A revista norte-americana, que anualmente elege a chamada personalidade do ano, acabou por escolher a chanceler alemã para ocupar o lugar de 2015.
A revista Time elegeu Angela Merkel como a personalidade do ano de 2015, sucedendo assim aos voluntários que combateram o ébola no ano passado.
Considerada a “chanceler do mundo livre”, a publicação norte-americana acredita que este foi um verdadeiro ponto de viragem para a governante alemã.
Desde sempre ligada às políticas de austeridade levadas a cabo no continente europeu, Merkel passou a destacar-se também pelo empenho em resolver a crise de refugiados que no último ano se tem agravado de forma significativa.
“A Alemanha passou os últimos 70 anos a testar antídotos contra o seu tóxico passado nacionalista, militarista e de genocídio. Merkel estabeleceu um conjunto de valores diferente – humanidade, generosidade, tolerância – para demonstrar como a força da Alemanha pode ser usada para salvar, em vez de destruir”, pode ler-se no artigo, escrito pela editora Nancy Gibbs, que justifica a escolha deste ano.
A chanceler junta-se assim a figuras como o Papa Francisco, o Presidente Barack Obama e o fundador do Facebook Mark Zuckerberg, que assumiram o mesmo título em anos anteriores.
Ainda durante este ano, Merkel foi apontada como uma das figuras candidatas ao Nobel da Paz, prémio que depois foi atribuído ao Quarteto para o Diálogo Nacional na Tunísia.
ZAP
Que bom!…
Está ao nível de outras”personalidades do ano” da TIme, como o G. Bush ou V. Putin…
Uma honra, portanto!…