/

Amuletos da deusa egípcia Hathor encontrados na colina onde Salamanca nasceu

orientalizing / Flickr

Deusa egípcia Hathor

Uma equipa de arqueólogos encontrou um amuleto e contas de um colar da deusa egípcia Hathor no Cerro de San Vicente, em Salamanca.

Foram encontrados amuletos da deusa egípcia Hathor no Cerro de San Vicente de Salamanca, onde foi construída a vila da Idade do Ferro que deu origem à cidade de Salamanca. Os artefactos foram feitos no antigo Egito e chegaram a Espanha por volta de 1.000 a.C..

A descoberta foi feita por uma equipa de arqueólogos da Universidade de Salamanca e da Câmara Municipal de Salamanca, sendo o resultado de um conjunto de trabalhos arqueológicos que tiveram início na década de 1990.

O material utilizado foi a cerâmica de quartzo, conhecida como fayenza, utilizada pelo povo egípcio no seu artesanato. Destaca-se principalmente pela sua cor azul, uma característica encontrada nas contas desenterradas.

Ao 20minutos, o arqueólogo Carlos Macarro explicou que os objetos enocontrados refletem “o intercâmbio comercial que ocorreu no início da Idade do Ferro – entre 900 a.C. e 400 a.C. – na Península Ibérica”.

A equipa acredita que os artefactos chegaram através de comerciantes fenícios que procuravam “trocar produtos com os povos indígenas desta área”, um enclave comercial muito importante na Península Ibérica na altura.

A descoberta é, portanto, o espelho da importância da cidade, que mais tarde se tornaria Salamanca, nas rotas de comércio de metais, como o ferro ou o estanho.

Normalmente, este tipo de amuletos são encontrados em necrópoles. Desta vez, a descoberta deu-se na casa de alguém muito importante na altura, potencialmente um importante comerciante de metais.

“O facto de terem sido encontrados nesta casa pode mostrar que o proprietário teria uma posição económica e social importante, porque seria o único que poderia ter negociado estas peças”, explicou Macarro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.