Rapaz israelita descobriu por acaso um amuleto raro com 2500 anos

(dr) Yevgeny Ostrovsky / Israel Antiquities Authority

A estatueta encontrada por Zvi Ben-David

Um rapaz, de onze anos, descobriu por acaso um amuleto da era bíblica, há cerca de 2500 anos, no deserto de Negueve, em Israel.

Zvi Ben-David estava a fazer uma caminhada com os seus pais perto do Nahal HaBesor, um rio que atravessa o deserto de Negueve, quando encontrou o objeto, contou na sua página de Facebook a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA).

A estatueta de cerâmica, com cerca de sete centímetros de altura e seis de largura, representa uma mulher com um nariz proeminente, um lenço a cobrir-lhe a cabeça e o pescoço e que tem os braços cruzados por cima dos seios descobertos.

“A estatueta que Zvi descobriu é tão rara que só existe um exemplo destes na coleção do Tesouro Nacional. Foi provavelmente criado entre o quinto e sexto séculos A.C., no final do Primeiro Templo (Idade do Ferro), ou durante o Império Aqueménida”, lê-se na publicação.

De acordo com o IAA, estas estatuetas são “conhecidas de vários períodos em Israel, incluindo a era do Primeiro Templo. Eram presença comum na casa das pessoas e serviam para assegurar proteção, boa sorte e prosperidade“.

Tal como explica o organismo, eram como o “hamsa dos dias de hoje”, o amuleto tradicional do Médio Oriente em forma de mão com um olho aberto na sua palma usado para afastar o azar e proteger contra o mau-olhado.

“Temos de ter em conta que, nesta altura, a medicina era rudimentar. A mortalidade infantil foi muito alta e cerca de um terço dos bebés não sobreviveu. Havia poucos hábitos de higiene e os tratamentos de fertilidade eram naturalmente inexistentes”, explicam Oren Shmueli e Debbie Ben Ami, curadores da Idade do Ferro e do Período Persa no IAA.

“Na falta de uma medicina avançada, os amuletos deram esperança a estas pessoas e eram uma forma importante de pedir ajuda”, acrescentam ainda.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

As discotecas vão reabrir a 1 de Outubro - mas 70% devem ir à falência até à Primavera

Apesar da reabertura dos espaços de diversão nocturna estar para breve, as associações que representam o sector queixam-se das burocracias e da falta de apoios e acreditam que muitas discotecas não vão voltar a abrir …

Candidato de Vila do Conde acusado de oferecer 50€ no supermercado por um voto no domingo

O candidato à Junta de Freguesia de Macieira da Maia, Filipe Santos, terá oferecido 100 euros a um casal idoso para votar no movimento independente, mas com uma condição: fotografar o boletim de voto com …

Terapia para bebés pode reduzir a probabilidade de diagnóstico de autismo

Um novo estudo sugere que terapia personalizada pode ajudar algumas crianças a desenvolver competências sociais antes da idade escolar, evitando assim o diagnóstico de autismo. Uma equipa de médicos internacional demonstrou que uma nova terapia dirigida …

PS admite perder entre 10 e 15 Câmaras Municipais nas autárquicas

A direcção socialista espera também segurar Almada e Coimbra e vencer em Viseu e em Portalegre, duas câmaras historicamente do PSD. Segundo avança o Público, a direcção do Partido Socialista já está a contar perder entre …

Lula ganharia as eleições presidenciais brasileiras à primeira volta

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva ganharia as eleições presidenciais na primeira volta se as eleições, marcadas para outubro de 2022, fossem realizadas hoje, de acordo com uma sondagem de opinião divulgada na …

Conselho de Ministros de hoje vai trazer de volta "antigo normal". Restauração abandona certificado

Governo vai reunir no dia de hoje para decidir quais os moldes em que avança a última fase do processo de desconfinamento. Regras só deverão entrar em vigor a partir de 1 de outubro. Após vários …

O que causou um enorme buraco na camada do ozono em 2020? A ciência já pode ter resposta

O grande buraco que se abriu na camada do ozono no ano passado pode ter sido desencadeado por temperaturas recordes, durante o inverno, no oceano Pacífico Norte, indicam novas análises. O enorme buraco, que se formou …

Rio diz que Governo “procura influenciar voto" com “notícia positiva” pré-eleições

O presidente do PSD defendeu que o Governo “se esforçou” por, em cima das autárquicas, dar uma notícia positiva aos portugueses sobre a pandemia, considerando que deveria tê-lo feito há mais tempo ou então só …

Um habitat demasiado perfeito pode ser pior para o acasalamento dos pandas

Apesar de serem necessários habitats para a sobrevivência dos pandas gigantes, estes animais têm uma maior tendência para reproduzir se não houver abundância de recursos. Este ano, as autoridades chinesas disseram que os pandas gigantes deixaram …

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …