Antibiótico para a artrite manchou os olhos de um norte-americano de azul

(dr) The New England Journal of Medicine

Um norte-americanos, de 70 anos, viu os seus olhos ficarem completamente manchados de azul, graças a um antibiótico para a artrite inflamatória.

Olhos azuis são muito comuns, mas a parte branca dos nossos olhos – a esclera – nunca muda de cor, quer tenhamos olhos azuis, castanhos ou verdes. Foi este o motivo que levou um indivíduo de 70 anos a ir ao médico: a sua esclera ficou totalmente manchada azul.

De acordo com o seu relatório médico, embora não apresentasse dor nem visão embaciada, no ano passado, o branco dos olhos foi ficando gradualmente azulado.

Os médicos testaram a sua visão, juntamente com outros indicadores de saúde ocular, e os resultados foram todos normais. Mas o branco dos seus olhos era, de facto, uma cor azulada, assim como partes de suas orelhas, assinala o relatório, publicado recentemente no New England Journal of Medicine.

O motivo para os seus olhos (inteiramente) azuis estava, por incrível que pareça, dentro do armário onde o homem guardava os seus medicamentos.

Aos médicos, o indivíduo disse que estava a tomar um medicamento chamado Minociclina para o tratamento da artrite inflamatória já há 15 anos. A Minociclina é um antibiótico normalmente usado para tratar infeções bacterianas, mas como tem efeitos antinflamatórios, é também usada no tratamento da artrite reumatóide (um tipo de artrite inflamatória), segundo o American College of Rheumatology.

Um efeito colateral da Minociclina é que, se usado por muito tempo, pode causar descoloração da pele, orelhas, unhas, dentes, gengivas, cicatrizes e, sim – da parte branca dos olhos ou esclera.

O co-autor do relatório, Rony Sayegh, professor assistente de oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade Case Western Reserve, em Cleveland, disse que nunca viu um caso de descoloração da esclera devido à Minociclina.

Não está claro o quão comum é este efeito colateral. Um estudo de 2016, com cerca de 300 pacientes, constatou que cerca da metade dos participantes apresentava alguma descoloração da pele (hiperpigmentação) após cinco anos de utilização de Minociclina. Mas apenas 3% dos participantes tinham descoloração do branco dos olhos.

No entanto, é desconhecida a forma exata de como a Minociclina leva à descoloração dos tecidos. Ainda assim, acredita-se que um metabólito, ou subproduto, do medicamento pode formar “complexos insolúveis” com melanina que se depositam nos tecidos do corpo. A descoloração pode ser permanente ou desaparecer com o tempo.

Os médicos aconselharam o homem a parar de tomar Minociclina para ver se a descoloração dos olhos melhorava. Mas, um ano depois de interromper a medicação, os médicos não viram melhoras na descoloração da esclera.

PARTILHAR

RESPONDER

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …