/

Afinal, o pesado Anteosaurus era uma verdadeira “máquina assassina”

Богданов / Wikimedia

Ilustração de como seria um Anteosaurus

Esta criatura que viveu antes dos dinossauros era robusta, sim, mas ao mesmo tempo era também inesperadamente rápida e mortífera. 

Devido ao peso da sua cabeça e dos seus ossos, os cientistas pensavam que o Anteosaurus, uma espécie de réptil que viveu há 265 milhões de anos (antes dos dinossauros), era bastante lento. Porém, uma nova análise do seu crânio revelou o oposto.

“Alguns autores até sugeriram que poderia ser um anfíbio porque era muito pesado para suportar o seu próprio peso em terra – tal como se costumava dizer dos dinossauros. O nosso estudo sugere exatamente o contrário”, disse Julien Benoit, investigador da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, ao site Live Science.

A equipa, cujo estudo foi publicado a 18 de fevereiro na revista científica Acta Palaeontologica Polonica, analisou o crânio de um jovem Anteosaurus magnificus da região do deserto sul-africano de Karoo.

Através de uma microtomografia de raios-X, os cientistas criaram imagens de alta resolução que revelaram o seu interior com grande detalhe. De seguida, usaram essas mesmas imagens para reconstruir o crânio e as suas antigas estruturas internas como modelos digitais 3D.

Estes passos forneceram o primeiro vislumbre do ouvido interno do animal, que não era, definitivamente, o mais apropriado para dar cabeçadas e abalroar (tal como se pensa que faziam outros dinocefálios). “Em vez disso, este animal teria usado os seus enormes caninos para lutar”, explicou Benoit ao mesmo site.

Os investigadores também encontraram pistas surpreendentes sobre as habilidades do Anteossauro, reconstruindo e medindo as dimensões do seu canal auditivo interno, associado ao equilíbrio, e dos lóbulos no seu cerebelo (chamados flóculos), que auxiliam na agilidade e ajudam os predadores a fixar os olhos numa presa.

As formas destas estruturas assemelhavam-se às encontradas em predadores como, por exemplo, gatos e velociraptors, o que sugere que esta criatura tinha um sistema nervoso adaptado para capturar presas que se moviam muito depressa, acrescenta Benoit.

Com esta combinação mortal de velocidade e força, aliada ao facto de ter uma boca cheia de dentes muito fortes, o Anteosaurus teria sido um dos predadores mais temíveis do continente africano durante uma parte do período Permiano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.