/

Angela Merkel e Martin Schulz fecham acordo para coligação

Angela Merkel (CDU) e Martin Schulz (SPD) chegaram, esta sexta-feira, a acordo para a negociação formal de uma coligação governativa.

Angela Merkel, do partido democrata-cristão CDU, e Martin Schulz, líder do partido social-democrata (SPD), chegaram a um princípio de acordo para a negociação formal de um Governo de coligação.

Segundo o Público, este acordo – que é o resultado do fim das negociações que duraram toda a noite – põe fim a um impasse político que dura desde as eleições de setembro, altura em que Merkel não conseguiu a maioria para formar um executivo.

A Alemanha tem, desde setembro, um Governo de gestão que acaba por limitar a capacidade de iniciativa do executivo numa altura, como escreve o Diário de Notícias, em que França insiste na urgência de uma refundação da União Europeia.

Esta fase de conversações exploratórias serviu para que os partidos decidissem se existem bases para a Alemanha avançar com a negociação formal e, ao que tudo indica, há um princípio de acordo para um Governo de coligação. A Reuters avança que, após 24 horas, os líderes começaram a apresentar o plano aos membros dos partidos.

Inicialmente, o SPD recusou formar um governo de coligação. Merkel tentou então formar uma coligação com os liberais e os ecologistas, a chamada coligação “Jamaica”, mas as negociações falharam.

Foi então que Frank-Walter Steinmeier, atual presidente alemão e ministro do SPD na última grande coligação, pressionou Schulz para entrar em negociações com Merkel, para evitar uma nova ida às urnas, segundo o Público.

Agora, Merkel apenas tem a possibilidade de garantir uma coligação maioritária com os sociais-democratas do SPD, com quem já governou no anterior executivo (2013-2017), e que continua a gerir os assuntos correntes do país.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.