Antiga “cidade de gigantes” descoberta na Etiópia

Um grupo de arqueólogos britânicos descobriu uma antiga “cidade de gigantes” construída no século X a. C. na região de Harlaa, no leste da Etiópia.

“A descoberta revoluciona o nosso conceito sobre o comércio na parte abandonada da Etiópia em termos arqueológicos. O que encontramos mostra que esta área era um centro de comércio da região”, diz o arqueólogo Timothy Insoll, professor da Universidade de Exeter, no Reino Unido, que liderou a expedição.

A equipa descobriu também uma mesquita do século XII, semelhante às encontradas na Tanzânia e na Somália – o que, segundo os arqueólogos, prova que há ligações históricas entre as diferentes comunidades islâmicas em África.

Foram ainda encontrados diversos objectos de joelharia, entre outros artefactos do Egipto, Madagáscar, Maldivas, Iémene e China. Segundo Insoll, no seu auge Harlaa foi o centro do comércio na região, “cosmopolita e rico, especialmente na arte da joalheria”.

“Os moradores de Harlaa formaram uma comunidade mista com os estrangeiros e a população local, que negociava com outros povos do mar Vermelho, do oceano Índico e, supostamente, do distante golfo Pérsico”, acrescentou o arqueólogo.

Segundo a BBC, há o mito de que na região habitavam gigantes. A versão deve-se a que as casas da cidade foram construídas com pedras demasiado grandes, que não poderiam ter sido levantados por pessoas comuns.

No entanto, os arqueólogos analisaram os restos de cerca de 300 pessoas achados no local, e não encontraram sinais de gigantes. “Nós já provámos que não havia gigantes em Harlaa, mas creio que as pessoas não acreditam nisso”, diz Insoll.

PARTILHAR

RESPONDER

Harry Potter ganha novo (e estranho) capítulo

Harry Potter e o retrato daquilo que parecia ser um grande monte de cinzas é o título do mais recente pedaço da história protagonizada pelo famoso feiticeiro. Mas não foi J.K. Rowling que o escreveu. Os autores …

Rússia pode cortar a Internet mundial, avisa General britânico

É uma nova ameaça à "nossa forma de vida" e à segurança e economia mundiais. O alerta é do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas do Reino Unido, Stuart Peach, que teme que a Rússia …

Tribunal mantém pena de 30 anos para mulher que alega ter sofrido aborto espontâneo

Um tribunal de El Salvador confirmou a sentença de 30 anos de prisão a uma mulher acusada de homicídio agravado devido à morte do seu recém-nascido. Teodora Vásquez garante que se tratou de um aborto …

WikiLeaks é agora um meio de comunicação social

Um tribunal britânico considerou, em sentença, que o portal de divulgação de informação WikiLeaks é, agora, uma "organização de meios de comunicação". Um tribunal britânico, que avalia casos sobre liberdade de informação, classificou o WikiLeaks como …

Arquiteto Manuel Aires Mateus vence Prémio Pessoa 2017

Esta sexta-feira, o arquiteto Manuel Aires Mateus foi distinguido com o Prémio Pessoa, uma das mais importantes distinções em Portugal. O arquiteto Manuel Aires Mateus é o vencedor do Prémio Pessoa, anunciado esta sexta-feira pelo presidente …

Investigação australiana recomenda fim do celibato na Igreja Católica

Esta sexta-feira, uma investigação australiana sobre abuso sexual de crianças recomendou à Igreja Católica que levante a exigência de celibato ao clero. A Comissão Real da Austrália, que corresponde à procuradoria-geral da república, divulgou esta sexta-feira …

Carrilho absolvido do crime de violência doméstica por falta de provas

O ex-ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho foi absolvido do crime de violência doméstica contra a ex-mulher Bárbara Guimarães. A juíza do processo considera que não há provas suficientes para uma condenação. Manuel Maria Carrilho era …

Ex-dirigente da Cerci da Guarda usa instituição para faturar

O ex-vice-presidente da Cercig, a cooperativa de solidariedade social da Guarda com estatuto de utilidade pública, foi acusado de crime de participação económica em negócio, punível com 5 anos de prisão. De acordo com o Ministério …

Pensões, subsídios e abono de família aumentam já em Janeiro

As prestações sociais pagas pela Segurança Social vão subir já a partir de Janeiro de 2018, fruto do aumento previsto de 1,8% para o chamado Indexante dos Apoios Sociais (IAS). O IAS é o referencial usado …

Lince-ibérico esteve à venda (com urgência) no OLX

Um anúncio no OLX vendia "urgentemente" um lince-ibérico pelo valor negociável de 1500 euros. O Ministério Público já está a investigar o caso. O Ministério Público está a investigar uma possível venda online de um lince-ibérico, …