Afinal, analgésico potente “desaparecido” nunca tinha saído do armazém

A Polícia Judiciária (PJ) localizou, no próprio armazém onde tinham sido dadas como desaparecidas, as 430 embalagens de Fentanilo Basi, um opioide potente usado em anestesias gerais.

Para já, “não há indícios” de que este desaparecimento tivesse sido resultado de “prática criminosa dolosa”, mas a “falta de controlo no armazenamento” deste produto pode ainda configurar crime por negligência, confirmou ao Diário de Notícias fonte da polícia.

A PJ comunicou a situação ao Infarmed, a autoridade nacional responsável por “regular e supervisionar os setores dos medicamentos de uso humano”.

Segundo o comunicado da Judiciária divulgado este sábado, “perante os elementos apurados não se procedeu à constituição de qualquer arguido”. No entanto, o diretor da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, Artur Vaz, “a investigação vai prosseguir para total esclarecimento dos factos” – se houve dolo no “desaparecimento“.

As 430 embalagens, com 10 unidades de solução injetável por ampola cada uma, estavam guardadas no armazém de um distribuidor grossista, no norte do país, e foi também nesse local que a PJ os encontrou. Dados os efeitos potentes do analgésico, da família dos opioides, este está enquadrado na Lei da Droga.

O inquérito-crime conduzido pela PJ pretende “determinar as circunstâncias do desaparecimento do medicamento”. As embalagens estão apreendidas pela PJ até todos os factos estarem rigorosamente apurados.

A substância fentanil é usada na analgesia de curta duração ou quando necessário para período pós-operatório imediato e também como componente analgésico da anestesia geral e suplemento da anestesia local.

Trata-se de um opióide 50 vezes mais potente do que a heroína que é usado igualmente no caso de dores extremas provocadas por doenças crónicas e oncológicas.

Este é o fármaco que, de acordo com a imprensa internacional, causou a morte a Prince. O Fentanilo Basi é considerado a droga mais letal no Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não , afinal temos uma história muito igual às armas de Tancos , quando trata de esconder patentes … inventa-se é tudo ! Foi o padre … para dar aos infiéis que trafica armas e droga . A investigação criminal em Portugal anda hoje muito parecida com o TINTIM .

RESPONDER

Publicidade a iogurtes, cereais e chocolates vai ser (quase) extinta

A guerra ao açúcar em Portugal vai provocar uma grande redução na publicidade dirigida a menores de muitos iogurtes, cereais de pequeno almoço e chocolate. Entre os produtos que vão deixar de ser publicitados junto a …

Sindicatos chegam a acordo com Transtejo e Soflusa e equacionam levantar greve

Os sindicatos dos trabalhadores da Transtejo e Soflusa aceitaram, esta segunda-feira, um aumento de 28 euros para todas as categorias, incluindo a dos mestres, comprometendo-se a levantar a greve caso os trabalhadores aprovem a decisão. "A …

Cavaco Silva avisou, mas Sócrates recusou alterar acordo que favorece Berardo

Cavaco Silva alertou José Sócrates para os benefícios que o seu Governo concedeu a Joe Berardo para instalar a sua coleção no Centro Cultural de Belém (CCB), mas o ex-primeiro-ministro recusou alterar o acordo que …

PS deixa cair lei. Subvenções vitalícias continuam em segredo

Quando a lista das subvenções mensais vitalícias foi suspensa, em agosto de 2018, o PS anunciou que aprovaria uma proposta que garantisse a sua publicação. Onze meses depois, concluiu que não é necessária. A Caixa Geral …

Morreu David Hedison, o agente da CIA aliado de James Bond

David Hedison, o ator norte-americano que participou em dois filmes da saga de James Bond, morreu esta segunda-feira em Los Angeles, nos Estados Unidos, aos 92 anos. A informação foi avançada na página oficial do Twitter …

Ninhos descobertos na Mongólia mostram que os dinossauros protegiam os seus ovos

Ninhos de dinossauro descobertos no Deserto de Gobi, na Mongólia, mostram que estes animais pré-históricos faziam ninhos em grupo e, tal como os pássaros, protegiam os seus ovos. De acordo com a revista Nature, uma equipa …

Banco de Portugal gasta meio milhão em mudanças (sem sequer se ter mudado)

O Banco de Portugal tem estado em mudanças. Além das institucionais, com o fim do segundo mandato de Carlos Costa no próximo ano, há também mudanças físicas: haverá um novo edifício para a concentração dos …

Quase 500 mil perdem isenção de taxas moderadoras

Dados publicados no portal do Serviço Nacional de Saúde revelam que, em abril, perto de 500 mil utentes dos centros de saúde e hospitais públicos tinham perdido a isenção no pagamento de taxas moderadoras, em …

Afinal, as pedras de Stonehenge podem ter sido transportadas usando sebo

Como é que os construtores de Stonehenge levaram as pedras gigantes para o mesmo local continua um mistério. Agora, uma nova investigação sugere que as pedras foram transportadas através de gordura animal. Uma nova investigação pode …

Costa responde a autarcas: são os “primeiros responsáveis pela proteção civil” nos concelhos

O primeiro-ministro sublinhou esta segunda-feira que os autarcas são os “primeiros responsáveis pela proteção civil em cada concelho”, ao responder a críticas como a do vice-presidente da Câmara de Vila de Rei. “Eu não faço comentário …