Este animal aparentemente inofensivo pode estar a espalhar uma doença mortal entre humanos

CreativeNature_nl / Canva

Crocidura leucodon

Um animal de aspeto amigável pode estar a contaminar humanos com uma doença mortal. Os gatos podem estar a servir de intermediários, de uma forma que os cientistas ainda não conseguiram perceber totalmente.

O vírus 1 da doença de Borna (BoDV-1) é transmitido por insectívoros e foi relatado em animais durante vários anos. Agora, sabe-se que também que não só é capaz de infetar humanos, como pode ser fatal. Um estudo foi publicado este mês por uma equipa de cientistas alemães na revista científica Infectious Diseases.

O único hospedeiro natural conhecido é a Crocidura leucodon, mais conhecida por musaranho. No entanto, misteriosamente, o vírus infeta estes animais sem lhes provocar qualquer tipo de doença.

Nos humanos, de acordo com o Inverse, a situação é completamente oposta, sendo capaz de causar encefalite, uma rara condição em que o cérebro fica irritado e inchado. Os sintomas são muito semelhantes aos de uma gripe, mas no pior dos casos pode levar a alucinações, convulsões, perda de sensação e até mesmo à morte.

Ao analisarem 56 pacientes com encefalite ao longo de 20 anos encontraram anticorpos do BoDV-1 em oito casos. Surpreendentemente, os cientistas ainda não sabem como nem porque é que os humanos estão a ser infetados.

Porém, os investigadores acreditam que o culpado é o musaranho, um insetívoro que à primeira vista parece ser inofensivo, mas que em alguns casos pode mesmo ser venenoso. Além disso, suspeitam que os gatos podem estar a servir de intermediários para transmitir o vírus aos humanos.

Cinco dos oito pacientes em que foram encontrados anticorpos do BoDV-1 tinham gatos. Pelo menos dois destes felinos, a certa altura, trouxeram pequenos animais para casa. Apesar do risco de contaminação ser relativamente baixo, os investigadores alertaram os alemães a estarem atentos aos animais que os seus gatos possam eventualmente trazer para casa.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. O Crocidura leucodon, ou musaranho de dentes brancos bicolor é uma das várias dezenas de espécies de musaranhos. Estes animais não são roedores, mas sim insectívoros.

  2. Reparem para o bichinho a sair de um buraco, anda muito em voga aqui em Portugal, há que trazer especialistas estrangeiros para verificarem a peste que nos andam a transmitir.

RESPONDER

Há dois anos, o Governo deu luz verde a doutoramentos nos politécnicos (mas ainda não mudou a lei)

O Governo deu luz verde aos doutoramentos nos politécnicos e, por isso, criou em 2018 uma lei para mudar o panorama. Contudo, esta só funciona se a Lei de Bases mudar. Em 2018, o Conselho de …

Neymar recusa treinar depois de não ser convocado

O futebolista brasileiro Neymar, que joga atualmente no PSG, recusou-se a treinar no dia seguinte a não ter sido convocado para o jogo frente ao Dijon, para a Taça de França, revelou esta quarta-feira o …

"Poesia de emergência". Espanhóis criam número de telefone para quem quiser ouvir poemas

O projeto "Poesia de Emergência" nasceu no início de 2018 e tem mais de uma centena de voluntários que recitam poemas próprios autores conhecidos. Basta ligar para um número.   A ideia, que já tem voluntários em …

Vitalino Canas: "Andei 40 anos a preparar-me para ser juiz do Tribunal Constitucional"

O ex-secretário de Estado Vitalino Canas assumiu hoje, no parlamento, que esteve nos últimos “40 anos” a preparar-se para “ser juiz do Tribunal Constitucional”, e salientou que se for eleito não será porta-voz “de nenhum …

Lei que proíbe eutanásia "comercial" considerada inconstitucional por tribunal alemão

O Tribunal Constitucional da Alemanha considerou esta quarta-feira inconstitucional uma lei de 2015 que proíbe o suicídio assistido "organizado" por médicos ou associações. A lei privou doentes em fase terminal do "direito de escolher [a sua] …

Relatório policial acusa adeptos portistas de racismo contra jogador do Moreirense

O FC Porto está a ser alvo de um processo disciplinar por acusações de racismo contra um jogador guineense do Moreirense, numa partida disputada dia 10 de janeiro. Depois de toda a polémica a envolver Marega, …

Montijo: Lei que permite veto dos municípios ao aeroporto é "desajustada e desproporcional

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, defendeu hoje, em Lisboa que a lei que permite aos municípios vetar a construção do aeroporto do Montijo é “desajustada e desproporcional”, pelo que deve ser alterada. “O debate …

Multimilionários chineses são quase 800. Já superaram os norte-americanos

O número de novos multimilionários chineses cresceu a um nível recorde até 31 de janeiro, ultrapassando os Estados Unidos (EUA). Apesar do surto do novo coronavírus, que tem afetado a economia chinesa, há empresas que …

Ex-jogador dos Chicago Bulls assina pelo FC Porto

O FC Porto contratou até final da época o basquetebolista norte-americano Rawle Alkins, que já jogou na NBA ao serviço dos Chicago Bulls, para substituir o lesionado compatriota Will Sheehey, anunciou hoje o clube. “Sei que …

Sánchez e Torra iniciam diálogo. Mas mantêm braço de ferro sobre a Catalunha

Os governos de Espanha e da Catalunha iniciam esta quarta-feira o diálogo sobre a questão catalã. Mas se por parte do primeiro os membros da mesa são todos ministros, do lado catalão, alguns dos escolhidos …