O golo “doloroso” de Ansu Fati que fez dele o mais jovem jogador a marcar na Champions

Roberto Bregani / EPA

Ansu Fati agarrado pelo colega de equipa Jean-Clair Todibo.

Ansu Fati, avançado do Barcelona, tornou-se no mais jovem jogador de sempre a marcar um golo na Liga dos Campeões. Com 17 anos e 40 dias de idade, o espanhol faz mais uma vez história no futebol europeu.

Com a qualificação garantida para a próxima fase, o Barcelona aproveitou o jogo com o Inter de Milão para rodar a equipa, poupando os seus jogadores mais importantes. Por sua vez, Neto, Wagué, Todibo, Lenglet, Firpo, Aleñà e Carles Pérez mereceram a confiança de Ernesto Valverde e saltaram para o 11 inicial.

O Inter precisava de um bom resultado e esperar que o Dortmund vacilasse na receção ao Slavia Praha. Ainda assim, apesar da motivação extra, os ‘Nerazzurri’ não se conseguiram superiorizar e os alemães também não facilitaram e venceram os checos.

Os sonhos do Inter caíram por terra já perto do fim do encontro. Ansu Fati, que nem tinha começado o jogo a titular, rendeu o autor do primeiro golo, Carles Pérez, aos 85 minutos de jogo. Apenas um minuto depois de estar em campo, o jovem prodígio espanhol fez das suas.

Ansu Fati recebeu a bola à entrada da área, tirou dois adversários da frente, combinou com Luis Suárez e atirou colocado para o fundo da baliza, sem hipóteses para Handanovic. O esférico ainda bateu no poste antes de entrar, naquele que foi o golo que ditou a sentença dos milaneses.

O jogador ‘culé’ tornou-se no mais jovem de sempre a marcar um golo, destronando um recorde de mais de 20 anos. A marca pertencia desde 1997 a Peter Oforiquaye, avançado que marcou pelo Olympiacos frente ao Rosenborg, com 17 anos e 194 dias de idade.

No final da partida, o treinador do Inter, Antonio Conte, disse que o golo de Fati matou a equipa”, numa altura em que os italianos estavam bem no encontro.

“Não tenho nada a apontar, os meus jogadores deram o seu melhor. Apenas falhámos um golo e concedemos um no final que fez o 2-1, o que realmente nos matou. Ver o golo de Ansu Fati foi doloroso, matou-nos por completo. Estávamos a criar ocasiões de golo e surge o 2-1. É desapontante acima de tudo para os jogadores, que deram o seu melhor num período tão difícil”, disse à Sky Sports Italia.

“No cômputo geral, e olhando para a nossa campanha, merecíamos mais. Contudo, quando não consegues passar para o outro lado, precisas de arregaçar as mangas e continuar a ajudar os rapazes a crescer. Tudo isto são lições valiosas. Queríamos continuar na Liga dos Campeões e sentimos que o merecíamos. Estamos todos desiludidos, mas, tal como disse aos jogadores, precisamos de levantar a cabeça”, acrescentou.

Com um festejo reservado, o jogador do Barcelona revelou-se mais expressivo nas declarações após o apito final.

É um sonho. Está a acontecer tudo muito rápido, mas aprendo diariamente com os melhores. Fiquei surpreendido com a forma como ficou o estádio, em silêncio. ‘Que acabei de fazer?’, pensei. Estou muito feliz pelo golo e pela vitória”, disse Ansu Fati.

Aos 16 anos e 300 dias de idade, o jogador natural da Guiné-Bissau tornou-se também o mais novo a jogar pelo Barcelona em quase 80 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …

A "máscara mais inteligente do mundo" é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a …

Novo tratamento permite que pessoas com lesões na espinal medula voltem a mexer mãos e braços

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington conseguiu ajudar seis participantes com lesões traumáticas da espinal medual a recuperar alguma mobilidade de mãos e braços. Muitas das pessoas que sofrem lesões traumáticas da espinal medula …

Ventiladores comprados à China custaram 1,3 milhões. Autarquias algarvias vão pedir devolução do dinheiro

Os 30 ventiladores comprados à China seriam usados nos hospitais do Algarve, mas os equipamentos não funcionam. Os autarcas vão agora exigir devolução do dinheiro. De acordo com a edição do jornal Público deste domingo, o …

EUA um passo atrás da China. Pequim leva avanço na Guerra Comercial (e as suas exportações estão em alta)

No ano em que a pandemia se expandiu em todo o mundo, muitos países viram-se em mãos com graves problemas financeiros e económicos. No caso da China, a situação foi mais positiva e o país …

Alexei Navalny detido no regresso à Rússia

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi detido este domingo no aeroporto em Moscovo quando regressava à Rússia. Os serviços prisionais russos (FSIN) detiveram o opositor russo Alexei Navalny, este domingo, à chegada a Moscovo, acusando-o …

Prazo para trocas ou devoluções suspenso durante confinamento

O prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento e as garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias, segundo diploma publicado …

Desde 2001 que polícias negros alertam para racismo de agentes do Capitólio

Com a invasão do Capitólio, investiga-se o alegado racismo existente na Polícia do Capitólio. Desde 2001 que agentes negros denunciam casos de discriminação racial no departamento. Desde 2001, centenas de agentes policiais negros processaram o departamento …

Um megatsunami devastou uma vila na Gronelândia. Três anos depois, há quem não possa voltar a casa

Em junho de 2017, Nuugaatsiaq, na Gronelândia, foi devastada por um megatsunami, cujas ondas foram desencadeadas por um enorme deslizamento de quase 30 quilómetros através do fiorde. Embora as ondas se tivessem dissipado quando chegaram a …