Antigo gabinete de Física da U.Coimbra nomeado Sítio Histórico Europeu

David Abrantes / Flickr

Universidade de Coimbra

O antigo Gabinete de Física Experimental da Universidade de Coimbra (UC) foi nomeado Sítio Histórico Europeu, pela Sociedade Europeia de Física, sendo o primeiro local em Portugal e o segundo na Península Ibérica a receber esta distinção.

Em comunicado, a UC refere que a nomeação resulta de uma candidatura proposta pela Sociedade Portuguesa de Física (SPF), “em particular do seu grupo de História da Física, recentemente criado pela atual direção e preparada pelos físicos Carlos Fiolhais e Décio Martins”.

Integrado no Museu de Ciência, o Gabinete de Física Experimental foi criado pela Reforma Pombalina, com o objetivo de colocar a UC entre as melhores da Europa, e “afirma-se pela riqueza dos seus instrumentos e aparelhos utilizados para realizar experiências científicas – mais de meio milhar – que constituem uma coleção rara no mundo”.

“Temos razões para estar muito orgulhosos em Coimbra e em Portugal. De entre os sítios históricos da Física na Europa selecionados até à data, o Gabinete de Física Experimental da Universidade de Coimbra é um dos mais antigos”, sublinha Carlos Fiolhais, citado no comunicado.

d.r. Gilberto Pereira / UC.pt

Gabinete de Física Experimental da então Faculdade de Filosofia da Universidade de Coimbra

O físico e investigador salienta que, “hoje, os turistas podem ver e admirar essa impressionante herança”, fazendo votos de que “os responsáveis pela ciência portuguesa de hoje se inspirem nos exemplos antigos”.

A presidente da Sociedade Europeia de Física, também citada no comunicado, considera que a distinção vai permitir “refletir para o resto da Europa a riqueza do espírito científico das luzes do século XVIII em Portugal”.

“É bom para a imagem de Portugal no mundo. Os espaços de ciência desse século são espaços de imaginação e criatividade, muito úteis para a construção do futuro”, frisou Teresa Peña.

A Sociedade Europeia de Física, que reúne as sociedades de físicos de todos os países europeus, criou a distinção de Sítio Histórico Europeu para reconhecer e promover uma lista muito restrita de locais ligados a episódios fundamentais na história da ciência, como descobertas e criação e utilização de instrumentos.

A designação de Sítio Histórico Europeu é uma das mais importantes da sociedade e do setor.

Entre os locais distinguidos, “encontram-se o CERN, Centro Europeu para a Investigação Nuclear, na Suíça, onde têm sido feitas várias descobertas em física de partículas, incluindo a partícula de Higgs, o Instituto Niels Bohr, emCopenhaga, berço da moderna física atómica e nuclear, e o Blackett Laboratory do Imperial College, em Londres, palco de numerosos avanços em física fundamental”, refere a UC.

/Lusa