Angola pode ser o próximo país africano a entrar em “default”

jensaar / Flickr

A cidade de Luanda, Angola, vista do mar

A cidade de Luanda, Angola, vista do mar

O analista John Ashbourne, da consultora Capital Economics, considera que Angola é o país em África que mais probabilidades tem de enfrentar uma crise financeira como a de Moçambique, que hoje entrou oficialmente em ‘default’.

“Dado o opaco e muitas vezes sigiloso Governo, é o país mais provável de lançar uma surpresa ao estilo de Moçambique, anunciando que as coisas estão muito piores do que os números oficiais sugerem”, disse o analista da consultora britânica, responsável pelo departamento africano.

Em declarações à Bloomberg no seguimento do incumprimento financeiro de Moçambique, Ashbourne argumentou que Angola, a terceira maior economia africana depois da Nigéria e da África do Sul, “tem uma economia em dificuldades, uma moeda sobrevalorizada e volumes excessivos de dívida pública e privada”.

A possibilidade de o incumprimento financeiro de Moçambique, hoje materializado, poder estender-se a mais países africanos, é um dos temas que os analistas dizem estar a preocupar os investidores, com o modelo de risco de crédito soberano da agência financeira Bloomberg a apontar o Senegal, Tunísia, Gana e Zâmbia como os mais problemáticos.

O modelo da Bloomberg usa dados que incluem o défice orçamental, as reservas externas, o crédito malparado nos bancos e a instabilidade política para calcular as probabilidades de incumprimento financeiro por parte dos Estados.

“O ‘default’ de Moçambique levantou o receio de uma série de crises da dívida em África”, acrescentou o economista e analista da Capital Economics.

“Apesar de o risco de contágio numa região com economias díspares e poucas ligações económicas entre si ser baixo, alguns países podem enfrentar dificuldades no pagamento ou na reestruturação de títulos de dívida pública vendidos durante os anos de grande crescimento”, concluiu o responsável.

Além dos quatro países identificados como problemáticos pelo modelo da Bloomberg, este economista identificou também, para além de Angola, o Quénia e a Costa do Marfim como os que têm mais probabilidade de entrar em incumprimento financeiro, seja por razões económicas, seja por instabilidade política.

Moçambique entrou hoje oficialmente em incumprimento financeiro, depois de terminar na quinta-feira o período de tolerância para o pagamento de 60 milhões de dólares referentes à prestação de janeiro da emissão de dívida pública feita em abril.

Torna-se, assim, o primeiro país do continente a falhar um pagamento de dívida desde que a Costa do Marfim não foi capaz de honrar os compromissos financeiros, em 2011.

// Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Como é que possivel um país destes, com tantos recursos naturais e uma densidade populacional relativamente pequena, entrar em colapso financeiro. É preciso haver mesmo MUITOS GATUNOS E CORRUPTOS a governar aquele país. Autêntica vergonha. Tinham todas as condições para ser um País pujante economica, financeira e socialmente.

    • Ah?
      Idêntico a quê?!
      Não há nenhum país no mundo que, com os recursos semelhantes aos de Angola, tenha entrado em default (que, pelo seu brilhante cometário, duvido que sabia sequer o que é)!!

    • Caso não tenha reparado, a noticia é sobre Angola (e nada tem a ver com Portugal)!!
      Vergonhosos são esses comentários tristes e complementarmente”ao lado”!

  2. Afinal quem são os verdadeiros inimigos e sugadores dos africanos? Ou será que o petróleo e os diamantes são falsos! Não oiço nem vejo por aqui o PCP e seus parceiros de esquerda andarem a gabar a sorte dos países africanos que lhes caiu na rifa a libertação chefiada por Moscovo e companhia e que eles tanto colaboraram e aplaudiram e em contrapartida oiço quase diariamente que o mar Mediterrâneo engoliu mais uns tantos fugidos desses prometidos paraísos, algo não está a dar certo!.

