Este animal aparentemente inofensivo pode estar a espalhar uma doença mortal entre humanos

CreativeNature_nl / Canva

Crocidura leucodon

Um animal de aspeto amigável pode estar a contaminar humanos com uma doença mortal. Os gatos podem estar a servir de intermediários, de uma forma que os cientistas ainda não conseguiram perceber totalmente.

O vírus 1 da doença de Borna (BoDV-1) é transmitido por insectívoros e foi relatado em animais durante vários anos. Agora, sabe-se que também que não só é capaz de infetar humanos, como pode ser fatal. Um estudo foi publicado este mês por uma equipa de cientistas alemães na revista científica Infectious Diseases.

O único hospedeiro natural conhecido é a Crocidura leucodon, mais conhecida por musaranho. No entanto, misteriosamente, o vírus infeta estes animais sem lhes provocar qualquer tipo de doença.

Nos humanos, de acordo com o Inverse, a situação é completamente oposta, sendo capaz de causar encefalite, uma rara condição em que o cérebro fica irritado e inchado. Os sintomas são muito semelhantes aos de uma gripe, mas no pior dos casos pode levar a alucinações, convulsões, perda de sensação e até mesmo à morte.

Ao analisarem 56 pacientes com encefalite ao longo de 20 anos encontraram anticorpos do BoDV-1 em oito casos. Surpreendentemente, os cientistas ainda não sabem como nem porque é que os humanos estão a ser infetados.

Porém, os investigadores acreditam que o culpado é o musaranho, um insetívoro que à primeira vista parece ser inofensivo, mas que em alguns casos pode mesmo ser venenoso. Além disso, suspeitam que os gatos podem estar a servir de intermediários para transmitir o vírus aos humanos.

Cinco dos oito pacientes em que foram encontrados anticorpos do BoDV-1 tinham gatos. Pelo menos dois destes felinos, a certa altura, trouxeram pequenos animais para casa. Apesar do risco de contaminação ser relativamente baixo, os investigadores alertaram os alemães a estarem atentos aos animais que os seus gatos possam eventualmente trazer para casa.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. O Crocidura leucodon, ou musaranho de dentes brancos bicolor é uma das várias dezenas de espécies de musaranhos. Estes animais não são roedores, mas sim insectívoros.

  2. Reparem para o bichinho a sair de um buraco, anda muito em voga aqui em Portugal, há que trazer especialistas estrangeiros para verificarem a peste que nos andam a transmitir.

RESPONDER

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …