Antes de nascerem, as estrelas “saem do casulo” e mostram-se como bolas amarelas

Um descoberta acidental por cientistas cidadãos forneceu uma nova janela única para os diversos ambientes que produzem estrelas e aglomerados de estrelas.

De acordo com Grace Wolf-Chase, cientista sénior do Planetary Science Institute, a descoberta de cientistas cidadãos revelou a presença de “berçários estelares” antes de estrelas bebés emergirem das suas nuvens de nascimento.

“Bolas amarelas são pequenos recursos compactos que foram identificados em imagens infravermelhas adquiridas pelo Telescópio Espacial Spitzer durante discussões online no Projeto Via Láctea, uma iniciativa da plataforma de ciência cidadã zooniverse.org, que pediu a cientistas cidadãos para ajudar a identificar recursos associados a jovens estrelas massivas com mais de 10 massas solares”, disse Wolf-Chase, em comunicado.

Os cientistas marcaram objetos pequenos e arredondados que aparecem “amarelos” nas imagens infravermelhas coloridas representativas. “Inicialmente pensaram que poderiam ser versões muito jovens das bolhas e incluímos a identificação de bolas amarelas como o objetivo principal numa versão do Projeto da Via Láctea que foi lançada em 2016”, afirmou Wolf-Chase.

Segundo a cientista, a abordagem resultou na identificação de 6.176 bolas amarelas em mais de um terço da Via Láctea.

“As primeiras análises sugeriram que as bolas amarelas são produzidas por estrelas jovens à medida que aquecem o gás circundante e a poeira de onde nasceram”, continuou.

As bolas amarelas descobertas pelos cientistas cidadãos lançam luz infravermelha num estágio muito inicial no desenvolvimento de aglomerados de estrelas, quando têm uns “meros” 100 mil anos de idade.

“Este é o ponto em que a sua presença é revelada pela primeira vez, mas permanecem incrustados nos seus casulos de nascimento empoeirados”, explicou Wolf-Chase. “Isso permite-nos vincular as propriedades das estrelas aos seus ambientes de nascimento, como se um ser humano estivesse a dar à luz a cerca de 100 bebés de uma vez.”

O estudo mostra que a formação de aglomerados de estrelas de todas as massas passam por um estágio de bola amarela. Alguns deles formam estrelas massivas com mais de 10 massas solares que esculpirão os seus ambientes em “bolhas” através de fortes ventos estelares e radiação ultravioleta severa, enquanto outros não o farão.

Ao longo de um milhão de anos, as bolhas podem expandir-se para dezenas de anos-luz de diâmetro.

“Também mostrámos que podemos colher informações sobre as massas e idades de desenvolvimento de aglomerados de estrelas apenas através das ‘cores’ infravermelhas das bolas amarelas, sem outras observações extensas, como espectroscopia”, disse Wolf-Chase.

“O nosso estudo analisa um subconjunto de 516 bolas amarelas e mostra que apenas cerca de 20% das bolas amarelas formarão as bolhas associadas a estrelas massivas, enquanto cerca de 80% desses objetos apontam a localização de regiões a formar estrelas menos massivas”, acrescentou a investigadora.

Esta descoberta é importante porque identificar milhares desta objetos a partir de algumas observações relativamente simples, “economiza muito tempo e ajuda-nos a identificar bolas amarelas particularmente interessantes para futuras observações de alta resolução”.

Este estudo foi publicado na revista científica Astrophysical Journal.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isso o canal do YouTube OBJETOS ESTRANHOS LÁ FORA NO UNIVERSO já tinha identificado há anos e foi mais além: descobriu que estrelas podem estar nascendo saindo de dentro de estruturas tubulares gigantescas.

RESPONDER

CIP propõe "almofada" pública de 8.000 milhões para resolver moratórias

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) propôs ao Governo criar uma "almofada" de garantias públicas no valor de oito mil milhões de euros para dar poder às empresas e levar a banca a renegociar os …

Reino Unido. Variante indiana é “preocupante“ e já infetou idosos vacinados

No Reino Unido, já foram encontradas 48 cadeias de transmissão da variante indiana e sabe-se que há transmissão comunitária. A Public Health England classifica esta variante como “preocupante”. A direção geral de saúde de Inglaterra (PHE …

Petição para cancelar Jogos Olímpicos conta já com 200 mil assinaturas

Uma petição 'online' a pedir o cancelamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 devido à pandemia da covid-19 ultrapassou esta sexta-feira as 200 mil assinaturas, avançou a agência Lusa. A campanha, lançada na quarta-feira pelo advogado e ativista …

“Não queremos estragar a nossa joia da coroa“. Governo pode limitar acesso da Peneda-Gerês

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza concorda com os autarcas, sobre o impacto positivo do turismo para as populações, mas nota que o sucesso do PNPG não pode pôr em causa os valores …

Fome e seca levam milhares de angolanos a fugirem para a Namíbia

A fome provocada pela seca extrema na província de Cunene, no sul de Angola, está a levar milhares de pessoas a fugir para a Namíbia. "A estiagem provocou a rutura de 'stocks' alimentares das comunidades e …

Governo britânico confirma Portugal na “lista verde” de viagens. Preço das viagens disparou

Portugal vai estar na “lista verde” de países considerados seguros para viajar e isentos de quarentena na chegada a Inglaterra a partir de 17 de maio, anunciou hoje o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps. Portugal …

Nova Zelândia vai proteger fiorde emblemático de turismo de massas

O Governo da Nova Zelândia anunciou que vai proteger do turismo de massas a paisagem natural do icónico fiorde Milford Sound-Piopiotahi, património mundial na ilha do Sul. O turismo em Milford Sound-Piopiotahi, considerado um dos principais …

Autárquicas são ensaio para o CDS. Nas legislativas, partido pode ser o "PEV do PSD"

Com o CDS a afundar nas sondagens, as legislativas já estão no campo de visão. As autárquicas que se avizinham vão ser um ensaio para os centristas: e se uns dizem que não, os críticos …

“O cenário é caótico“. Greve do SEF provoca ajuntamentos no Aeroporto de Lisboa e Porto

A greve convocada pelo sindicato do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a decorrer esta sexta-feira está a provocar grandes ajuntamentos nos principais aeroportos do país. A greve de inspetores e funcionários do Serviço de Estrangeiros …

TAP no fim da lista de credores em caso de insolvência da Groundforce

A tensão entre a companhia aérea e a empresa de handling voltou a colocar o cenário de insolvência em cima da mesa. Mas isso pode vir a revelar-se um "calvário" para a TAP. De acordo com …