Este animal aparentemente inofensivo pode estar a espalhar uma doença mortal entre humanos

CreativeNature_nl / Canva

Crocidura leucodon

Um animal de aspeto amigável pode estar a contaminar humanos com uma doença mortal. Os gatos podem estar a servir de intermediários, de uma forma que os cientistas ainda não conseguiram perceber totalmente.

O vírus 1 da doença de Borna (BoDV-1) é transmitido por insectívoros e foi relatado em animais durante vários anos. Agora, sabe-se que também que não só é capaz de infetar humanos, como pode ser fatal. Um estudo foi publicado este mês por uma equipa de cientistas alemães na revista científica Infectious Diseases.

O único hospedeiro natural conhecido é a Crocidura leucodon, mais conhecida por musaranho. No entanto, misteriosamente, o vírus infeta estes animais sem lhes provocar qualquer tipo de doença.

Nos humanos, de acordo com o Inverse, a situação é completamente oposta, sendo capaz de causar encefalite, uma rara condição em que o cérebro fica irritado e inchado. Os sintomas são muito semelhantes aos de uma gripe, mas no pior dos casos pode levar a alucinações, convulsões, perda de sensação e até mesmo à morte.

Ao analisarem 56 pacientes com encefalite ao longo de 20 anos encontraram anticorpos do BoDV-1 em oito casos. Surpreendentemente, os cientistas ainda não sabem como nem porque é que os humanos estão a ser infetados.

Porém, os investigadores acreditam que o culpado é o musaranho, um insetívoro que à primeira vista parece ser inofensivo, mas que em alguns casos pode mesmo ser venenoso. Além disso, suspeitam que os gatos podem estar a servir de intermediários para transmitir o vírus aos humanos.

Cinco dos oito pacientes em que foram encontrados anticorpos do BoDV-1 tinham gatos. Pelo menos dois destes felinos, a certa altura, trouxeram pequenos animais para casa. Apesar do risco de contaminação ser relativamente baixo, os investigadores alertaram os alemães a estarem atentos aos animais que os seus gatos possam eventualmente trazer para casa.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. O Crocidura leucodon, ou musaranho de dentes brancos bicolor é uma das várias dezenas de espécies de musaranhos. Estes animais não são roedores, mas sim insectívoros.

  2. Reparem para o bichinho a sair de um buraco, anda muito em voga aqui em Portugal, há que trazer especialistas estrangeiros para verificarem a peste que nos andam a transmitir.

RESPONDER

Portugal ultrapassa as 400 vítimas mortais. Cordão sanitário em Castro Daire equacionado

Portugal regista esta quinta-feira 409 mortos associados à covid-19, mais 29 do que na quarta-feira, e 13.956 infetados (mais 815), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Trata-se de um aumento de 6% …

"Em segundo plano". OM alerta para falta de resposta para doentes prioritários não covid-19

A Ordem dos Médicos (OM) alertou esta quinta-feira para a falta de resposta aos doentes prioritários não covid-19, que diz estarem a ser relegados para segundo plano, em áreas que “não podem esperar” como a …

Lagarde contraria Draghi. Perdão de dívida às empresas é “impensável”

A presidente do Banco Central Europeu considera "impensável" conceder um perdão de dívida generalizado das dívidas contraídas pelas empresas, ao contrário do que sugeriu o antigo presidente do BCE, Mario Draghi. “Parece-me totalmente impensável. Não é …

No Norte, espera-se duas semanas para fazer testes à covid-19

Na Área Metropolitana do Porto, muitos esperam duas semanas para realizar o teste à covid-19, denunciam vários autarcas. Em causa está a falta de material e equipamentos. Mais de metade dos casos confirmados de covid-19 em …

António Costa adia decisão sobre reabertura das escolas para o fim do mês

O Governo anuncia, esta quinta-feira, a decisão em relação às atividades letivas no terceiro período, depois de ter ouvido durante dois dias especialistas, representantes da comunidade escolar, partidos, sindicatos e os órgãos consultivos do Ministério …

Sánchez insta a oposição a seguir o exemplo de Portugal (e exige solidariedade europeia sem fissuras)

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, pediu esta quinta-feira à oposição de direita para seguir o exemplo de Portugal, onde o presidente do PSD, Rui Rio, fez um “discurso emotivo” a desejar “boa sorte” e a oferecer …

Clube alemão vendeu 100 mil bilhetes para um jogo contra um "adversário invisível"

O Lokomotive Leipzig, da quarta divisão alemã, vendeu mais de 100 mil bilhetes virtuais a um euro cada para um jogo contra um "adversário invisível", a realizar no próximo dia 8 de Maio. A venda de …

Rui Pinto aceita revelar passwords dos discos encriptados que lhe foram apreendidos

Uma das condições para Rui Pinto ser colocado em prisão domiciliária terá passado pela sua colaboração com as autoridades. O hacker português vai revelar as passwords dos discos rígidos encriptados que lhe foram apreendidos. Rui Pinto, …

FC Porto de olho no espanhol Alex Centelles

A imprensa espanhola avança que os dragões estão de olho no lateral esquerdo Álex Centelles, jogador do Valência que neste momento joga no Famalicão. Segundo o programa espanhol Tiempo de Descuento, citado pelo jornal A Bola, …

Aumentos na Função Pública? Siza Vieira "não sabe", CGTP diz ser "inaceitável" e UGT quer negociar

Os aumentos para a Função Pública prometidos pelo Governo de António Costa estão em risco por causa da pandemia de covid-19. Mas a CGTP e a UGT não desistem, ainda que de formas diferentes. O …