Caso Ângelo Rodrigues. Como uma câmara hiperbárica pode ajudar a evitar amputação

angelorodrigues_oficial / Instagram

O actor Ângelo Rodrigues.

Depois de ter estado em coma induzido, de quatro cirurgias e de transfusões de sangue, os tratamentos numa câmara hiperbárica são a última esperança para o actor Ângelo Rodrigues, de 31 anos, internado com uma infecção grave devido a injecções de testosterona.

Ângelo Rodrigues começou, nesta semana, a fazer os tratamentos numa câmara hiperbárica, no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, com o intuito de debelar uma fasceíte necrotizante, uma infecção grave que causa a morte dos tecidos moles do corpo.

Uma fasceíte necrotizante é uma situação que “põe em risco a vida do doente” e que tem “uma elevada taxa de mortalidade“, como explica à Rádio Renascença a Capitão-Tenente Carla Amaro, subdirectora do Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica do Hospital das Forças Armadas.

Este problema grave que pode levar à amputação da perna do actor, caso a infecção não seja travada, é uma das situações para que é usada a terapia em câmara hiperbárica. O tratamento é aplicado também a casos de pé diabético, surdez súbita e lesões dos tecidos provocadas pela radioterapia.

Como funciona a câmara hiperbárica

Em Portugal, há seis câmaras hiperbáricas – além da do Hospital das Forças Armadas, existem uma em Matosinhos, outra no Algarve, duas nos Açores e uma na Madeira.

A câmara é pressurizada com ar comprimido, simulando a pressão atmosférica do fundo do mar, onde a pressão é superior ao que estamos habituados.

“Vamos pensar que é um submarino com umas escotilhas – existem várias câmaras. O doente é colocado na câmara, o ambiente é pressurizado” e “quando o doente estiver no fundo, com a pressão pretendida, é colocada uma máscara e inala oxigénio a 100%“, explica a Capitão-Tenente Carla Amaro.

“O nível de pressão depende do tratamento”, “pode ir até 15 metros de profundidade, que corresponde a duas atmosferas e meia, ou pode ser bastante mais”, frisa.

“Os tratamentos de rotina são normalmente de uma hora e meia, no total, com pressurização, o oxigénio a ser feito durante 75 minutos e depois a despressurização, mas há tratamentos prolongados que podem ir até 8 horas“, acrescenta.

No caso da fasceíte necrotizante que afecta Ângelo Rodrigues, a câmara hiperbárica “não só fornece o oxigénio necessário para produzir os radicais livres (moléculas produzidas pelas células, durante o processo de queima do oxigénio), para matar as bactérias – nós precisamos de radicais livres para as matar – como vai favorecer a actividade dos glóbulos brancos, para matar as bactérias”, realça a Capitão-Tenente.

“Por outro lado, faz com que a concentração do antibiótico nos tecidos em sofrimento seja superior, pelo aumento da pressão”, pelo que “vai melhorar a vascularização” e “a quantidade e a qualidade do colagénio, que é fundamental no nosso organismo”, diz ainda Carla Amaro.

O tratamento hiperbárico “melhora também a formação, de novo, do tecido muscular e do tecido ósseo”, promovendo a cicatrização dos tecidos moles, dos ossos e dos tendões, refere a subdirectora do Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica.

“Consequências graves para sempre”

Carla Amaro alerta, todavia, que “a medicina hiperbárica funciona como co-adjuvante” e que só por isso “não é suficiente para tratar uma infecção grave“. “Uma fasceíte necrotizante envolve uma equipa multidisciplinar de cirurgia, de medicamentos adequados”, diz.

E mesmo que o tratamento seja bem sucedido e que se consiga salvar a perna do actor, ele vai ficar com “consequências para sempre”, como refere ao Correio da Manhã a médica endocrinologista Sílvia Saraiva.

“Depende sempre da quantidade de músculo perdido, mas será sempre uma perna muito pouco funcional”, explica a especialista, referindo-se ao membro afectado pela infecção, em virtude das injecções de testosterona.

“Vai ter consequências graves para sempre, a todos os níveis”, acrescenta Sílvia Saraiva, notando que “vai ser muito complicado refazer-se de tudo o que passou, sabendo que há também um sentimento de culpa“.

