/

O golo “doloroso” de Ansu Fati que fez dele o mais jovem jogador a marcar na Champions

Roberto Bregani / EPA

Ansu Fati agarrado pelo colega de equipa Jean-Clair Todibo.

Ansu Fati, avançado do Barcelona, tornou-se no mais jovem jogador de sempre a marcar um golo na Liga dos Campeões. Com 17 anos e 40 dias de idade, o espanhol faz mais uma vez história no futebol europeu.

Com a qualificação garantida para a próxima fase, o Barcelona aproveitou o jogo com o Inter de Milão para rodar a equipa, poupando os seus jogadores mais importantes. Por sua vez, Neto, Wagué, Todibo, Lenglet, Firpo, Aleñà e Carles Pérez mereceram a confiança de Ernesto Valverde e saltaram para o 11 inicial.

O Inter precisava de um bom resultado e esperar que o Dortmund vacilasse na receção ao Slavia Praha. Ainda assim, apesar da motivação extra, os ‘Nerazzurri’ não se conseguiram superiorizar e os alemães também não facilitaram e venceram os checos.

Os sonhos do Inter caíram por terra já perto do fim do encontro. Ansu Fati, que nem tinha começado o jogo a titular, rendeu o autor do primeiro golo, Carles Pérez, aos 85 minutos de jogo. Apenas um minuto depois de estar em campo, o jovem prodígio espanhol fez das suas.

Ansu Fati recebeu a bola à entrada da área, tirou dois adversários da frente, combinou com Luis Suárez e atirou colocado para o fundo da baliza, sem hipóteses para Handanovic. O esférico ainda bateu no poste antes de entrar, naquele que foi o golo que ditou a sentença dos milaneses.

O jogador ‘culé’ tornou-se no mais jovem de sempre a marcar um golo, destronando um recorde de mais de 20 anos. A marca pertencia desde 1997 a Peter Oforiquaye, avançado que marcou pelo Olympiacos frente ao Rosenborg, com 17 anos e 194 dias de idade.

No final da partida, o treinador do Inter, Antonio Conte, disse que o golo de Fati matou a equipa”, numa altura em que os italianos estavam bem no encontro.

“Não tenho nada a apontar, os meus jogadores deram o seu melhor. Apenas falhámos um golo e concedemos um no final que fez o 2-1, o que realmente nos matou. Ver o golo de Ansu Fati foi doloroso, matou-nos por completo. Estávamos a criar ocasiões de golo e surge o 2-1. É desapontante acima de tudo para os jogadores, que deram o seu melhor num período tão difícil”, disse à Sky Sports Italia.

“No cômputo geral, e olhando para a nossa campanha, merecíamos mais. Contudo, quando não consegues passar para o outro lado, precisas de arregaçar as mangas e continuar a ajudar os rapazes a crescer. Tudo isto são lições valiosas. Queríamos continuar na Liga dos Campeões e sentimos que o merecíamos. Estamos todos desiludidos, mas, tal como disse aos jogadores, precisamos de levantar a cabeça”, acrescentou.

Com um festejo reservado, o jogador do Barcelona revelou-se mais expressivo nas declarações após o apito final.

É um sonho. Está a acontecer tudo muito rápido, mas aprendo diariamente com os melhores. Fiquei surpreendido com a forma como ficou o estádio, em silêncio. ‘Que acabei de fazer?’, pensei. Estou muito feliz pelo golo e pela vitória”, disse Ansu Fati.

Aos 16 anos e 300 dias de idade, o jogador natural da Guiné-Bissau tornou-se também o mais novo a jogar pelo Barcelona em quase 80 anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.