada Mallika Devi, que fez doações para o mosteiro.

Os investigadores acreditam que este local religioso possa ter sido habitado por um grupo exclusivamente feminino ou misto de renunciantes, longe das áreas densamente povoadas. Isto porque os trabalhos arqueológicos permitiram encontrar várias pulseiras de metal. Além disso, ao contrário de outros mosteiros budistas, as celas tinham portas.

O budismo maaiana é um dos dois maiores ramos desta religião e é o único que conta com freiras budistas, apesar da crença de que o próprio Buda tivesse ordenado a sua existência.

“Esta área era conhecida como Krimila. Este nome também é mencionado na literatura budista”, disse o professor Kumar, e, “durante o período Pala, esta área tornou-se num grande ponto de comércio e era o centro administrativo dos governantes Pala”.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pronto ò metoos, continuem lá a tentar reescrever a história, que a malta diverte-se. Não chorem mais que borram a maquilhagem.

RESPONDER

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …