/

Este animal aparentemente inofensivo pode estar a espalhar uma doença mortal entre humanos

15

CreativeNature_nl / Canva

Crocidura leucodon

Um animal de aspeto amigável pode estar a contaminar humanos com uma doença mortal. Os gatos podem estar a servir de intermediários, de uma forma que os cientistas ainda não conseguiram perceber totalmente.

O vírus 1 da doença de Borna (BoDV-1) é transmitido por insectívoros e foi relatado em animais durante vários anos. Agora, sabe-se que também que não só é capaz de infetar humanos, como pode ser fatal. Um estudo foi publicado este mês por uma equipa de cientistas alemães na revista científica Infectious Diseases.

O único hospedeiro natural conhecido é a Crocidura leucodon, mais conhecida por musaranho. No entanto, misteriosamente, o vírus infeta estes animais sem lhes provocar qualquer tipo de doença.

Nos humanos, de acordo com o Inverse, a situação é completamente oposta, sendo capaz de causar encefalite, uma rara condição em que o cérebro fica irritado e inchado. Os sintomas são muito semelhantes aos de uma gripe, mas no pior dos casos pode levar a alucinações, convulsões, perda de sensação e até mesmo à morte.

Ao analisarem 56 pacientes com encefalite ao longo de 20 anos encontraram anticorpos do BoDV-1 em oito casos. Surpreendentemente, os cientistas ainda não sabem como nem porque é que os humanos estão a ser infetados.

Porém, os investigadores acreditam que o culpado é o musaranho, um insetívoro que à primeira vista parece ser inofensivo, mas que em alguns casos pode mesmo ser venenoso. Além disso, suspeitam que os gatos podem estar a servir de intermediários para transmitir o vírus aos humanos.

Cinco dos oito pacientes em que foram encontrados anticorpos do BoDV-1 tinham gatos. Pelo menos dois destes felinos, a certa altura, trouxeram pequenos animais para casa. Apesar do risco de contaminação ser relativamente baixo, os investigadores alertaram os alemães a estarem atentos aos animais que os seus gatos possam eventualmente trazer para casa.

  ZAP //

15 Comments

  1. O Crocidura leucodon, ou musaranho de dentes brancos bicolor é uma das várias dezenas de espécies de musaranhos. Estes animais não são roedores, mas sim insectívoros.

  2. Reparem para o bichinho a sair de um buraco, anda muito em voga aqui em Portugal, há que trazer especialistas estrangeiros para verificarem a peste que nos andam a transmitir.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.