Anonymous anuncia novo ataque ao Governo russo e roubo de 200 mil emails ao Ministério da Cultura

Depois de já ter atacado o Banco Central da Rússia, o grupo de piratas informáticos Anonymous avança que voltou a atacar instituições russas.

O Anonymous revelou no Twitter que tem a sua posse 700 GB de dados do governo russo, especialmente do Ministério da Cultura, com o grupo de hackers a anunciar que tem mais de 200 mil emails da tutela desta pasta.

A plataforma DDoSecrets, onde este tipo de informações são divulgadas, 150 GB destes dados foram roubados à administração da cidade de Blagoveshchensk, 116 GB pertenciam ao gabinete do governador regional de Tver e os restantes 446 GB eram provenientes do Ministério da Cultura, escreve o Observador.

De acordo com a plataforma DDoSecrets — semelhante à WikiLeaks e usada para divulgar esta informação — , os dados foram roubados da administração municipal da cidade russa de Blagoveshchensk (150GB) e do gabinete do governador da região de Tver (116GB). Os restantes 446GB — que consistem essencialmente em emails — são do Ministério da Cultura.

É ainda provável que os emails roubados ao Ministério da Cultura tenham “informação sensível”, segundo o portal Cybernews, já que é deste Ministério a responsabilidade e gerir as políticas públicas sobre património, cinema, direitos de autor e também sobre definir o que é censurado.

Recorde-se que esta não é a primeira vez que o grupo de piratas informáticos Anonymous tem como alvo a Rússia. Em Março, foram divulgados 28 GB de documentos roubados do sistema informático do Banco Central da Rússia e o grupo reivindicou ainda um ataque às televisões russas, obrigando-as a transmitir imagens da guerra na Ucrânia que não tinham sido previamente editadas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.