Este animal aparentemente inofensivo pode estar a espalhar uma doença mortal entre humanos

CreativeNature_nl / Canva

Crocidura leucodon

Um animal de aspeto amigável pode estar a contaminar humanos com uma doença mortal. Os gatos podem estar a servir de intermediários, de uma forma que os cientistas ainda não conseguiram perceber totalmente.

O vírus 1 da doença de Borna (BoDV-1) é transmitido por insectívoros e foi relatado em animais durante vários anos. Agora, sabe-se que também que não só é capaz de infetar humanos, como pode ser fatal. Um estudo foi publicado este mês por uma equipa de cientistas alemães na revista científica Infectious Diseases.

O único hospedeiro natural conhecido é a Crocidura leucodon, mais conhecida por musaranho. No entanto, misteriosamente, o vírus infeta estes animais sem lhes provocar qualquer tipo de doença.



Nos humanos, de acordo com o Inverse, a situação é completamente oposta, sendo capaz de causar encefalite, uma rara condição em que o cérebro fica irritado e inchado. Os sintomas são muito semelhantes aos de uma gripe, mas no pior dos casos pode levar a alucinações, convulsões, perda de sensação e até mesmo à morte.

Ao analisarem 56 pacientes com encefalite ao longo de 20 anos encontraram anticorpos do BoDV-1 em oito casos. Surpreendentemente, os cientistas ainda não sabem como nem porque é que os humanos estão a ser infetados.

Porém, os investigadores acreditam que o culpado é o musaranho, um insetívoro que à primeira vista parece ser inofensivo, mas que em alguns casos pode mesmo ser venenoso. Além disso, suspeitam que os gatos podem estar a servir de intermediários para transmitir o vírus aos humanos.

Cinco dos oito pacientes em que foram encontrados anticorpos do BoDV-1 tinham gatos. Pelo menos dois destes felinos, a certa altura, trouxeram pequenos animais para casa. Apesar do risco de contaminação ser relativamente baixo, os investigadores alertaram os alemães a estarem atentos aos animais que os seus gatos possam eventualmente trazer para casa.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. O Crocidura leucodon, ou musaranho de dentes brancos bicolor é uma das várias dezenas de espécies de musaranhos. Estes animais não são roedores, mas sim insectívoros.

  2. Reparem para o bichinho a sair de um buraco, anda muito em voga aqui em Portugal, há que trazer especialistas estrangeiros para verificarem a peste que nos andam a transmitir.

RESPONDER

Antecipada vacinação de idosos e funcionários de lares por vacinar

Os idosos e funcionários dos lares que estiveram infetados há mais de três meses vão ser vacinados contra a covid-19, antecipando para metade o prazo previsto para receberem a vacina, anunciou a task force da …

Não são só os humanos. As temíveis baleias assassinas também têm amigos íntimos

As baleias assassinas têm uma vida social muito parecida com a dos humanos. A observação de 22 animais durante 10 dias mostrou que estes contam com uma complexa teia de relacionamentos, incluindo amizades íntimas. As baleias …

Estudo revela que a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus há 84 milhões de anos

Um novo estudo revelou que, há cerca de 84 milhões de anos, a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus, contrariando a teoria de que o eixo de rotação do planeta tem sido estável nos …

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …