Monstros marinhos no deserto? Restos de ancestral do peixe-boi encontrados em deserto no Egito

De acordo com um novo estudo, há 40 milhões de anos, o Deserto Oriental Africano era o lar dos ancestrais dos peixes-boi e dos dugongos. 

No ano passado, uma equipa de arqueólogos encontrou fósseis de um antigo parente dos peixes-boi e dos dugongos no Egito. Datados do final do Eoceno, os Sirenia nadavam numa parcela de água que se transformou no atual Deserto Oriental Africano.

Peixes-boi são mamíferos marinhos principalmente herbívoros. O Live Science explica que, tal como as baleias, os ancestrais mamíferos dos Sirenias viviam em terra firme antes de se adaptarem ao ambiente marítimo. Esta espécie semiaquática ainda tinha patas traseiras e dianteiras, tal como outras criaturas terrestres.

A descoberta de vértebras, costelas e ossos dos membros do animal não é o primeiro conjunto de ossos da espécie encontrados no Egito, mas são os únicos fósseis datados do período Eoceno.

A investigação indica que a primeira espécie de Sirenia, chamada Pezosiren portelli, nasceu na primeira metade do período Eoceno na região da Jamaica, aproximadamente há 50 milhões de anos.

De acordo com os cientistas, a descoberta do fóssil também sugere que, no passado, o deserto egípcio era um ambiente marinho levemente raso, o típico habitat dos Sirenia. Atualmente, uma pequena população dos descendentes deste animal vive no Mar Vermelho, mas já foram encontrados fósseis da espécie na Líbia, Madagáscar e Somália.

O artigo científico ainda carece de uma revisão por pares, mas foi apresentado recentemente na conferência anual da Sociedade de Paleontologia Vertebrada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …

Relatório do Novo Banco. Centeno, Costa e Ramalho ficam mal na fotografia

A versão final do relatório do Novo Banco apontou mais responsabilidades a Mário Centeno e António Costa, visto estarem ambos no governo durante a venda. A tese do Banco de Portugal sobre as injecções de …

OE. PSD fecha a porta a negociações, mas socialistas preferem mantê-la aberta

Rio remete a posição do PSD para declarações de António Costa em que o primeiro-ministro admitiu a intenção de se demitir caso o Orçamento só seja aprovado com votos dos sociais-democratas. Já José Luís Carneiro, …

FC Porto empata com a Roma em jogo manchado por conflito entre jogadores

O FC Porto empatou hoje 1-1 com os italianos da Roma, treinados pelo português José Mourinho, em jogo de preparação para a próxima temporada, disputado no Estádio Municipal da Bela Vista, em Lagoa. A equipa italiana, …

Benfica abre investigação para averiguar eventuais conflitos de interesses de Vieira

O SL Benfica vai abrir uma investigação interna para averiguar eventuais conflitos de interesses durante a presidência de Luís Filipe Vieira. O clube diz que não pode afirmar nem excluir a "eventual existência no passado de …

Estados Unidos e Rússia em diálogo discreto em Genebra para estabilizar relações

Delegações dos Estados Unidos e da Rússia continuaram esta quarta-feira, em Genebra, o diálogo iniciado na mesma cidade pelos respetivos presidentes, Joe Biden e Vladimir Putin, em junho, para discutir a estabilidade estratégica entre as …

Primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos

Jorge Fonseca conseguiu a medalha de bronze no judo. Cãibras condicionaram o acesso do português à final. "Quero ser o maior desportista nacional de todos os tempos", comentou. Portugal entrou para a lista de países com …

Marcelo pressiona Governo a virar a página, deixa recado à oposição e passa batata quente a Costa

Marcelo Rebelo de Sousa foi o convidado especial do programa Circulatura do Quadrado. Sem vestir a pele de comentador, o Presidente da República pediu ao Governo um "novo discurso" de transição para o pós-pandemia, uma …