Análise ao sangue deteta chegada da menopausa dois anos antes

Para algumas mulheres, a chegada da menopausa é um marco importante nas suas vidas. No entanto, o dia em que isso acontecerá é uma grande incógnita.

Um grupo de cientistas encontrou uma forma de descobrir quando é que as mulheres entrarão na menopausa: a partir de uma simples análise ao sangue. A nova investigação, publicada no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, baseou-se na medição do nível da hormona anti-Mülleriana (AMH) para prever o fim da menstruação.

O teste de sangue, desenvolvido por uma equipa da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, consegue prever, com dois anos de antecipação, a altura em que uma mulher vai entrar na menopausa. Este é um grande passo na Ciência, uma vez que, atualmente, não existe nenhuma forma atempada de saber em que momento é que termina o período fértil, fazendo com que as mulheres sejam apanhadas de surpresa com os sintomas.

Quando uma mulher nasce, os seus óvulos já estão formados no seu corpo, mas esta “reserva” vai diminuindo a cada mês, até parar de menstruar. A hormona anti-Mülleriana serve como um indicador de quantos óvulos restam a uma mulher, o que ajuda a prever o fim da sua idade fértil.

O teste desenvolvido pelos investigadores mede os níveis da hormona anti-Mülleriana no sangue, que refletem a quantidade de folículos em crescimento. De acordo com os cientistas, citados pelo New Scientist, se este nível estiver baixo, significa que os óvulos estão a acabar – e é sinal de que a menopausa está a chegar.

Os testes para a criação deste exame, chamado MenoCheck, foram feitos a 1.537 mulheres, entre os 42 e os 63 anos. A comunidade médica afirma que as mulheres destas idades podem beneficiar muito com esta deteção antecipada de uma menor quantidade de folículos.

“Estabelecer uma maneira de medir o tempo que resta até ao período menstrual final tem sido o Santo Graal das pesquisas sobre menopausa“, disse Nanette Santoro, uma das investigadoras, em comunicado.

A especialista acredita que o novo exame vai ajudar as mulheres a tomarem decisões sobre uma eventual gravidez: “Poderão tomar melhores decisões médicas com as informações mais completas oferecidas pelas novas medidas hormonais anti-Müllerianas”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …

Dinheiro do prémio "Nobel Alternativo" usado para criar fundação Greta Thunberg

A Fundação Right Livelihood, que atribui os prémios "Nobel Alternativo", anunciou esta quinta-feira que entregou o valor monetário do prémio atribuído, em setembro passado, a Greta Thunberg para estabelecer uma fundação. "Estamos felizes por o prémio …