//

Angola pode ser o próximo país africano a entrar em “default”

9

jensaar / Flickr

A cidade de Luanda, Angola, vista do mar

A cidade de Luanda, Angola, vista do mar

O analista John Ashbourne, da consultora Capital Economics, considera que Angola é o país em África que mais probabilidades tem de enfrentar uma crise financeira como a de Moçambique, que hoje entrou oficialmente em ‘default’.

“Dado o opaco e muitas vezes sigiloso Governo, é o país mais provável de lançar uma surpresa ao estilo de Moçambique, anunciando que as coisas estão muito piores do que os números oficiais sugerem”, disse o analista da consultora britânica, responsável pelo departamento africano.

Em declarações à Bloomberg no seguimento do incumprimento financeiro de Moçambique, Ashbourne argumentou que Angola, a terceira maior economia africana depois da Nigéria e da África do Sul, “tem uma economia em dificuldades, uma moeda sobrevalorizada e volumes excessivos de dívida pública e privada”.

A possibilidade de o incumprimento financeiro de Moçambique, hoje materializado, poder estender-se a mais países africanos, é um dos temas que os analistas dizem estar a preocupar os investidores, com o modelo de risco de crédito soberano da agência financeira Bloomberg a apontar o Senegal, Tunísia, Gana e Zâmbia como os mais problemáticos.

O modelo da Bloomberg usa dados que incluem o défice orçamental, as reservas externas, o crédito malparado nos bancos e a instabilidade política para calcular as probabilidades de incumprimento financeiro por parte dos Estados.

“O ‘default’ de Moçambique levantou o receio de uma série de crises da dívida em África”, acrescentou o economista e analista da Capital Economics.

“Apesar de o risco de contágio numa região com economias díspares e poucas ligações económicas entre si ser baixo, alguns países podem enfrentar dificuldades no pagamento ou na reestruturação de títulos de dívida pública vendidos durante os anos de grande crescimento”, concluiu o responsável.

Além dos quatro países identificados como problemáticos pelo modelo da Bloomberg, este economista identificou também, para além de Angola, o Quénia e a Costa do Marfim como os que têm mais probabilidade de entrar em incumprimento financeiro, seja por razões económicas, seja por instabilidade política.

Moçambique entrou hoje oficialmente em incumprimento financeiro, depois de terminar na quinta-feira o período de tolerância para o pagamento de 60 milhões de dólares referentes à prestação de janeiro da emissão de dívida pública feita em abril.

Torna-se, assim, o primeiro país do continente a falhar um pagamento de dívida desde que a Costa do Marfim não foi capaz de honrar os compromissos financeiros, em 2011.

// Lusa

9 Comments

  1. Como é que possivel um país destes, com tantos recursos naturais e uma densidade populacional relativamente pequena, entrar em colapso financeiro. É preciso haver mesmo MUITOS GATUNOS E CORRUPTOS a governar aquele país. Autêntica vergonha. Tinham todas as condições para ser um País pujante economica, financeira e socialmente.

    • Ah?
      Idêntico a quê?!
      Não há nenhum país no mundo que, com os recursos semelhantes aos de Angola, tenha entrado em default (que, pelo seu brilhante cometário, duvido que sabia sequer o que é)!!

    • Caso não tenha reparado, a noticia é sobre Angola (e nada tem a ver com Portugal)!!
      Vergonhosos são esses comentários tristes e complementarmente”ao lado”!

  2. Afinal quem são os verdadeiros inimigos e sugadores dos africanos? Ou será que o petróleo e os diamantes são falsos! Não oiço nem vejo por aqui o PCP e seus parceiros de esquerda andarem a gabar a sorte dos países africanos que lhes caiu na rifa a libertação chefiada por Moscovo e companhia e que eles tanto colaboraram e aplaudiram e em contrapartida oiço quase diariamente que o mar Mediterrâneo engoliu mais uns tantos fugidos desses prometidos paraísos, algo não está a dar certo!.

  3. Ok, tudo bem, de qualquer modo Portugal não tem nem de perto nem de longe os recursos naturais de Angola… mas tmb estou de acordo que esta esquerdalhice (PSD & Cª. incluídos) que desde o 25 tomou conta disto, fu….. o país todo.
    A propósito… o Dos Santos anunciou hoje q não se vai candidatar às próximas… estão a ver o filme n’é? depois de sugar aquilo tudo agora quer ver se aguenta o saque nas manitas… era bem feito que ganhasse outro e que o pusesse dentro e lhe confiscasse a muamba toda… pode ser q ainda se f…da!! ele e a corja circundante… VÁ LÁ ANGOLANOS aproveitem a oportunidade… ABRAM O OLHO DA TESTA!!!!!!!!!!!!

  4. Como é que é possível um país com tantos recursos chegar a este ponto?!
    É quando estes estão todos nas mãos de um clã que saca tudo e não deixa nada para o resto do país/povo!…
    Claro que depois é fácil a Isabelinha ser a mulher mais rica do mundo, enquanto os conterrâneos morrem à fome ou com doenças extintas na Europa à mais de 50 anos e tem a maior taxa de mortalidade infantil do mundo(superior por exemplo à da Síria em guerra)!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.