Há 800 anos, o exército mongol massacrou avó, filha e neto (diz-nos o seu ADN)

(dv) Mauricio Marat/Mexico’s National Institute of Anthropology and History

A análise genética confirmou a relação entre três indivíduos brutalmente assassinados durante uma incursão do exército mongol na cidade russa de Yaroslavl, em 1238, dando uma compreensão mais profunda sobre os eventos que ocorreram durante um dos massacres mais horríveis dos tempos medievais.

Batu Khan, neto de Genghis Khan, tinha como missão invadir a Europa em 1235, matando violentamente civis e conquistando com sucesso toda a Rússia. Análises históricas recentes sugeriam que a transição de Rus (atual Rússia) para a Horda Dourada de Batu foi “quase pacífica e voluntária”, com “praticamente sem grandes atrocidades cometidas” – algo que os investigadores agora dizem que, quase certamente, não será o caso.

“A conquista de Batu Khan foi a maior tragédia nacional, superando qualquer outro evento de crueldade e destruição. Não é por acaso que está entre os poucos eventos que chegaram ao folclore russo”, disse Engovatova. “O que sabemos agora sobre esses ataques sugere que as descrições crónicas de ‘uma cidade afogada em sangue’ não eram apenas uma figura de linguagem”.

Em 2005, os cientistas começaram a escavar o local da Catedral da Assunção, uma igreja ortodoxa russa da Rússia Medieval que foi demolida em 1937 e restaurada entre 2004 e 2010. No curso de apenas cinco anos, foram encontradas nove valas comuns com mais de 300 indivíduos com sinais de violência.

Para reconstruir os eventos do cerco, os cientistas voltaram-se para uma sepultura no interior da cidade, conhecida como nº 76. Aqui, 15 cadáveres foram enterrados num poço raso sem o enterro ritual da época. Alguns estavam em poses diferentes, enquanto outros estavam decompostos no momento em que foram enterrados, sugerindo que tinham sido colocados numa vala comum, talvez por razões sanitárias após um massacre.

A análise etimológica sugere que três dos indivíduos na sepultura estavam relacionados e morreram no final de maio ou no início de junho de 1238, correspondendo à pilhagem de Batu Khan na cidade.

Os investigadores pulverizaram e extraíram os restos, que mostraram características epigenéticas semelhantes, e confirmaram que eram, de facto, familiares e exibiam anomalias que sugerem casamentos entre a família.

“Além de recriar o quadro geral da queda da cidade em 1238, vemos a tragédia de uma família”, disse Asya Engovatova, vice-diretora do Instituto de Arqueologia, em comunicado, divulgado pelo EurekAlert. “A análise do ADN mostrou que havia restos de indivíduos geneticamente relacionados, representando três gerações. Os dados antropológicos sugerem que se trata de uma avó com 55 anos ou mais, a sua filha com 30 a 40 anos e um neto, um jovem com cerca de 20 anos. Um quarto membro da família relacionados pela linhagem feminina foi enterrado na vala comum vizinha”.

Anunciando as descobertas na conferência Alekseyev Readings em Moscovo, os cientistas observam que o seu trabalho permite uma discussão mais precisa sobre os eventos do século XIII e “o modo de vida [da época] com mais certeza”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …

Quase cinco meses depois, a Champions está de volta

A Liga dos Campeões é retomada esta sexta-feira, quase cinco meses depois da suspensão devido à pandemia de covid-19. Suspensa logo depois do jogo Leipzig-Tottenham, disputado a 11 de março, a prova milionária está de regresso …

Segunda vaga de covid-19 pode levar o desemprego aos 17,6%

Caso haja uma segunda vaga da pandemia de covid-19 em Portugal, a consultora EY estima que a taxa de desemprego possa atingir os 17,6% no final do ano. De acordo com a quarta edição do "Caderno …

Juan Carlos estará num luxuoso hotel nos Emirados Árabes Unidos

O rei emérito espanhol, Juan Carlos I, que deixou no passado fim-de-semana o país sob suspeitas de corrupção, estará hospedado num luxuoso hotel nos Emirados Árabes Unidos, de acordo com o jornal espanhol ABC, que …