Há 800 anos, o exército mongol massacrou avó, filha e neto (diz-nos o seu ADN)

(dv) Mauricio Marat/Mexico’s National Institute of Anthropology and History

A análise genética confirmou a relação entre três indivíduos brutalmente assassinados durante uma incursão do exército mongol na cidade russa de Yaroslavl, em 1238, dando uma compreensão mais profunda sobre os eventos que ocorreram durante um dos massacres mais horríveis dos tempos medievais.

Batu Khan, neto de Genghis Khan, tinha como missão invadir a Europa em 1235, matando violentamente civis e conquistando com sucesso toda a Rússia. Análises históricas recentes sugeriam que a transição de Rus (atual Rússia) para a Horda Dourada de Batu foi “quase pacífica e voluntária”, com “praticamente sem grandes atrocidades cometidas” – algo que os investigadores agora dizem que, quase certamente, não será o caso.

“A conquista de Batu Khan foi a maior tragédia nacional, superando qualquer outro evento de crueldade e destruição. Não é por acaso que está entre os poucos eventos que chegaram ao folclore russo”, disse Engovatova. “O que sabemos agora sobre esses ataques sugere que as descrições crónicas de ‘uma cidade afogada em sangue’ não eram apenas uma figura de linguagem”.

Em 2005, os cientistas começaram a escavar o local da Catedral da Assunção, uma igreja ortodoxa russa da Rússia Medieval que foi demolida em 1937 e restaurada entre 2004 e 2010. No curso de apenas cinco anos, foram encontradas nove valas comuns com mais de 300 indivíduos com sinais de violência.

Para reconstruir os eventos do cerco, os cientistas voltaram-se para uma sepultura no interior da cidade, conhecida como nº 76. Aqui, 15 cadáveres foram enterrados num poço raso sem o enterro ritual da época. Alguns estavam em poses diferentes, enquanto outros estavam decompostos no momento em que foram enterrados, sugerindo que tinham sido colocados numa vala comum, talvez por razões sanitárias após um massacre.

A análise etimológica sugere que três dos indivíduos na sepultura estavam relacionados e morreram no final de maio ou no início de junho de 1238, correspondendo à pilhagem de Batu Khan na cidade.

Os investigadores pulverizaram e extraíram os restos, que mostraram características epigenéticas semelhantes, e confirmaram que eram, de facto, familiares e exibiam anomalias que sugerem casamentos entre a família.

“Além de recriar o quadro geral da queda da cidade em 1238, vemos a tragédia de uma família”, disse Asya Engovatova, vice-diretora do Instituto de Arqueologia, em comunicado, divulgado pelo EurekAlert. “A análise do ADN mostrou que havia restos de indivíduos geneticamente relacionados, representando três gerações. Os dados antropológicos sugerem que se trata de uma avó com 55 anos ou mais, a sua filha com 30 a 40 anos e um neto, um jovem com cerca de 20 anos. Um quarto membro da família relacionados pela linhagem feminina foi enterrado na vala comum vizinha”.

Anunciando as descobertas na conferência Alekseyev Readings em Moscovo, os cientistas observam que o seu trabalho permite uma discussão mais precisa sobre os eventos do século XIII e “o modo de vida [da época] com mais certeza”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Centeno apela a uma utilização "sensata" da bazuca europeia

Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal, disse ao FMI que apenas os  investimentos que forem produtivos irão assegurar que a dívida com que os estados se encontram não se transforme numa nova crise financeira. De …

Ministros selam acordo sobre reforma da Política Agrícola Comum

Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram a acordo sobre a reforma da Política Agrícola Comum (PAC). Seguem-se agora as negociações com o Parlamento Europeu. Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram esta quarta-feira …

Só 17% dos portugueses diz que abertura das escolas correu mal (e maioria quer teletrabalho obrigatório)

Uma sondagem da Intercampus feita para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que, cerca de um mês depois da reabertura das escolas, 42% dos portugueses entendem que o processo “decorreu de forma …

Espanha vai tornar máscaras mais baratas graças a Portugal

Espanha vai reduzir o preço das máscaras após um cidadão espanhol ter despoletado a discussão após comparar com o preço em Portugal. Uma única máscara em Espanha chegava aos 96 cêntimos. Em Espanha, uma máscara pode …

Austeridade ajudou a conter efeitos da pandemia. Crise será um "choque", mas vai "criar oportunidades"

A crise pandémica "será um choque para as economias", mas "os choques podem criar oportunidades". A análise é do economista Ricardo Reis, professor da London School of Economics, que também salienta como as políticas de …

Em abril, o vírus matava 6 vezes mais do que agora. Mas estes números podem mudar em breve

O número de infetados já bateu recordes durante o mês de outubro, mas o mesmo não de pode dizer em relação ao número de mortos. O dia com mais óbitos em Portugal ocorreu a 3 …

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …