Anti-laser: o novo dispositivo sem fios que pode vir a carregar o telemóvel

Já existem dispositivos que permitem carregar o telemóvel (e outros aparelhos) sem fios, mas que precisam de estar em contacto para funcionar. Agora, cientistas criaram um novo aparelho que irradia energia diretamente para os smartphones, sem necessitar de fios.

A mais recente invenção tecnológica chama-se “anti-laser” e é um dispositivo capaz de irradiar energia com 99,996% de eficiência para carregar aparelhos eletrónicos que se encontrem na mesma divisão, revela o estudo publicado na Nature Communications.

Os lasers emitem pequenas partículas (fotões) umas atrás das outras numa linha organizada e o anti-laser suga esses fotões no sentido contrário, diz o artigo.

Um dispositivo como este pode ser capaz de tornar os fios e cabos uma coisa do passado, permitindo que a energia seja enviada de forma invisível para um computador ou telemóvel que se encontrem na mesma divisão, sem ser necessário conectá-los.

De acordo com a Live Science, esta é uma descoberta importante, tendo em conta as dificuldades encontradas no passado, relacionadas com o facto de as paredes refletirem a  energia de forma inesperada, de os objetos interferirem ou mesmo de outros eletrónicos impedirem a propagação da energia.

O método usado pelos cientistas é chamado de “absorção perfeita coerente” (CPA) e utiliza dois dispositivos diferentes – um envia energia através da divisão e o outro, o anti-laser, suga essa energia de volta.

Outras investigações sobre CPA tiveram resultados emocionantes, mas uma limitação fundamental: apenas funcionava em situações onde o tempo fluía tão facilmente para trás quanto para a frente, o que raramente acontece em nosso dia-a-dia.

Steven M. Anlage et al

Uma placa de duas dimensões a ser usada para testar os protocolos de CPA

“A CPA tem atraído físicos e engenheiros tanto pela sua relevância fundamental, como tecnológica. A nível tecnológico, a sua implementação promete a execução de uma família de dispositivos baseados em ondas com uma absorção altamente seletiva e sintonizável, de uma forma que vai além do conceito tradicional de correspondência de impedância”, escreveram os autores no seu estudo.

“No nível fundamental, o CPA foi inicialmente associado ao conceito de simetria de reversão de tempo, uma das simetrias mais fundamentais da natureza”, acrescentaram.

A simetria de reversão de tempo refere-se, exatamente, a situações em que o tempo flui tão facilmente para trás quanto para a frente, o que é difícil de recriar.

No entanto, neste estudo, os cientistas empurraram os fotões de forma tão agressiva que a simetria de reversão do tempo foi perdida e o anti-laser funcionou.

Isto “prova que o conceito de CPA vai muito além da sua conceção inicial”, escreveram os investigadores, sugerindo que o anti-laser pode funcionar na vida real.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Recorde: Palmeiras de Abel rematou... 36 vezes num jogo

Um "massacre" da equipa de Abel Ferreira, que conseguiu uma vitória difícil contra o Sport. O Palmeiras prolongou a série positiva no Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira chegou à terceira vitória consecutiva no campeonato, levando …

A vitória em Barcelona deve ajudar...a bilheteira do Real Madrid

O máximo que o Santiago Bernabéu registou nesta época foi 24 mil espectadores. Com condicionantes. O renovado Estádio Santiago Bernabéu já acolheu três jogos do Real Madrid nesta temporada mas muitas cadeiras ficaram vazias. O mítico palco …

Mais três mortes e 829 novos casos por covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal conta mais mais 1284 recuperados. A maioria dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo e no Centro. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais três mortes e 829 casos de infecção pelo …

Operação Marquês. Relação de Lisboa obriga Ivo Rosa a admitir o recurso do MP e a ficar com os autos da não pronúncia

O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu que o juiz de instrução criminal tem de continuar a ser responsável por parte do megaprocesso da Operação Marquês, contra a vontade do magistrado. O Tribunal da Relação de …

OE2022: Catarina Martins diz que Governo “talvez queira” uma crise política

A coordenadora do BE, Catarina Martins, acusou hoje o PS de não querer uma solução para o Orçamento do Estado, considerando que o Governo “talvez queira” uma crise política e eleições antecipadas, o que será …

Nova maternidade de Gaia entra em funcionamento em janeiro de 2022

Vila Mova de Gaia está prestes a ter uma nova maternidade. Espera-se que as obras fiquem concluídas em dezembro deste ano. O funcionamento deverá ter início em janeiro de 2022. Rui Guimarães, presidente do Conselho de …

Teste à covid-19

Investigadores descobrem marcador biológico que antecipa prognóstico de covid-19

Um grupo internacional de investigadores no qual estiveram envolvidos especialistas da Fundação Champalimaud descobriu um marcador biológico com potencial para dar prognóstico da gravidade da covid-19, com a deteção do marcador a resultar de um …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Nem as regiões autónomas são boia de salvação. PSD Açores e PSD Madeira contra OE2022

As regiões autónomas têm historial de votar de forma diferente o Orçamento do Estado, caso seja essa a indicação da comissão política regional e se houver ganhos para a região. Desta vez, parece não ser …

Vulcão, La Palma

Mais lava em movimento. Vulcão de La Palma abre nova boca eruptiva

Um novo desabamento do cone do vulcão de La Palma (Canárias) está a fazer com que uma grande quantidade de lava se desloque, principalmente em direção ao oeste, sobre o fluxo primário de lava. Durante as …

Espanha propõe "solução revolucionária" para baixar preço da luz (e pode beneficiar Portugal)

"Tempos excepcionais exigem medidas excepcionais". É desta forma que Espanha vai propor à Comissão Europeia, na reunião extraordinária desta terça-feira, uma "solução revolucionária" para acabar com a escalada de preços na energia. E os portugueses …