Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

(dr) Sohail Wasif / UCR

Ikaria wariootia

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia.

Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo da clade Bilateria, ou seja, tem uma parte da frente e de trás, dois lados simétricos e aberturas nas extremidades, conectadas por um intestino, tal como a maioria dos animais (incluindo nós, seres humanos).

Graças aos avanços na digitalização 3D, uma equipa de geólogos detetou dezenas de exemplares desta criatura, batizada Ikaria wariootia, em depósitos de arenito em Nilpena, na Austrália, com 555 milhões de anos (período Ediacarano).

Os animais identificados eram pequenos e simples, variando de 1,9 a 6,7 milímetros de comprimento e 1,1 a 2,4 milímetros de largura. E os investigadores acreditam que os maiores não passariam dos sete milímetros (não sendo maiores do que um grão de arroz).

Mas, apesar da sua simplicidade, a verdade é que este animal estava à frente do seu tempo e prova disso é a sua capacidade de cavar no fundo do mar para encontrar comida, o que mostra que tinha sentidos (mesmo que primitivos).

A forma das covas ainda dá algumas pistas sobre como se moveram. Os cientistas suspeitam que este animal contraía os músculos para avançar, tal como os vermes fazem nos dias de hoje.

“É o fóssil mais antigo que já vimos com este tipo de complexidade”, afirma em comunicado Mary Droser, professora de Geologia na Universidade da Califórnia, em Riverside, nos Estados Unidos, e uma das autoras do estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Vejo com desagrado que continuam a misturar de forma desagradavelmente Teosofia e Teologia com outras Ciências.
    Claro que devem ser ‘misturas’ mas sem guerras e ambas as perspectivas devem evoluir, diria até complementarem-se como já alguns seguidores do Budismo dogmático demonstraram . Mas continuam a malhar nas falhas e falácias próprias da natureza humana.
    Será que Deus criou o Homem ou o Homem criou Deus já alguém teorizou e demonstrou que o Homem é um ser biológico com um ‘gatilho’ para a Fé de várias formas.
    Negar tanto bom trabalho cientifico em tantas disciplinas das Ciências é absurdo, tal como os ‘cientistas’ que pretendem negar a Religiosidade no ser humano.
    Claro que o exposto neste artigo é relevante e o trabalho implícito também, de acordo com a forma como as ciências funcionam permanecerei curioso sobre a evolução deste e de muitos outros desenvolvimentos espero não estar só. “só sei que nada sei” quanto mais descobrimos mas encontraremos para descobrir.

RESPONDER

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …

Madeirense contesta quarentena obrigatória em Tribunal (e há uma sentença que lhe dá razão)

Uma cidadã madeirense que chegou no domingo à Madeira e recusa cumprir quarentena num hotel entregou um pedido de ‘habeas corpus’ no Juízo de Instrução Criminal do Tribunal do Funchal. A acompanhar o pedido está …

Idade é o maior factor de risco para se ser internado ou morrer de covid-19

As pessoas com idades entre os 70 e os 79 anos infetadas pelo novo coronavírus têm uma probabilidade de ser internadas em cuidados intensivos 10,4 vezes superior à de uma pessoa até aos 50 anos. Os …