Antiga “cidade de gigantes” descoberta na Etiópia

Um grupo de arqueólogos britânicos descobriu uma antiga “cidade de gigantes” construída no século X a. C. na região de Harlaa, no leste da Etiópia.

“A descoberta revoluciona o nosso conceito sobre o comércio na parte abandonada da Etiópia em termos arqueológicos. O que encontramos mostra que esta área era um centro de comércio da região”, diz o arqueólogo Timothy Insoll, professor da Universidade de Exeter, no Reino Unido, que liderou a expedição.

A equipa descobriu também uma mesquita do século XII, semelhante às encontradas na Tanzânia e na Somália – o que, segundo os arqueólogos, prova que há ligações históricas entre as diferentes comunidades islâmicas em África.

Foram ainda encontrados diversos objectos de joelharia, entre outros artefactos do Egipto, Madagáscar, Maldivas, Iémene e China. Segundo Insoll, no seu auge Harlaa foi o centro do comércio na região, “cosmopolita e rico, especialmente na arte da joalheria”.

“Os moradores de Harlaa formaram uma comunidade mista com os estrangeiros e a população local, que negociava com outros povos do mar Vermelho, do oceano Índico e, supostamente, do distante golfo Pérsico”, acrescentou o arqueólogo.

Segundo a BBC, há o mito de que na região habitavam gigantes. A versão deve-se a que as casas da cidade foram construídas com pedras demasiado grandes, que não poderiam ter sido levantados por pessoas comuns.

No entanto, os arqueólogos analisaram os restos de cerca de 300 pessoas achados no local, e não encontraram sinais de gigantes. “Nós já provámos que não havia gigantes em Harlaa, mas creio que as pessoas não acreditam nisso”, diz Insoll.

RESPONDER

-

Atirador canadiano abateu militante do Estado Islâmico à maior distância de sempre

Um sniper das forças especiais canadianas no Iraque bateu o recorde de distância ao eliminar um militante do Estado Islâmico a 3 540 metros de distância. O sniper canadiano eliminou o militante do grupo terrorista a …

Impressão de artista que mostra o possível aspeto da jovem e morta galáxia de disco MACS2129-1

Hubble capta disco galáctico "morto" que desafia as teorias da evolução das galáxias

Ao combinar o poder de uma "lente natural" no espaço com a capacidade do Telescópio Espacial Hubble da NASA, um grupo de astrónomos descobriu o primeiro exemplo de uma galáxia em forma de disco, compacta ainda …

-

200 crimes deram 5 penas de prisão perpétua para antigo paramilitar do Ulster

Gary Haggarty, antigo comandante da Força Voluntária do Ulster, admitiu culpa em 200 crimes - incluindo cinco homicídios - e vai cumprir cinco penas de prisão perpétua por isso. Na Irlanda do Norte, um antigo líder …

O estudante norte-americano Otto Warmbier, de 22 anos, detido em 2016 pela Coreia do Norte

Pyongyang nega ter torturado norte-americano que morreu depois de libertado

Pyongyang negou, esta sexta-feira, ter torturado o estudante norte-americano que esteve preso durante mais de um ano na Coreia do Norte e que acabou por morrer depois de ter sido libertado em estado de coma. O …

-

Este ano ardeu 12 vezes mais floresta do que em 2016 (sem contar com Pedrógão Grande)

Os incêndios florestais consumiram até 15 de junho 15.184 hectares, uma área ardida quase 12 vezes superior ao mesmo período de 2016, revelou o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório …

-

"Quando foi a última vez que um actor matou o presidente?", perguntou Johnny Depp

O actor Johnny Depp está envolvido numa nova polémica, depois de uma declaração que fez no Festival de Glastonbury, no Reino Unido, na quinta-feira à noite. "Quando foi a última vez que um actor matou …

-

Em 2018, empresas públicas têm de ter um terço de mulheres nos cargos de topo

Seis deputados do CDS, entre os quais a líder Assunção Cristas, e os votos do PS e do BE aprovaram, esta sexta-feira, uma lei para tornar mais paritárias a administração pública e empresas públicas e …

-

Comerciantes com prejuízos de 240 mil euros em balões de S. João querem apoios

A Associação de Comerciantes do Porto anunciou que vai pedir à Secretaria de Estado do Comércio uma "compensação" para os comerciantes que comprovem que compraram este ano balões de São João e cujo prejuízo ronda …

Dijsselbloem Nights

Eurodeputados do Sul da Europa organizam as "Dijsselbloem Nights"

Eurodeputados de Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia estão a organizar as "Dijsselbloem Nights", uma espécie de festival cultural de reacção aos comentários do político holandês que preside ao Eurogrupo e que acusou os países …

Um grupo de rapazes usou saia porque os calções eram proibidos

Eles vestiram saias porque não podiam usar calções

Em Inglaterra, um grupo de 30 estudantes vestiu saias para protestar contra as regras de uniforme da escola, que não permitem o uso de calções. Na ISCA Academy, em Exeter, Inglaterra, um grupo de estudantes pediu …