Antigo “monstro” marinho descoberto no barco afundado de um rei

Universidade de Lund

Restos mortais do esturjão-atlântico foram encontrados num barril enterrado em lodo no casco do naufrágio.

Restos mortais de um esturjão-atlântico foram encontrados no navio naufragado do rei João da Dinamarca. O monarca tencionava utilizá-lo como arma política.

O barco de João, rei da Dinamarca entre 1481 e 1513, afundou-se em 1495, numa viagem entre Copenhaga e Kalmar, na Suécia. A embarcação foi descoberta por mergulhadores na década de 1970, mas, inconscientes da sua importância, apenas alertaram os arqueólogos em 2000.

Entre o lodo do casco do antigo navio, uma equipa de arqueólogos encontrou agora um barril que continha o esqueleto de um antigo “monstro” marinho com dois metros de comprimento, escreve o portal Ancient-Origins. Investigadores da Universidade de Lund, na Suécia, fizeram testes de ADN e concluíram que os restos mortais pertencem a um esturjão-atlântico.

O rei João da Dinamarca dirigia-se para a Suécia para se encontrar com Sten Sture, o Velho, como parte da sua reivindicação ao trono sueco. O monarca levava consigo o “gigante” esturjão-atlântico para demonstrar o seu poder e grandeza. No entanto, o navio terá pegado fogo e afundou-se nas profundezas do Mar Báltico.

O esturjão-atlântico é um peixe pré-histórico que existe há mais de 120 milhões de anos. Famoso pelos seus ovos, que são usados para caviar, este “monstro” marinho pode pesar até 72,5 quilogramas. O maior espécime alguma vez encontrado tinha 4,2 metros de comprimento e pesava 370 kg. Hoje, é considerada uma espécie em vias de extinção.

Num comunicado de imprensa divulgado pelo ScienceDaily, a líder da investigação, Stella Macheridis, disse que esta “é uma descoberta realmente eletrizante” e que foi “muito emocionante” trabalhar com o antigo monstro marinho.

Maria C. Hansson, a bióloga molecular da Universidade de Lund que realizou a análise de ADN, disse que para ela a descoberta é “de grande importância” porque oferece um vislumbre de como era o Mar Báltico antes da interferência humana.

Brendan P. Foley, arqueólogo marinho da Universidade de Lund e coordenador do projeto para as escavações, explica que este esturjão era “uma ferramenta de propaganda” que teria uma função política.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rio Ave 0 - 2 Sporting | Leão invicto com uma garra no “caneco”

O Sporting registou o 31º jogo consecutivo sem perder na Liga NOS. Na visita ao Rio Ave, os “leões” venceram o Rio Ave por 2-0 e estão muito perto de conquistar o ceptro de campeões …

Taylor's lança vinho do Porto produzido na vindima de 1896 (e custa uma pequena fortuna)

A Taylor's vai lançar um "raro" vinho do Porto produzido na vindima de 1896, na Região Demarcada do Douro, e que tem uma edição limitada de 1.700 decantadores de cristal, embalados numa luxuosa caixa de …

"Este calendário pode ser muito mais perigoso do que finalizar o campeonato"

Dois treinadores de equipas femininas de andebol analisaram a sucessão de jornadas duplas em fins-de-semana consecutivos. Diogo Guerra avisa: "Este calendário é uma irresponsabilidade enorme. Só espero que ninguém se aleije". A primeira divisão nacional feminina …

Mulher dá à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as ecografias

Uma mulher de 25 anos deu à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as várias ecografias realizadas ao longo da gravidez. O caso aconteceu no Mali. Este está a ser considerado um recorde mundial …

Andrea Bocelli dá dois concertos em Coimbra em 25 e 26 de junho

O tenor italiano Andrea Bocelli vai atuar no Estádio Cidade de Coimbra em 25 e 26 de junho, em dois concertos que contam com a participação da fadista Mariza. "Em cumprimento das normas de segurança e …

Califórnia vai ter o maior sistema de armazenamento de energia não hidrelétrica do mundo

A empresa canadiana Hydrostor, que fornece soluções de armazenamento de energia de longa duração, revelou esta semana que irá desenvolver 1.000 MW de CAES na Califórnia, de acordo com um comunicado. O CAES é um tipo …

Seis anos e mil milhões de links depois, cientistas concluem que a Internet está a crescer (e a encolher)

Uma equipa de investigadores analisou mil milhões de links ao longo de seis anos e concluiu que a Internet está tanto a crescer como a encolher. O mundo online está em constante expansão — sempre agregando …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Dinheiro e refeições grátis. A Sérvia vai recompensar os cidadãos que forem vacinados

O Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciou esta quarta-feira que serão pagos 25 euros aos cidadãos já vacinados contra a covid-19 e aos que se vão vacinar até final de maio, uma iniciativa original no …

Ivã, o (não tão) Terrível. Aliado de Putin reescreve história para reabilitar reputação do primeiro czar da Rússia

Segundo um alto funcionário russo, Ivã, o Terrível, não era terrível e a sua reputação de tirano cruel é o resultado de uma campanha de difamação realizada pelo Ocidente no século XVI. Nikolai Patrushev, o poderoso …