Antiga “cidade de gigantes” descoberta na Etiópia

Um grupo de arqueólogos britânicos descobriu uma antiga “cidade de gigantes” construída no século X a. C. na região de Harlaa, no leste da Etiópia.

“A descoberta revoluciona o nosso conceito sobre o comércio na parte abandonada da Etiópia em termos arqueológicos. O que encontramos mostra que esta área era um centro de comércio da região”, diz o arqueólogo Timothy Insoll, professor da Universidade de Exeter, no Reino Unido, que liderou a expedição.

A equipa descobriu também uma mesquita do século XII, semelhante às encontradas na Tanzânia e na Somália – o que, segundo os arqueólogos, prova que há ligações históricas entre as diferentes comunidades islâmicas em África.

Foram ainda encontrados diversos objectos de joelharia, entre outros artefactos do Egipto, Madagáscar, Maldivas, Iémene e China. Segundo Insoll, no seu auge Harlaa foi o centro do comércio na região, “cosmopolita e rico, especialmente na arte da joalheria”.

“Os moradores de Harlaa formaram uma comunidade mista com os estrangeiros e a população local, que negociava com outros povos do mar Vermelho, do oceano Índico e, supostamente, do distante golfo Pérsico”, acrescentou o arqueólogo.

Segundo a BBC, há o mito de que na região habitavam gigantes. A versão deve-se a que as casas da cidade foram construídas com pedras demasiado grandes, que não poderiam ter sido levantados por pessoas comuns.

No entanto, os arqueólogos analisaram os restos de cerca de 300 pessoas achados no local, e não encontraram sinais de gigantes. “Nós já provámos que não havia gigantes em Harlaa, mas creio que as pessoas não acreditam nisso”, diz Insoll.

RESPONDER

Marcelo "está atento", pede consequências e usará todos os poderes contra fragilidade do Estado

O Presidente da República advertiu esta terça-feira que usará todos os seus poderes contra a fragilidade do Estado que considerou existir face aos incêndios que mataram mais de 100 pessoas, e defendeu que se justifica …

#MeToo: a hashtag que está a mostrar a magnitude do assédio sexual

Mais de 200 mil pessoas já partilharam a hashtag "Me too" ("eu também" em inglês) para mostrar a magnitude do assédio sexual, um problema que tem feito correr muita tinta nos últimos dias devido às …

Leipzig vs Porto | Dragões sem asas para os alemães

FC Porto somou a sua segunda derrota nesta edição da Liga dos Campeões, ao perder, por 3-2, na deslocação ao terreno do Leipzig, com todos os golos a serem apontados na primeira parte. A equipa …

Falha de segurança ameaça redes Wi-Fi de todo o mundo

Uma falha descoberta no protocolo WPA2 coloca as redes Wi-Fi em perigo. O "ataque KRACKS" pode roubar informação como palavras-chave e números de cartões de crédito.  A mais recente ameaça tecnológica dá pelo nome de "ataque …

CDS-PP avança com moção de censura ao Governo

A presidente do CDS-PP anunciou, esta terça-feira, que o partido vai apresentar uma moção de censura ao Governo em resultado dos incêndios e devido à falha em "cumprir a função mais básica do Estado: proteger …

Cristiano Ronaldo rejeita acordo com fisco espanhol e volta a defender Jorge Mendes

Os advogados de Cristiano Ronaldo defendem que a atribuição ao jogador de uma fraude fiscal no valor 14,7 milhões de euros é "inconsistente" e sem fundamento. O jornal espanhol El Mundo avança a notícia depois de …

Forças da Síria anunciam conquista de Raqa, antiga capital do Daesh

As Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada liderada por milícias curdas, anunciaram esta terça-feira que controlam totalmente a cidade de Al Raqa, mas sem confirmar o fim da presença do grupo extremista autodenominado …

Ministério da Saúde falseou tempos de espera nos hospitais

O Ministério da Saúde apagou pedidos antigos para falsear os tempos de espera no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A conclusão é de uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas. De acordo com esta análise, divulgada …

Linha da EDP causou incêndio de Pedrógão Grande (e um segundo fogo nunca foi registado)

Um novo relatório, encomendado pelo Governo, conclui que o grande incêndio de Pedrógão Grande começou por causa de uma linha de média tensão da EDP que terá entrado em contacto com a vegetação. Essa circunstância …

Governo e sindicatos dos enfermeiros chegam a acordo

O Ministério da Saúde chegou, esta segunda-feira, a acordo com as estruturas sindicais representantes dos enfermeiros, anunciou o Governo em comunicado. "Após um período longo de negociações árduas com as estruturas sindicais, o Governo está em …