SV, ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. se um trabalhador tem um acidente de trabalho e fica deficiente ninguém quer saber, o seguro não é pago, e a segurança social diz que o tipo tem seguro e por isso não tem direito a pensão de invalidez. O menino bonito fez asneira e o país inteiro chora o ‘drama’.

    • Drama é haver palermas como tu que não dizem nada de jeito e mesmo assim tem direito de mostrar publicamente toda a sua estupidez!…

      • Eu!Aquilo q o Pedrinho não é estupidez nenhuma, aliás, tem toda a razão naquilo que diz, Você é deve pertencer ao clube dos meninos mimados que não tem qualquer noção da realidade deste país. Só existem 3 camaras hiperbaricas em Portugal, que muito poderiam ajudar pessoas que sofreram AVC´s por exemplo, ja ouviu falar nisso? Claro que não!, estão reservadas a garotos mimados que usam drogas…
        e assim vai Portugal e você acha bem..
        Pobre de espirito…

        • Mais um palerma que vê CMTV e acha logo que sabe alguma coisa!…
          “Só existem 3 camaras hiperbaricas em Portuga.l…”
          “…estão reservadas a garotos mimados que usam drogas…”
          Só há 3?
          Estão “reservadas”?
          É preciso seres muito tosco para nem sequer teres lido a noticia antes de comentar:
          “Em Portugal, há seis câmaras hiperbáricas – além da do Hospital das Forças Armadas, existem uma em Matosinhos, outra no Algarve, duas nos Açores e uma na Madeira.”
          Tratar AVC’s em câmaras hiperbáricas?!
          Enfim…
          Tu, além de pobre de espírito, és complemente ignorante e não sabes nada de nada!…
          Quando se mistura a ignorância com a estupidez aparecem comentários como os teu!
          Agora vai lá “estudar” mais uma vez (ou pelo menos, ler as noticias até ao fim!) antes de comentar, para não fazes essas figuras…

  2. ACHO MT BEM DIVULGAREM TODA A INFORMAÇAO SOBRE O MUNDO DOS ESTEROIDES,PQ NC SE SB O DIA EM QUE PODERAS SER TU OU ALGUEM DA TUA FAMILIA A TE SER OFERECIDO OU TU QERES SER 1 MONSTRO DE MUSCULOS RAPIDOS E NAO SABERES OS EFEITOS SECUNDARIOS DOS ESTEROIDES TAIS CM A MORTE
    EU JA ANDEI NESSE MUNDO……..E E TAO FACIL E TAO CONVIDATIVO
    BASTA IR AO YOUTUBE,FACE ,INSTA,GOOGLE E ETC….E VOILA

    • Seria perfeito se toda essa “informação” a respeito dos anabolizantes e seus derivados fosse divulgada de modo correcta, instrutiva e por quem realmente poderia oferecer tais noções a respeito dos mesmos. O que não acontece. Com este caso, as especulações feitas por quem não têm quaisquer conhecimentos a respeito dos mesmos vai desinformar ainda mais do que já se estava. Mencionando que este caso teve esta consequência – se este caso foi efectivamente derivado ao uso de anabolizantes – devido ao mau-uso, autoaplicação e quantidade excessiva e não uma consequência objectiva do seu uso; aliás, não existem estudos científicos que afirmem e comprovem que anabolizantes causam os variadíssimos efeitos que a comunicação social estimula o espectador a acreditar. Lembrando ainda que, anabolizantes e principalmente testosterona não são drogas, são hormónios sintetizados que tem a finalidade de suprir e repor um déficit deste no metabolismo humano.

RESPONDER

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …

Tancos. Coronel da GNR nega pacto de silêncio

O ex-diretor de investigação criminal da GNR disse, esta segunda-feira, desconhecer qualquer pacto de silêncio com a Polícia Judiciária Militar que envolvesse a colaboração na investigação do furto das armas de Tancos. Na sessão desta segunda-feira …

Anel de curso perdido nos EUA encontrado 47 anos depois na Finlândia

Um anel de curso de um liceu nos Estados Unidos, perdido em 1973, foi agora descoberto numa floresta da Finlândia. De acordo com o The Guardian, Debra McKenna perdeu o anel de curso do marido em …