Caso Ângelo Rodrigues. Como uma câmara hiperbárica pode ajudar a evitar amputação

angelorodrigues_oficial / Instagram

O actor Ângelo Rodrigues.

Depois de ter estado em coma induzido, de quatro cirurgias e de transfusões de sangue, os tratamentos numa câmara hiperbárica são a última esperança para o actor Ângelo Rodrigues, de 31 anos, internado com uma infecção grave devido a injecções de testosterona.

Ângelo Rodrigues começou, nesta semana, a fazer os tratamentos numa câmara hiperbárica, no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, com o intuito de debelar uma fasceíte necrotizante, uma infecção grave que causa a morte dos tecidos moles do corpo.

Uma fasceíte necrotizante é uma situação que “põe em risco a vida do doente” e que tem “uma elevada taxa de mortalidade“, como explica à Rádio Renascença a Capitão-Tenente Carla Amaro, subdirectora do Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica do Hospital das Forças Armadas.

Este problema grave que pode levar à amputação da perna do actor, caso a infecção não seja travada, é uma das situações para que é usada a terapia em câmara hiperbárica. O tratamento é aplicado também a casos de pé diabético, surdez súbita e lesões dos tecidos provocadas pela radioterapia.

Como funciona a câmara hiperbárica

Em Portugal, há seis câmaras hiperbáricas – além da do Hospital das Forças Armadas, existem uma em Matosinhos, outra no Algarve, duas nos Açores e uma na Madeira.

A câmara é pressurizada com ar comprimido, simulando a pressão atmosférica do fundo do mar, onde a pressão é superior ao que estamos habituados.

“Vamos pensar que é um submarino com umas escotilhas – existem várias câmaras. O doente é colocado na câmara, o ambiente é pressurizado” e “quando o doente estiver no fundo, com a pressão pretendida, é colocada uma máscara e inala oxigénio a 100%“, explica a Capitão-Tenente Carla Amaro.

“O nível de pressão depende do tratamento”, “pode ir até 15 metros de profundidade, que corresponde a duas atmosferas e meia, ou pode ser bastante mais”, frisa.

“Os tratamentos de rotina são normalmente de uma hora e meia, no total, com pressurização, o oxigénio a ser feito durante 75 minutos e depois a despressurização, mas há tratamentos prolongados que podem ir até 8 horas“, acrescenta.

No caso da fasceíte necrotizante que afecta Ângelo Rodrigues, a câmara hiperbárica “não só fornece o oxigénio necessário para produzir os radicais livres (moléculas produzidas pelas células, durante o processo de queima do oxigénio), para matar as bactérias – nós precisamos de radicais livres para as matar – como vai favorecer a actividade dos glóbulos brancos, para matar as bactérias”, realça a Capitão-Tenente.

“Por outro lado, faz com que a concentração do antibiótico nos tecidos em sofrimento seja superior, pelo aumento da pressão”, pelo que “vai melhorar a vascularização” e “a quantidade e a qualidade do colagénio, que é fundamental no nosso organismo”, diz ainda Carla Amaro.

O tratamento hiperbárico “melhora também a formação, de novo, do tecido muscular e do tecido ósseo”, promovendo a cicatrização dos tecidos moles, dos ossos e dos tendões, refere a subdirectora do Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica.

“Consequências graves para sempre”

Carla Amaro alerta, todavia, que “a medicina hiperbárica funciona como co-adjuvante” e que só por isso “não é suficiente para tratar uma infecção grave“. “Uma fasceíte necrotizante envolve uma equipa multidisciplinar de cirurgia, de medicamentos adequados”, diz.

E mesmo que o tratamento seja bem sucedido e que se consiga salvar a perna do actor, ele vai ficar com “consequências para sempre”, como refere ao Correio da Manhã a médica endocrinologista Sílvia Saraiva.

“Depende sempre da quantidade de músculo perdido, mas será sempre uma perna muito pouco funcional”, explica a especialista, referindo-se ao membro afectado pela infecção, em virtude das injecções de testosterona.

