Animais vão “encolher” 25% devido à destruição humana do planeta

(dr) Rob Cooke

A mão humana na destruição da biodiversidade pode fazer com os animais mais pequenos, que ocupam menos espaço, tenham mais probabilidade de sobreviver do que os animais maiores.

O número de seres humanos tem aumentado exponencialmente e, eventualmente, poderá chegar ao ponto em que o espaço que temos para nós seja cada vez menor e tenhamos que nos expandir para zonas anteriormente ocupadas por animais.

Nesse caso, os animais mais pequenos e que ocupam menos espaço poderão ter mais probabilidade de sobreviverem. Por outro lado, animais de grande porte terão cada vez menos espaço para si e poderá levar à sua extinção. Por isso, calcula-se que, dentro do próximo século, o tamanho médio de um animal na Terra “encolha” 25%.

Estas são as conclusões de um estudo publicado este mês na revista Nature Communications, que realça ainda que os grandes mamíferos e as aves são provavelmente os que vão sofrer mais com a influência humana.

Para perceberem como as espécies podiam ser afetadas, os cientistas da Universidade de Southampton estudaram a massa corporal, o tamanho da ninhada, o habitat, a dieta e a vida útil de mais de 15 mil mamíferos e aves. Seguidamente, cruzaram a informação com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza.

“De longe, a maior ameaça aos pássaros e mamíferos é a humanidade – com os habitats a serem destruídos devido ao nosso impacto no planeta, como desmatamento, caça, agricultura intensiva, urbanização e os efeitos do aquecimento global”, disse o autor do estudo, Rob Cooke.

De acordo com o All That’s Interesting, as pequenas espécies que se alimentam de insetos, que têm grandes ninhadas e que aguentam vários climas, serão as mais resistentes a sobreviverem.

“O ‘encolher’ substancial de espécies que previmos poderia gerar impactos negativos adicionais para a sustentabilidade a longo prazo da ecologia e da evolução”, acrescentou Cooke.

A perda de animais como o rinoceronte ou o condor, segundo o autor do estudo, podem levar a que outras espécies sofram por tabela. “Se os perdermos, outras espécies que dependem deles também podem ser extintas”, explicou o cientista.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ensino Superior com mais concursos para professores em 2019

As instituições de Ensino Superior abriram, em 2019, mais 948 concursos para a carreira docente do que em 2018, anunciou, esta quinta-feira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. De acordo com uma nota do …

Paulo Gonçalves. Seguradoras atrasam autópsia e trasladação do corpo para Portugal

Paulo Gonçalves faleceu no domingo, aos 40 anos, na sequência de uma queda sofrida ao quilómetro 273 da sétima de 12 etapas do Rali Dakar. Exigências das seguradoras quanto a despistes toxicológicos ao corpo de Paulo …

Estivadores vão fazer greve em Setúbal e ameaçam fazer o mesmo em Lisboa

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou esta sexta-feira que vai entregar já na segunda-feira um pré-aviso de greve no Porto de Setúbal e ameaça fazer o mesmo no Porto de Lisboa. “Os trabalhadores …

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE aos contratos individuais do Estado e aos precários regularizados no PREVPAP, disse Alexandra Leitão, esta sexta-feira, no Parlamento. A ministra da Modernização do Estado e da Administração …

Países "lutam" por fundos europeus para neutralizar emissões de carbono

Um novo fundo de 100 mil milhões destinado a neutralizar as emissões de dióxido de carbono na Europa até 2050 está em disputa por vários países. A Comissão Europeia quer implementar um fundo de 100 mil …

Tribunal japonês suspende atividade de reator nuclear que tinha recebido luz verde

Um tribunal no Japão ordenou esta sexta-feira que o reator nuclear da central de Ikata (oeste do país) pare por razões de segurança, numa decisão que revoga uma anterior que deu luz verde ao seu …

Panamá. Sete corpos encontrados em vala comum em área indígena controlada por seita religiosa

Os corpos de sete pessoas foram encontrados na quinta-feira numa vala comum numa área indígena do Panamá controlada por uma seita religiosa, entre eles o de uma grávida e cinco dos seus filhos. Outras 15 …