Antibiótico para a artrite manchou os olhos de um norte-americano de azul

(dr) The New England Journal of Medicine

Um norte-americanos, de 70 anos, viu os seus olhos ficarem completamente manchados de azul, graças a um antibiótico para a artrite inflamatória.

Olhos azuis são muito comuns, mas a parte branca dos nossos olhos – a esclera – nunca muda de cor, quer tenhamos olhos azuis, castanhos ou verdes. Foi este o motivo que levou um indivíduo de 70 anos a ir ao médico: a sua esclera ficou totalmente manchada azul.

De acordo com o seu relatório médico, embora não apresentasse dor nem visão embaciada, no ano passado, o branco dos olhos foi ficando gradualmente azulado.

Os médicos testaram a sua visão, juntamente com outros indicadores de saúde ocular, e os resultados foram todos normais. Mas o branco dos seus olhos era, de facto, uma cor azulada, assim como partes de suas orelhas, assinala o relatório, publicado recentemente no New England Journal of Medicine.

O motivo para os seus olhos (inteiramente) azuis estava, por incrível que pareça, dentro do armário onde o homem guardava os seus medicamentos.

Aos médicos, o indivíduo disse que estava a tomar um medicamento chamado Minociclina para o tratamento da artrite inflamatória já há 15 anos. A Minociclina é um antibiótico normalmente usado para tratar infeções bacterianas, mas como tem efeitos antinflamatórios, é também usada no tratamento da artrite reumatóide (um tipo de artrite inflamatória), segundo o American College of Rheumatology.

Um efeito colateral da Minociclina é que, se usado por muito tempo, pode causar descoloração da pele, orelhas, unhas, dentes, gengivas, cicatrizes e, sim – da parte branca dos olhos ou esclera.

O co-autor do relatório, Rony Sayegh, professor assistente de oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade Case Western Reserve, em Cleveland, disse que nunca viu um caso de descoloração da esclera devido à Minociclina.

Não está claro o quão comum é este efeito colateral. Um estudo de 2016, com cerca de 300 pacientes, constatou que cerca da metade dos participantes apresentava alguma descoloração da pele (hiperpigmentação) após cinco anos de utilização de Minociclina. Mas apenas 3% dos participantes tinham descoloração do branco dos olhos.

No entanto, é desconhecida a forma exata de como a Minociclina leva à descoloração dos tecidos. Ainda assim, acredita-se que um metabólito, ou subproduto, do medicamento pode formar “complexos insolúveis” com melanina que se depositam nos tecidos do corpo. A descoloração pode ser permanente ou desaparecer com o tempo.

Os médicos aconselharam o homem a parar de tomar Minociclina para ver se a descoloração dos olhos melhorava. Mas, um ano depois de interromper a medicação, os médicos não viram melhoras na descoloração da esclera.

PARTILHAR

RESPONDER

Prémio Tyler 2020: Defensores de políticas verdes ganham "Nobel do Meio Ambiente"

O Prémio Tyler 2020, também conhecido como o "Nobel do Meio Ambiente", foi atribuído à bióloga Gretchen Daily e ao economista ambiental Pavan Sukhdev, foi hoje anunciado. A bióloga especialista em conservação e o economista são …

Subsídios estão a ser pagos e aumento de 15% no ordenado "não é realista", diz a Ryanair

A Ryanair está a pagar os subsídios de férias e Natal, afirmou hoje um responsável da companhia, salientando que o sindicato dos tripulantes de cabine tenta “forçar” aumentos salariais de 15%, o que “não é …

Tia de Kim Jong-un faz a primeira aparição pública em mais de seis anos

Kim Kyong-hui, tia paterna do líder norte-coreano Kim Jong-un, reapareceu em público este sábado pela primeira vez em mais de seis anos, escreve a BBC. A emissora britânica, que avança a notícia citando a Agência Central …

Coronavírus. Madeira está a preparar-se para eventual surto

Região da Madeira “já está a delinear” quartos com pressão negativa e áreas isoladas, além de “fármacos, oxigénio, fatos protetores, máscaras e capacidade laboratorial”. O presidente do Instituto de Saúde (Iasaúde) da Madeira anunciou esta segunda-feira …

Luanda Leaks. Isabel dos Santos vai processar o consórcio de jornalistas

Depois de Rui Pinto ter assumido a autoria da divulgação dos documentos do caso Luanda Leaks, Isabel dos Santos avança que vai processar o consórcio de jornalistas. A empresária angolana Isabel dos Santos vai processar o …

Portugal vende cinco F-16 à Roménia por 130 milhões de euros

O ministério da Defesa Nacional oficializou hoje, na Base Aérea de Monte Real, no distrito de Leiria, a venda de cinco aviões militares F-16 à Roménia, num negócio de 130 milhões de euros. "Com este processo …

Pedro Proença e a violência no futebol: "É chegada a altura de o Governo assumir responsabilidades"

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol (LPFP), Pedro Proença, disse esta segunda-feira, depois de uma reunião no Ministério da Administração Interna (MAI), que o governo deve assumir responsabilidades sobre os recentes casos de violência …

Reconhecimento facial vai ser testado no acesso a serviços públicos online

O Governo quer criar um sistema de reconhecimento facial para usar a chave móvel digital, ferramenta que já permite aceder a vários serviços online do Estado. O Governo está a planear criar um sistema de reconhecimento …

Sem voz no clube, Raul José pondera abandonar o Sporting

Sem voz na pasta das contratações e construção do plantel, Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting, pode estar de saída do clube. Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting CP, estará …

António Costa vai responder por escrito a 100 perguntas sobre Tancos

Apesar de sempre ter defendido que o testemunho devia ser presencial, o Juiz Carlos Alexandre aceitou que António Costa possa depor por escrito sobre o caso do furto e recuperação das armas de tantos. O …