“Vai ter consequências graves para sempre, a todos os níveis”, acrescenta Sílvia Saraiva, notando que “vai ser muito complicado refazer-se de tudo o que passou, sabendo que há também um sentimento de culpa“.

SV, ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. se um trabalhador tem um acidente de trabalho e fica deficiente ninguém quer saber, o seguro não é pago, e a segurança social diz que o tipo tem seguro e por isso não tem direito a pensão de invalidez. O menino bonito fez asneira e o país inteiro chora o ‘drama’.

    • Drama é haver palermas como tu que não dizem nada de jeito e mesmo assim tem direito de mostrar publicamente toda a sua estupidez!…

      • Eu!Aquilo q o Pedrinho não é estupidez nenhuma, aliás, tem toda a razão naquilo que diz, Você é deve pertencer ao clube dos meninos mimados que não tem qualquer noção da realidade deste país. Só existem 3 camaras hiperbaricas em Portugal, que muito poderiam ajudar pessoas que sofreram AVC´s por exemplo, ja ouviu falar nisso? Claro que não!, estão reservadas a garotos mimados que usam drogas…
        e assim vai Portugal e você acha bem..
        Pobre de espirito…

        • Mais um palerma que vê CMTV e acha logo que sabe alguma coisa!…
          “Só existem 3 camaras hiperbaricas em Portuga.l…”
          “…estão reservadas a garotos mimados que usam drogas…”
          Só há 3?
          Estão “reservadas”?
          É preciso seres muito tosco para nem sequer teres lido a noticia antes de comentar:
          “Em Portugal, há seis câmaras hiperbáricas – além da do Hospital das Forças Armadas, existem uma em Matosinhos, outra no Algarve, duas nos Açores e uma na Madeira.”
          Tratar AVC’s em câmaras hiperbáricas?!
          Enfim…
          Tu, além de pobre de espírito, és complemente ignorante e não sabes nada de nada!…
          Quando se mistura a ignorância com a estupidez aparecem comentários como os teu!
          Agora vai lá “estudar” mais uma vez (ou pelo menos, ler as noticias até ao fim!) antes de comentar, para não fazes essas figuras…

  2. ACHO MT BEM DIVULGAREM TODA A INFORMAÇAO SOBRE O MUNDO DOS ESTEROIDES,PQ NC SE SB O DIA EM QUE PODERAS SER TU OU ALGUEM DA TUA FAMILIA A TE SER OFERECIDO OU TU QERES SER 1 MONSTRO DE MUSCULOS RAPIDOS E NAO SABERES OS EFEITOS SECUNDARIOS DOS ESTEROIDES TAIS CM A MORTE
    EU JA ANDEI NESSE MUNDO……..E E TAO FACIL E TAO CONVIDATIVO
    BASTA IR AO YOUTUBE,FACE ,INSTA,GOOGLE E ETC….E VOILA

    • Seria perfeito se toda essa “informação” a respeito dos anabolizantes e seus derivados fosse divulgada de modo correcta, instrutiva e por quem realmente poderia oferecer tais noções a respeito dos mesmos. O que não acontece. Com este caso, as especulações feitas por quem não têm quaisquer conhecimentos a respeito dos mesmos vai desinformar ainda mais do que já se estava. Mencionando que este caso teve esta consequência – se este caso foi efectivamente derivado ao uso de anabolizantes – devido ao mau-uso, autoaplicação e quantidade excessiva e não uma consequência objectiva do seu uso; aliás, não existem estudos científicos que afirmem e comprovem que anabolizantes causam os variadíssimos efeitos que a comunicação social estimula o espectador a acreditar. Lembrando ainda que, anabolizantes e principalmente testosterona não são drogas, são hormónios sintetizados que tem a finalidade de suprir e repor um déficit deste no metabolismo humano.

RESPONDER

Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

Os asteróides desempenharam um "papel divino" na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido …

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …