Angola pode ser o próximo país africano a entrar em “default”

jensaar / Flickr

A cidade de Luanda, Angola, vista do mar

A cidade de Luanda, Angola, vista do mar

O analista John Ashbourne, da consultora Capital Economics, considera que Angola é o país em África que mais probabilidades tem de enfrentar uma crise financeira como a de Moçambique, que hoje entrou oficialmente em ‘default’.

“Dado o opaco e muitas vezes sigiloso Governo, é o país mais provável de lançar uma surpresa ao estilo de Moçambique, anunciando que as coisas estão muito piores do que os números oficiais sugerem”, disse o analista da consultora britânica, responsável pelo departamento africano.

Em declarações à Bloomberg no seguimento do incumprimento financeiro de Moçambique, Ashbourne argumentou que Angola, a terceira maior economia africana depois da Nigéria e da África do Sul, “tem uma economia em dificuldades, uma moeda sobrevalorizada e volumes excessivos de dívida pública e privada”.

A possibilidade de o incumprimento financeiro de Moçambique, hoje materializado, poder estender-se a mais países africanos, é um dos temas que os analistas dizem estar a preocupar os investidores, com o modelo de risco de crédito soberano da agência financeira Bloomberg a apontar o Senegal, Tunísia, Gana e Zâmbia como os mais problemáticos.

O modelo da Bloomberg usa dados que incluem o défice orçamental, as reservas externas, o crédito malparado nos bancos e a instabilidade política para calcular as probabilidades de incumprimento financeiro por parte dos Estados.

“O ‘default’ de Moçambique levantou o receio de uma série de crises da dívida em África”, acrescentou o economista e analista da Capital Economics.

“Apesar de o risco de contágio numa região com economias díspares e poucas ligações económicas entre si ser baixo, alguns países podem enfrentar dificuldades no pagamento ou na reestruturação de títulos de dívida pública vendidos durante os anos de grande crescimento”, concluiu o responsável.

Além dos quatro países identificados como problemáticos pelo modelo da Bloomberg, este economista identificou também, para além de Angola, o Quénia e a Costa do Marfim como os que têm mais probabilidade de entrar em incumprimento financeiro, seja por razões económicas, seja por instabilidade política.

Moçambique entrou hoje oficialmente em incumprimento financeiro, depois de terminar na quinta-feira o período de tolerância para o pagamento de 60 milhões de dólares referentes à prestação de janeiro da emissão de dívida pública feita em abril.

Torna-se, assim, o primeiro país do continente a falhar um pagamento de dívida desde que a Costa do Marfim não foi capaz de honrar os compromissos financeiros, em 2011.

// Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Como é que possivel um país destes, com tantos recursos naturais e uma densidade populacional relativamente pequena, entrar em colapso financeiro. É preciso haver mesmo MUITOS GATUNOS E CORRUPTOS a governar aquele país. Autêntica vergonha. Tinham todas as condições para ser um País pujante economica, financeira e socialmente.

    • Ah?
      Idêntico a quê?!
      Não há nenhum país no mundo que, com os recursos semelhantes aos de Angola, tenha entrado em default (que, pelo seu brilhante cometário, duvido que sabia sequer o que é)!!

    • Caso não tenha reparado, a noticia é sobre Angola (e nada tem a ver com Portugal)!!
      Vergonhosos são esses comentários tristes e complementarmente”ao lado”!

  2. Afinal quem são os verdadeiros inimigos e sugadores dos africanos? Ou será que o petróleo e os diamantes são falsos! Não oiço nem vejo por aqui o PCP e seus parceiros de esquerda andarem a gabar a sorte dos países africanos que lhes caiu na rifa a libertação chefiada por Moscovo e companhia e que eles tanto colaboraram e aplaudiram e em contrapartida oiço quase diariamente que o mar Mediterrâneo engoliu mais uns tantos fugidos desses prometidos paraísos, algo não está a dar certo!.

  3. Ok, tudo bem, de qualquer modo Portugal não tem nem de perto nem de longe os recursos naturais de Angola… mas tmb estou de acordo que esta esquerdalhice (PSD & Cª. incluídos) que desde o 25 tomou conta disto, fu….. o país todo.
    A propósito… o Dos Santos anunciou hoje q não se vai candidatar às próximas… estão a ver o filme n’é? depois de sugar aquilo tudo agora quer ver se aguenta o saque nas manitas… era bem feito que ganhasse outro e que o pusesse dentro e lhe confiscasse a muamba toda… pode ser q ainda se f…da!! ele e a corja circundante… VÁ LÁ ANGOLANOS aproveitem a oportunidade… ABRAM O OLHO DA TESTA!!!!!!!!!!!!

  4. Como é que é possível um país com tantos recursos chegar a este ponto?!
    É quando estes estão todos nas mãos de um clã que saca tudo e não deixa nada para o resto do país/povo!…
    Claro que depois é fácil a Isabelinha ser a mulher mais rica do mundo, enquanto os conterrâneos morrem à fome ou com doenças extintas na Europa à mais de 50 anos e tem a maior taxa de mortalidade infantil do mundo(superior por exemplo à da Síria em guerra)!!

RESPONDER

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …