Encontrado o mais antigo excerto da “Odisseia” de Homero

Arqueólogos encontraram uma placa de argila que contem a transcrição de 13 versos da Odisseia de Homero durante escavações na antiga cidade de Olímpia, na Grécia.

Uma equipa de arqueólogos gregos e alemães encontrou uma placa de argila muito especial na antiga cidade de Olímpia, no sudoeste da Grécia. A placa contém aquele que os arqueólogos acreditam ser o mais antigo excerto da Odisseia, o poema épico de Homero.

A notícia, avançada pelo Ministério da Cultura grego, adianta ainda como datação provável desta peça o século III d.C., ou até mesmo antes. “Se esta datação for confirmada, a placa poderá ser o registo escrito mais antigo da obra de Homero jamais descoberto”, refere o comunicado, citado pelo jornal Público.

A placa tem gravados 13 versos do canto XIV da Odisseia, que descreve o regresso de Ulisses (ou Odisseu) à ilha de Ítaca e o seu reencontro com o seu velho criado Eumeu, muito anos depois do fim da Guerra de Tróia.

A descoberta foi feita há três anos por uma equipa dos serviços de arqueologia da Grécia, dirigida por Erophilis-Iris Koleda, que, com o apoio do Instituto Alemão de Arqueologia, tem trabalhado em volta dos vestígios de um templo de Zeus na antiga cidade de Olímpia, região do Peloponeso, o berço dos Jogos Olímpicos.

Apesar de ser necessário confirmar a datação da placa, o Ministério da Cultura grego destaca a “singularidade” deste achado, afirmando ser um “grande testemunho arqueológico, epigráfico, filológico e histórico”.

Homero, que viveu no século VIII a.C., escreveu a Odisseia, uma obra seminal no cânone da literatura ocidental. Inicialmente, a obra foi transmitida por via oral, tendo sido registada em rolos ainda antes da era cristã. Este é o segundo grande poema épico atribuído a Homero, depois de Ilíada.

Até hoje, foram apenas descobertos alguns fragmentos da obra no Egito.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …