Animais marinhos mortos nas praias russas. Derrame de petróleo terá causado (outro) desastre ecológico

(cv) Cristina Rozenberg

Um dos polvos sem vida que deram à costa na praia de Khalaktyrsky, na Rússia

Vários animais marinhos apareceram mortos numa praia de Kamchatka, na Rússia, na semana passada. Habitantes locais alegaram que a cor da água mudou e a causa do desastre poderá estar relacionada com um derrame de petróleo.

Anna Strelchenko, cidadã russa, encontrou na semana passada vários animais marinhos mortos na praia e gravou um vídeo para as suas redes sociais, onde mostra um pedaço de areia coberto de peixes, estrelas do mar, ouriços-do-mar e polvos mortos.

“Nunca esperei que o meu vídeo recebesse tanta atenção – pensava que isto fosse apenas o resultado de uma tempestade muito forte”, disse Strelchenko ao The Washington Post. “Mas senti-me muito mal ao ver todos aqueles polvos mortos na praia. Não eram só um ou dois, deviam ser uns vinte”, acrescentou.

Quatro meses depois de um reservatório em Norilsk, no norte da Rússia, ter entrado em colapso e libertado 20 mil toneladas de diesel no meio ambiente, acredita-se que outro derrame de petróleo seja o responsável pelo incidente em Kamchatka.

No sábado, o Ministério de Recursos Naturais e Ecologia de Kamchatka partilhou um vídeo da praia de Khalaktyrsky com a seguinte legenda: “A cor da água é normal, o cheiro do ar é normal, a praia está completamente limpa… Nada anómalo foi registado.”

E a reação nas redes sociais não tardou. Anton Morozov, um surfista e blogger russo, respondeu com um post no Instagram, onde partilhou vídeos que mostravam as diferentes tonalidades na água do mar e animais marinhos mortos.

Além disso, Morozov contou que vários surfistas da região começaram a ter “sintomas estranhos e desagradáveis ​​depois de surfar”, como visão turva, olhos secos e dor de garganta. “O oceano está em perigo, e todos nós também. Não sabemos de onde veio o veneno nem quem provocou a situação, mas uma coisa é certa – não se pode surfar”, disse.

A água não cheira a oceano, está viscosa, amarga, suja, e os peixes estão mortos na praia, nem as focas se comportam naturalmente. Ficam muito tempo à superfície, sem nos prestarem atenção e sem mergulhar na água. É um desastre”, acrescentou o surfista.

A praia de Khalaktyrsky – que é popular entre praticantes de surf e fica a cerca de 32 quilómetros do local onde Strelchenko filmou o primeiro vídeo – tem sido alvo de variadas queixas dos surfistas locais.

Katya Dyba, que trabalha na Snowave Surf School, disse que ficou com a visão turva, dores de garganta, náuseas e fadiga depois de ir surfar, no dia 14 de setembro, e que outros surfistas foram posteriormente diagnosticados com envenenamento.

A Greenpeace confirmou que os testes feitos nas amostras de água daquela praia mostraram níveis de petróleo quatro vezes mais altos do que o normal e níveis de fenol 2,5 vezes mais altos.

“Havia uma película amarela esverdeada sobre a água”, disse Dyba. “Agora, a situação parece melhor na praia de Khalaktyrsky, mas sabemos que a contaminação se moveu para o sul porque as pessoas de lá estão a encontrar os mesmos sinais – animais mortos.”

No domingo, o tom do governo local mudou. O governador de Kamchatka, Vladimir Solodov, disse que foram enviadas amostras de água para Moscovo e que essas serão analisadas. Solodov prometeu ainda despedir qualquer pessoa que tenha tentado deliberadamente encobrir a crise.

“Soubemos desta situação ambiental através de bloggers“, disse Solodov. “Vou dirigir-me às autoridades federais com a proposta de estabelecer um sistema unificado de controlo dos fatores nocivos ao meio ambiente.”

“Devemos vigiar constantemente a condição do nosso principal tesouro, o oceano, e tomar as medidas adequadas. A situação de hoje prova que este trabalho de controlo deve ser intensificado – como está agora, não é suficiente”, acrescentou.

View this post on Instagram

Камчатка. Авачинская Бухта. Маленькая бухточка Безымянная. Ровно 4 дня назад @lefffu именно там сняла свое видео, которое я опубликовала на своей странице. Это видео снято сегодня утром. Жуткий запах. Мой товарищ нырял сегодня в двух местах. Чуть позже выложу видео, что он там увидел. Сегодня мы на моторной лодке с ним посетили 4 места. Бухта Станицкого, Безымянная, район бухты Гротовой (как раз на выходе из бухты в Тихий Океан), бухту Шлюпочную. Последняя находится на другой стороне Авачинской бухты. Последствия, конечно, видны везде. Местами у берега цвет воды очень мутный, визуально видно границу где вода чище. На берегу Безымянной и Шлюпочной выброшены морские ежи, животные, крабы, рыбы. #спаститихий #safetheocean #kamchatka #pacificocean @_svetlana__radionova_ @greenpeace @greenpeaceru @snowave_kamchatka @lefffu @yuridud.life @yurydud

A post shared by Kristy Fury (@kristy_rozenberg) on

“Uma pessoa sente-se impotente”, disse Cristina Rozenberg, que trabalha para uma empresa de turismo em Kamchatka. “É uma verdadeira tragédia, não sabemos como podemos ajudar. Todos nós vivemos deste oceano, comemos coisas deste oceano e os nossos filhos brincam neste oceano.”

“Honestamente, não sei quem é o responsável e também não tenho a certeza de que as autoridades locais saibam o que fazer”, concluiu Rozenberg.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …