Anomalia em sonar ajuda a descobrir um naufrágio do século XVI

(dr) Netherlands Cultural Heritage Agency

Especialistas que procuravam contentores de aço no fundo do mar do Norte descobriram um navio holandês naufragado há 500 anos contendo toneladas de cobre.

No momento da descoberta, os investigadores estavam a utilizar o sonar para encontrar contentores de aço, que caíram do navio MSC Zoe durante uma tempestade em janeiro, quando avistaram algo no fundo do mar ao norte da ilha de Terschelling, no mar do Norte, ao longo das costas da Holanda e da Alemanha.

Os investigadores acreditavam que a anomalia do sonar pudesse, de facto, ser um contentor que teria afundado e enviaram para averiguação uma garra mecânica, que apanhou algumas madeiras do naufrágio do século XVI, além de quase cinco toneladas de placas de cobre.

Segundo Martijn Manders, líder do programa internacional de arqueologia marinha para a agência do património cultural da Holanda, este naufrágio pode ser o mais antigo encontrado nas águas holandesas do mar do Norte.

Através das madeiras recuperadas, os investigadores descobriram que o navio de 30 metros foi construído na década de 1540, época em que o método medieval holandês para construir os cascos dos navios “clinker” estava a ser substituído pelo “carvel”, um método mais avançado de pranchas planas pregadas numa estrutura de madeira. O navio recém-descoberto pode ser um “elo perdido” na construção naval da Holanda, afirmou Manders.

(dr) Netherlands Cultural Heritage Agency

Anomalia em sonar que ajudou a descobrir o naufrágio do século XVI

Os arqueólogos acreditam que o navio estava a viajar do mar Báltico com destino a Antuérpia – atualmente faz parte da Bélgica, mas no início de 1500 ficava na Holanda – quando naufragou, segundo o Live Science.

O cobre encontrado a bordo poderia representar uma das primeiras utilizações do cobre para cunhar moedas na Europa. Manders afirma que os testes químicos realizados no metal mostram que é idêntico ao das primeiras moedas de cobre utilizadas na Holanda, já que o país foi um dos primeiros a adotar as moedas de cobre no século XVI.

É possível dizer que o naufrágio representa três importantes desenvolvimentos na história holandesa, sendo eles a mudança fundamental nas técnicas de construção naval, o crescimento da economia holandesa após os anos de 1500 e a introdução da utilização das moedas de cobre. “Assim, temos três coisas que tornam o navio excecional, mesmo sem ainda se ter mergulhado até ao navio”, concluiu Manders.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Físico diz que Marte é o único planeta para onde humanos podem fugir

Segundo o físico Brian Cox, o Planeta Vermelho pode ser a única opção caso os humanos tenham de abandonar o planeta Terra. O cientista diz que "não podemos ficar aqui para sempre". O professor e apresentador …

Décadas de estudos sobre "genes da depressão" podem estar errados

A ideia de um "gene da depressão" capturou a imaginação de cientistas durante décadas. Nos últimos 20 anos, centenas de estudos sugeriram que pessoas com a variação de determinados genes têm um maior risco de …

Formação da Lua trouxe água para o planeta Terra

A formação da Lua trouxe para a Terra condritos carbonosos, que são fonte provável da água no nosso planeta e de elementos altamente voláteis, como carbono, nitrogénio, hidrogénio e enxofre. A Terra é o único planeta …

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João no Porto

Os trabalhadores da limpeza do Hospital de São João, no Porto, entraram em greve este sábado. As desinfeções em ambulatório ou a limpeza de consultórios e da urgência não estão a ser feitas. Na …

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …

Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas. Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware - um tipo de software nocivo que restringe …