/

Astrónomos descobrem a anã branca mais veloz já observada

NASA / CXC / M.Weiss

Impressão de artista de uma anã branca a retirar gás da sua estrela

Uma equipa de cientistas descobriu uma estrela anã branca que precisa de apenas 29,6 segundos para completar uma rotação completa ao redor de si mesma.

Uma equipa de astrónomos descobriu uma anã branca que completa a sua rotação em apenas 29,6 segundos. Até agora, o período de rotação mais curto já identificado entre estrelas deste tipo era de 33 segundos.

A estrela, uma vizinha cósmica que se localiza a 850 anos-luz do Sol, é a protagonista do mais recente estudo, publicado na The Astrophysical Journal Letters.

Batizada de CTCV J2056-3014, a estrela foi encontrada graças a observações em raios-X realizadas pelo telescópio espacial XMM-Newton, da Agência Espacial Europeia (ESA), e na luz que é visível aos nossos olhos pelo telescópio Zeiss, do Observatório do Pico dos Dias (OPD).

De acordo com o Space, CTCV J2056-3014 é um sistema binário composto por duas estrelas que orbitam a uma distância equivalente àquela entre a Terra e a Lua. A variação do brilho do sistema, tanto em raios-X quanto na luz visível, chamou a atenção dos astrónomos. Esta variação está associada ao tempo de rotação da anã branca.

“O estudo de CTCV J2056-3014 tem implicações científicas importantes sobre a interação entre a matéria e os campos magnéticos, que é de grande interesse na Física. Neste sistema, a interação dá-se com matéria a cair sobre uma estrela magnetizada e em rotação elevada”, explicou Raimundo Lopes, líder da investigação.

A equipa defende que esta descoberta abre horizontes para um melhor entendimento sobre a estrutura e a evolução estelar, assim como sobre a origem de campos magnéticos em estrelas evoluídas.

“Este estudo é também um belo exemplo de sinergia entre instrumentos de grande porte, como o satélite XMM-Newton, e telescópios pequenos, como o Zeiss do Observatório do Pico dos Dias”, acrescentou Albert Bruch, do Laboratório Nacional de Astrofísica.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.