O golo “doloroso” de Ansu Fati que fez dele o mais jovem jogador a marcar na Champions

Roberto Bregani / EPA

Ansu Fati agarrado pelo colega de equipa Jean-Clair Todibo.

Ansu Fati, avançado do Barcelona, tornou-se no mais jovem jogador de sempre a marcar um golo na Liga dos Campeões. Com 17 anos e 40 dias de idade, o espanhol faz mais uma vez história no futebol europeu.

Com a qualificação garantida para a próxima fase, o Barcelona aproveitou o jogo com o Inter de Milão para rodar a equipa, poupando os seus jogadores mais importantes. Por sua vez, Neto, Wagué, Todibo, Lenglet, Firpo, Aleñà e Carles Pérez mereceram a confiança de Ernesto Valverde e saltaram para o 11 inicial.

O Inter precisava de um bom resultado e esperar que o Dortmund vacilasse na receção ao Slavia Praha. Ainda assim, apesar da motivação extra, os ‘Nerazzurri’ não se conseguiram superiorizar e os alemães também não facilitaram e venceram os checos.

Os sonhos do Inter caíram por terra já perto do fim do encontro. Ansu Fati, que nem tinha começado o jogo a titular, rendeu o autor do primeiro golo, Carles Pérez, aos 85 minutos de jogo. Apenas um minuto depois de estar em campo, o jovem prodígio espanhol fez das suas.

Ansu Fati recebeu a bola à entrada da área, tirou dois adversários da frente, combinou com Luis Suárez e atirou colocado para o fundo da baliza, sem hipóteses para Handanovic. O esférico ainda bateu no poste antes de entrar, naquele que foi o golo que ditou a sentença dos milaneses.

O jogador ‘culé’ tornou-se no mais jovem de sempre a marcar um golo, destronando um recorde de mais de 20 anos. A marca pertencia desde 1997 a Peter Oforiquaye, avançado que marcou pelo Olympiacos frente ao Rosenborg, com 17 anos e 194 dias de idade.

No final da partida, o treinador do Inter, Antonio Conte, disse que o golo de Fati matou a equipa”, numa altura em que os italianos estavam bem no encontro.

“Não tenho nada a apontar, os meus jogadores deram o seu melhor. Apenas falhámos um golo e concedemos um no final que fez o 2-1, o que realmente nos matou. Ver o golo de Ansu Fati foi doloroso, matou-nos por completo. Estávamos a criar ocasiões de golo e surge o 2-1. É desapontante acima de tudo para os jogadores, que deram o seu melhor num período tão difícil”, disse à Sky Sports Italia.

“No cômputo geral, e olhando para a nossa campanha, merecíamos mais. Contudo, quando não consegues passar para o outro lado, precisas de arregaçar as mangas e continuar a ajudar os rapazes a crescer. Tudo isto são lições valiosas. Queríamos continuar na Liga dos Campeões e sentimos que o merecíamos. Estamos todos desiludidos, mas, tal como disse aos jogadores, precisamos de levantar a cabeça”, acrescentou.

Com um festejo reservado, o jogador do Barcelona revelou-se mais expressivo nas declarações após o apito final.

É um sonho. Está a acontecer tudo muito rápido, mas aprendo diariamente com os melhores. Fiquei surpreendido com a forma como ficou o estádio, em silêncio. ‘Que acabei de fazer?’, pensei. Estou muito feliz pelo golo e pela vitória”, disse Ansu Fati.

Aos 16 anos e 300 dias de idade, o jogador natural da Guiné-Bissau tornou-se também o mais novo a jogar pelo Barcelona em quase 80 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …