Anonymous atacaram o Banco Central da Rússia e prometem revelar acordos secretos

3

O grupo de hackers Anonymous assegura que conseguiu entrar no sistema informático do Banco Central da Rússia (BCR) e ameaça divulgar “mais de 35 mil ficheiros” com “acordos secretos” nas próximas 48 horas.

A divulgação foi feita no Twitter e a informação ainda não foi oficialmente confirmada, nem se sabe que tipo de ficheiros podem estar em causa.

Este dado surge depois de rumores de que a Governadora do BCR, Elvira Nabiullina, terá tentado demitir-se do cargo no âmbito da invasão da Ucrânia. Vladimir Putin, presidente da Rússia, não terá aceite essa demissão, segundo as especulações.

O BCR foi forçado a tomar medidas drásticas, como aumentar significativamente as taxas de juro e impor controles de capital, para evitar a saída de dinheiro numa altura em que o rublo está altamente desvalorizado.

Depois da invasão da Ucrânia, o Anonymous declarou “guerra electrónica” ao “regime criminoso do Kremlin”, começando a atacar vários sites governamentais russos. Mas o grupo de hackers também tem visado a Bielorrússia que é aliada de Putin.

Além disso, o grupo tem levado a cabo ataques contra empresas multinacionais que continuam a operar na Rússia, como são os casos da Auchan, da Leroy Merlin e da Decathlon.

Nesta semana, o grupo de hackers anunciou ter acedido a impressoras não seguras, por toda a Rússia, para imprimir “mensagens anti-propaganda sobre a guerra” na Ucrânia, alegando que foram feitas “mais de 100 mil cópias”.

Desde o arranque desta ciberguerra contra o regime de Putin, os Anonymous alegam que já atacaram “2500 sites dos Governos russo e bielorrusso”, bem como “sites de notícias, bancos, hospitais, aeroportos, empresas e grupos de hackers pró-russos”. Tudo pelo “apoio à Ucrânia”, sublinham.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.