Anti-laser: o novo dispositivo sem fios que pode vir a carregar o telemóvel

Já existem dispositivos que permitem carregar o telemóvel (e outros aparelhos) sem fios, mas que precisam de estar em contacto para funcionar. Agora, cientistas criaram um novo aparelho que irradia energia diretamente para os smartphones, sem necessitar de fios.

A mais recente invenção tecnológica chama-se “anti-laser” e é um dispositivo capaz de irradiar energia com 99,996% de eficiência para carregar aparelhos eletrónicos que se encontrem na mesma divisão, revela o estudo publicado na Nature Communications.

Os lasers emitem pequenas partículas (fotões) umas atrás das outras numa linha organizada e o anti-laser suga esses fotões no sentido contrário, diz o artigo.

Um dispositivo como este pode ser capaz de tornar os fios e cabos uma coisa do passado, permitindo que a energia seja enviada de forma invisível para um computador ou telemóvel que se encontrem na mesma divisão, sem ser necessário conectá-los.

De acordo com a Live Science, esta é uma descoberta importante, tendo em conta as dificuldades encontradas no passado, relacionadas com o facto de as paredes refletirem a  energia de forma inesperada, de os objetos interferirem ou mesmo de outros eletrónicos impedirem a propagação da energia.

O método usado pelos cientistas é chamado de “absorção perfeita coerente” (CPA) e utiliza dois dispositivos diferentes – um envia energia através da divisão e o outro, o anti-laser, suga essa energia de volta.

Outras investigações sobre CPA tiveram resultados emocionantes, mas uma limitação fundamental: apenas funcionava em situações onde o tempo fluía tão facilmente para trás quanto para a frente, o que raramente acontece em nosso dia-a-dia.

Steven M. Anlage et al

Uma placa de duas dimensões a ser usada para testar os protocolos de CPA

“A CPA tem atraído físicos e engenheiros tanto pela sua relevância fundamental, como tecnológica. A nível tecnológico, a sua implementação promete a execução de uma família de dispositivos baseados em ondas com uma absorção altamente seletiva e sintonizável, de uma forma que vai além do conceito tradicional de correspondência de impedância”, escreveram os autores no seu estudo.

“No nível fundamental, o CPA foi inicialmente associado ao conceito de simetria de reversão de tempo, uma das simetrias mais fundamentais da natureza”, acrescentaram.

A simetria de reversão de tempo refere-se, exatamente, a situações em que o tempo flui tão facilmente para trás quanto para a frente, o que é difícil de recriar.

No entanto, neste estudo, os cientistas empurraram os fotões de forma tão agressiva que a simetria de reversão do tempo foi perdida e o anti-laser funcionou.

Isto “prova que o conceito de CPA vai muito além da sua conceção inicial”, escreveram os investigadores, sugerindo que o anti-laser pode funcionar na vida real.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Perdi-me completamente no fluxo do tempo para trás. Sem a explicação deste conceito neste contexto, isto é “bajuras”…

RESPONDER

Ninguém sabe do paradeiro dos Evangelhos Garima, um dos maiores tesouros do mundo cristão

Depois de terem sobrevivido a 1.500 anos de história num mosteiro remoto, os Evangelhos Garima enfrentam agora a sua ameaça mais grave. Um dos maiores tesouros do mundo cristão, guardado durante mais de 1.500 anos no …

"Estou preocupado". Ex-piloto da Marinha dos EUA diz que via OVNIs "todos os dias"

Um antigo piloto da Marinha dos Estados Unidos diz que, durante anos, viu Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) "todos os dias". Depois de anos a ignorar a questão, uma task force do Pentágono prepara-se para revelar …

Peru está a investigar se a lixívia pode curar a covid-19

O congresso do Peru votou para investigar se beber ou injetar uma lixívia industrial poderia curar a covid-19. A moção foi aprovada com 49 votos a favor e 39 votos contra. Está a ser criado um …

Há vestígios de ouro nesta imagem de satélite

As operações de mineração num dos maiores depósitos de ouro da Rússia, em Aldan, incluem um método que deixa rastos na paisagem. E são visíveis do Espaço. A imagem de satélite, tirada em setembro de 2019, …

Dezenas de corpos de vítimas de covid-19 encontrados nas margens do rio Ganges

Ciclone Tauktae faz pelo menos 33 mortos na Índia (e paralisa vacinação contra covid-19)

Pelo menos 33 pessoas morreram e quase cem estão desaparecidas na Índia, devido ao impacto do ciclone Tauktae, esta terça-feira. O país também registou o maior número de mortes diárias provocadas pela covid-19. Centenas de milhares …

Cientistas criam dispositivos de testagem que produzem resultados em tempo recorde

Cientistas criaram dispositivos que permitem detetar infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 num segundo ou em menos de 30 minutos, conforme a técnica usada, revelam dois estudos distintos divulgados esta terça-feira na imprensa da especialidade. Investigadores das …

CP está a vender bilhetes com 80% de desconto

A CP tem uma nova campanha, que entra em vigor esta terça-feira, através da qual disponibiliza cerca de 17.920 viagens com descontos até 80% nos comboios intercidades. De acordo com o jornal Público, os bilhetes abrangidos …

Mais de 40 pessoas, quase todas crianças, no hospital de Beja com vómitos

Um total de 35 crianças e seis adultos oriundos de diversas escolas do concelho de Beja deram esta terça-feira entrada no Hospital José Joaquim Fernandes, naquela cidade alentejana. A notícia foi avançada por fonte hospitalar, que …

Novo Banco. "Não era um banco bom, foi preciso fazer dele um bom banco", diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, afirmou esta terça-feira que o Novo Banco “não era um banco bom” e “foi preciso fazer dele um bom banco”, recordando o “legado do BES” que marca …

Ensino superior com vagas especiais para lusodescendentes

O Governo alargou o contingente especial de acesso ao ensino superior dirigido a emigrantes e seus familiares permitindo que, no próximo ano letivo, se possam candidatar todos os lusodescendentes, de nacionalidade portuguesa e residentes no …