Afinal, analgésico potente “desaparecido” nunca tinha saído do armazém

A Polícia Judiciária (PJ) localizou, no próprio armazém onde tinham sido dadas como desaparecidas, as 430 embalagens de Fentanilo Basi, um opioide potente usado em anestesias gerais.

Para já, “não há indícios” de que este desaparecimento tivesse sido resultado de “prática criminosa dolosa”, mas a “falta de controlo no armazenamento” deste produto pode ainda configurar crime por negligência, confirmou ao Diário de Notícias fonte da polícia.

A PJ comunicou a situação ao Infarmed, a autoridade nacional responsável por “regular e supervisionar os setores dos medicamentos de uso humano”.

Segundo o comunicado da Judiciária divulgado este sábado, “perante os elementos apurados não se procedeu à constituição de qualquer arguido”. No entanto, o diretor da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, Artur Vaz, “a investigação vai prosseguir para total esclarecimento dos factos” – se houve dolo no “desaparecimento“.

As 430 embalagens, com 10 unidades de solução injetável por ampola cada uma, estavam guardadas no armazém de um distribuidor grossista, no norte do país, e foi também nesse local que a PJ os encontrou. Dados os efeitos potentes do analgésico, da família dos opioides, este está enquadrado na Lei da Droga.

O inquérito-crime conduzido pela PJ pretende “determinar as circunstâncias do desaparecimento do medicamento”. As embalagens estão apreendidas pela PJ até todos os factos estarem rigorosamente apurados.

A substância fentanil é usada na analgesia de curta duração ou quando necessário para período pós-operatório imediato e também como componente analgésico da anestesia geral e suplemento da anestesia local.

Trata-se de um opióide 50 vezes mais potente do que a heroína que é usado igualmente no caso de dores extremas provocadas por doenças crónicas e oncológicas.

Este é o fármaco que, de acordo com a imprensa internacional, causou a morte a Prince. O Fentanilo Basi é considerado a droga mais letal no Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não , afinal temos uma história muito igual às armas de Tancos , quando trata de esconder patentes … inventa-se é tudo ! Foi o padre … para dar aos infiéis que trafica armas e droga . A investigação criminal em Portugal anda hoje muito parecida com o TINTIM .

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …