Ana Julia Quezada declarada culpada no caso da morte de Gabriel

Chema Artero / EPA

Angel Cruz, pai de Gabriel, com a namorada, Ana Julia Quezada

Um júri popular considerou esta quinta-feira por unanimidade que Ana Julia Quezada é culpada de assassinar, com maldade (que segundo o código pena espanhol serve de agravante penal), Gabriel, o filho de oito anos do seu então parceiro, Angel Cruz.

Segundo o jornal El País, foram precisas 26 horas para os membros deste júri (sete mulheres e dois homens) alcançarem uma posição unânime sobre o crime ocorrido no passado dia 27 de fevereiro de 2018, numa propriedade remota em Rodalquilar, Almería. Todos estes decisores foram mantidos em isolamento, incomunicáveis, entre uma pequena sala do Tribunal Provincial de Almeria e o hotel onde estavam alojados.

Os jurados começaram as suas deliberações por volta das 13h26 de quarta-feira e deram-se por concluídas por volta das 16h00 desta quinta-feira. Este momento deu por concluído um julgamento de sete dias que envolveu dezenas de testemunhas e especialistas que tentaram esclarecer aquilo que realmente aconteceu na morte que mais abalou o povo espanhol nos últimos tempos. Resta agora saber qual será a pena aplicada.

No final de fevereiro do ano passado, Gabriel Cruz, de oito anos, saiu de casa da avó para brincar com os primos, perto de Níjar, no sul de Espanha, e nunca mais voltou. O desaparecimento suscitou uma rápida onda de solidariedade, com vários voluntários a juntarem-se às buscas.

Quatro dias depois do desaparecimento, uma camisola interior da criança foi encontrada pela companheira do pai, a cerca de quatro quilómetros do local onde Gabriel tinha desaparecido. No entanto, ao 12.º dia, a polícia intercetou o veículo em que seguia a madrasta da criança e encontrou o corpo de Gabriel na mala.

Ana Julia Quezada, de 45 anos, que acompanhava o pai da criança nas buscas e chegou a dar entrevistas sobre o desaparecimento, acabou por ser detida depois de se deslocar à fazenda onde estava a construir uma casa com o companheiro e de ter retirado algo de um poço, que envolveu numa manta e colocou na bagageira. Mas a polícia, como a estava a vigiar, viu.

A autópsia revelou que Gabriel morreu asfixiado, por estrangulamento, no próprio dia em que desapareceu. Ana Julia Quezada confessou o crime.

A acusação pede a pena máxima permitida pela lei espanhola – prisão perpétua com revisão (ao fim de 25 anos pode ser pedida a reavaliação da pena), e uma pena acessória de dez anos de prisão pelos danos psíquicos provocados aos pais. A defesa da mulher, de origem dominicana, alega que se tratou de um homicídio involuntário.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …

Booking abandona a criptomoeda do Facebook

  Booking junta-se ao Mastercard, eBay, Visa, PayPal, Stripe e Mercado Pago e desiste do projeto da Associação Libra, promovida por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, para a desenvolver a infraestrutura financeira que está na base …