Merkel e Schulz prometem “nova política” no início das conversações para formar Governo

European Parliament / Flickr

Angela Merkel e Martin Schulz.

No início das negociações para formar Governo, a chanceler alemã Angela Merkel e o chefe dos sociais-democratas Martin Schulz prometeram, esta segunda-feira, “uma nova política” na Alemanha.

Este domingo, começaram os cinco dias de conversações exploratórias para avaliar se a União Democrata-Cristã (CDU), da chanceler Angela Merkel, a União Social-Cristã (o partido-gémeo da CDU na Baviera), e o Partido Social-Democrata (SPD) têm possibilidade de formar uma nova “grande coligação“, uma espécie de bloco central.

“Não podemos continuar como antes, os tempos mudaram e esta nova época apela a uma nova política”, declarou, no final do primeiro dia de discussões em Berlim, um responsável do Partido social-democrata (SPD), Lars Klingbeil.

Os contactos entre os conservadores de Merkel (CDU), os seus aliados bávaros da CSU e o SPD para a eventual formação de um governo de coligação devem prolongar-se até quinta-feira, após as três formações terem manifestado compromisso por “um novo estilo político” no país, e após a emergência da extrema-direita nas eleições de setembro.

O resultado das últimas eleições legislativas, assinaladas pelo recuo dos partidos tradicionais, não permitiu a formação de uma maioria no Bundestag (parlamento). Nas eleições de 2013 os dois grandes partidos (CDU/CSU do centro-direita, SPD do centro-esquerda) tiveram 67% dos votos, mas em 2017 tiveram apenas 53,4%.

Segundo o Público, este tipo de coligação implica a necessidade de consensos entre os dois blocos, deixando pouco espaço à oposição e dando a ideia de que não há posições políticas diferentes. Este estilo de governação é encarado como se fosse um executivo de gestão, sem grandes reformas.

Ainda assim, avança o Público, a economia não deixa de dar notícias positivas, tendo a Alemanha registado, na semana passada, um recorde de baixo desemprego.

Depois de uma vitória pouco convincente, a chanceler Angela Merkel, no poder há 12 anos, e a sua área democrata-cristã tentaram de início uma aliança com os liberais e os ecologistas, mas sem sucesso.

Agora, Merkel apenas tem a possibilidade de garantir uma coligação maioritária com os sociais-democratas do SPD, com quem já governou no anterior executivo (2013-2017), e que continua a gerir os assuntos correntes do país.

As negociações preveem-se particularmente difíceis, em particular devido às divergências sobre a política migratória ou a Europa entre a CSU e o SPD.

Em relação às conversas exploratórias, os partidos concordaram em não dar informações aos media até ao final das mesmas, previsto para quinta-feira. De acordo com uma sondagem, uma ligeira maioria de inquiridos (53%) acredita que o próximo governo vai mesmo ser de “grande coligação”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.