  3. Ok, tudo bem, de qualquer modo Portugal não tem nem de perto nem de longe os recursos naturais de Angola… mas tmb estou de acordo que esta esquerdalhice (PSD & Cª. incluídos) que desde o 25 tomou conta disto, fu….. o país todo.
    A propósito… o Dos Santos anunciou hoje q não se vai candidatar às próximas… estão a ver o filme n’é? depois de sugar aquilo tudo agora quer ver se aguenta o saque nas manitas… era bem feito que ganhasse outro e que o pusesse dentro e lhe confiscasse a muamba toda… pode ser q ainda se f…da!! ele e a corja circundante… VÁ LÁ ANGOLANOS aproveitem a oportunidade… ABRAM O OLHO DA TESTA!!!!!!!!!!!!

  4. Como é que é possível um país com tantos recursos chegar a este ponto?!
    É quando estes estão todos nas mãos de um clã que saca tudo e não deixa nada para o resto do país/povo!…
    Claro que depois é fácil a Isabelinha ser a mulher mais rica do mundo, enquanto os conterrâneos morrem à fome ou com doenças extintas na Europa à mais de 50 anos e tem a maior taxa de mortalidade infantil do mundo(superior por exemplo à da Síria em guerra)!!

RESPONDER

Até as estrelas têm auroras (e já as podemos ver)

Uma equipa internacional de astrónomos observou sinais de rádio estranhos vindos de uma anã vermelha. Estas ondas bizarras estavam a ser produzidas pela interação com um exoplaneta que orbitava a estrela, criando uma aurora. Apesar de …

Tiroteios em dois bares fazem oito mortos na Alemanha

Pelo menos oito pessoas morreram hoje em dois tiroteios em dois bares na cidade alemã de Hanau, no centro do país, indicou a polícia local, sem precisar o número. O primeiro tiroteio ocorreu num bar de …

Descobertos sarcófago e altar dedicado ao fundador de Roma do século VI a.C.

Os dois objetos foram descobertos numa área subterrânea perto da Cúria, foi anunciado esta terça-feira. Um sarcófago considerado "excecional" e um altar do século VI a.C., que poderá ter sido dedicado a Rómulo, fundador de Roma, …

40 anos depois, cientistas identificam falha fundamental na eficiência dos painéis solares

Os painéis solares são uma das invenções mais impressionantes, mas é emergente descobrir como torná-los ainda mais eficientes. Recentemente, uma equipa de cientistas resolveu um mistério de 40 anos em torno de um dos principais …

SIC vai lançar serviço de streaming e canal de e-sports este ano

A SIC vai avançar para uma plataforma de streaming ainda em 2020. A "Netflix à portuguesa" ainda não tem nome, mas tem como objetivo "encontrar mais e novas audiências". Em entrevista ao jornal Público, o CEO …

Dagmar Turner tocou violino enquanto lhe era removido um tumor do cérebro

Uma paciente do King's College Hospital, no Reino Unido, tocou violino enquanto os médicos lhe removiam um tumor do cérebro. Desta forma, foi possível preservar a sua capacidade de tocar e a sua paixão de 40 …

"Não é aceitável". Tribunal de Contas refuta acusações de Manuel Heitor

O Tribunal de Contas (TdC) refutou as acusações do ministro do Ensino Superior sobre a auditoria ao modelo de financiamento do setor, considerando-as inaceitáveis e infundadas. "O tribunal tem o máximo respeito pela opinião dos auditados, …

"Lava que se farta". Isabel dos Santos recorre da absolvição de Ana Gomes

A empresária angolana recorreu para o Tribunal da Relação de Lisboa por causa das publicações no Twitter nas quais a antiga eurodeputada acusa a empresária, por exemplo, de "lavar que se farta". Em janeiro, o Tribunal …

Ministro considera "inaceitável" que TAP pague prémios em ano de prejuízos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação considerou "inaceitável" que a TAP, empresa que "tem 100 milhões de euros de prejuízos" em 2019, atribua prémios a uma minoria de trabalhadores. "É uma falta de respeito para …

Eventos climáticos extremos podem levar os EUA a uma crise económica, revela estudo

Um relatório recentemente divulgado revela que os eventos climáticos extremos podem levar os Estados Unidos (EUA) a uma crise económica sem precedentes, com uma maior incidência no mercado da energia. "Se o mercado não fizer um …