Três pequenos amuletos podem reescrever a história dos vikings

Northern Emporium Project

Uma equipa de arqueólogos encontrou num assentamento viking de Ribe, na Dinamarca, três pingentes de chumbo com a cruz cristã que datam de 800 d.C. Segundo os cientistas, os primeiros cristãos na sociedade dinamarquesa apareceram várias gerações antes do que se pensava.

“Isto é algo novo na história do cristianismo na Dinamarca. Costumámos pensar que foi Harald Bluetooth que cristianizou os dinamarqueses por volta de 960 d.C., mas isto demonstra agora que os habitantes de Ribe usavam amuletos cristãos 150 anos antes”, explicou à Danish Radio o professor Soren Sindbek, da Universidade de Aarhus.

Os três amuletos encontrados pelos arqueólogos estão decorados com cruzes em forma de “X”, também conhecidas como cruzes de Santo André, e presentes, por exemplo, na bandeira da Escócia e no emblema da Marinha russa.

Sindbek explicou que este tipo de cruz era muito comum naquela época, especialmente nos territórios que hoje em dia ocupam a França e Alemanha, na Europa central, povos que já se tinham convertido ao cristianismo. “Entretanto, acredita-se que o povo dinamarquês ainda venerava os deuses da mitologia nórdica”, acrescentou.

Nos últimos 14 anos, a equipa de arqueólogos da Universidade de Aarhus juntou-se a investigadores do Museu do Sudoeste da Jutlândia para esclarecer a história antiga de Ribe, fundada no início da Era dos Vikings.

Os amuletos foram encontrados num local onde existia uma ferraria na época. Os cientistas encontraram também os moldes com que foram forjados os pingentes de chumbo. A descoberta sugere que os dinamarqueses produziam amuletos cristãos em grandes quantidades e que o cristianismo já contava com um grande número de seguidores.

Por que são os amuletos de chumbo e não de ouro de algum metal precioso, especialmente considerando que estes metais são muito comuns na joalharia dos vikings? Segundo o cientista, a resposta está relacionada com o simbolismo cristão. “No dia do juízo final, não se poderia usar bijuteria ostensiva que pudesse denotar riqueza ou vaidade“.

Os amuletos encontrados são ainda mais antigos do que o crucifixo viking descoberto quase por acaso em abril de 2016, por um amador com um detetor de metais. A cruz de ouro maciço que mostra Jesus com os braços abertos poderá ser o crucifixo mais antigo até agora encontrado na Dinamarca.

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Sul organizou um espetáculo de luzes para agradecer e incentivar o uso de máscara

A Coreia do Sul tem sido dos países com maior sucesso no combate à pandemia de covid-19. Com receio de uma segunda vaga, o Governo organizou uma forma incomum de agradecer aos profissionais de saúde …

Desgostos e namoriscos com humanos. Aquário de Quioto expõe complexas relações dos pinguins num fluxograma

O Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, tem um fluxograma onde expõe as relações dos seus pinguins. Entre diferenças de idade, desgostos de amor e até namoriscos com humanos, as relações entre estes animais …

O sangue azul do caranguejo-ferradura é fundamental para a vacina da covid-19. Mas há um problema

O sangue azul do caranguejo-ferradura pode ser um elemento muito importante para encontrar a vacina para a covid-19, mas há um grande senão. O sangue azul do caranguejo-ferradura (Limulus Polyphemus) é a única fonte natural conhecida …

Jovem guarda-redes russo atingido por raio durante um treino

Ivan Zakborovsky, um jovem guarda-redes russo, está em coma induzido. O clube já revelou que o atleta não corre perigo. Ivan Zakborovsky, um guarda-redes de apenas 16 anos do Znamaya Truda, da Rússia, foi atingido por …

Elegante, leve e com fibra de carbono. O Tyr quer ser diferente de todos os outros caiaques

Embora os caiaques com assento se tenham tornado muito populares entre os pescadores, a maioria dos barcos é bastante tubular, pesada e de plástico. O Tyr da Apex Watercraft é diferente por ser elegante, leve …

2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição. Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, …

Fernando Alonso regressa à Fórmula 1 com a Renault

O piloto espanhol Fernando Alonso vai regressar à Fórmula 1 depois de ter abandonado a modalidade em 2018. Assina agora um contrato de dois anos com mais um de opção. A escuderia Renault anunciou esta quarta-feira …

China reitera que não participará no diálogo EUA/Rússia para reduzir arsenal atómico

A China reiterou, esta quarta-feira, que não entrará nas negociações entre os Estados Unidos e a Rússia para um novo acordo que limite a quantidade de armas nucleares, e acusou Washington de “constituir uma ameaça”. Pequim …

Traumas na infância e um pai "sociopata". As revelações do livro da sobrinha de Trump

O livro de memórias de Mary Trump, sobrinha do Presidente norte-americano Donald Trump, já chegou às mãos de vários jornalistas nos Estados Unidos. A data de publicação está marcada para dia 14 de julho. No livro, …

Rússia detém antigo jornalista por acusações de traição

O ex-jornalista Ivan Safronov, assessor do diretor da agência espacial russa Roscosmos, foi detido esta terça-feira e acusado de traição. Esta terça-feira, as autoridades russas prenderam um antigo jornalista que trabalhava agora como assessor do chefe …