“O Vietname está a transformar as redes sociais numa arma”. Amnistia Internacional denuncia campanha de detenções e censura

Tor Håkon / Flickr

A Amnistia Internacional denunciou que as autoridades do Vietname lançaram uma campanha de detenções e censura nas redes sociais para silenciar críticas, após uma disputa de terras na semana passada que resultou em quatro mortes.

Segundo a organização não-governamental (ONG), o regime comunista aumentou a repressão após uma operação policial em Dong Tam, uma cidade nos arredores de Hanói, onde os residentes mantêm uma longa disputa com a Viettel, a mais poderosa empresa de telecomunicações do país.

“O Vietname está a transformar as redes sociais, especialmente o Facebook, numa arma para perseguir aqueles que dizem o que pensam”, disse o diretor regional da Amnistia Internacional, Nicholas Bequelin, em comunicado esta quinta-feira divulgado.

Na última semana, três ativistas foram detidos na sequência de comentários publicados nas redes sociais, dezenas de contas de utilizadores do Facebook foram bloqueadas e o canal da Radio Free Asia no YouTube foi proibido de publicar vídeos durante uma semana, segundo a Amnistia Internacional

AONG pediu às empresas norte-americanas que não sejamcúmplices das autoridades”, depois do Ministro da Informação vietnamita ter apelado ao YouTube e à Google para acederem rapidamente às suas exigências.

Os distúrbios na semana passada em Dong Tam resultaram na morte de um civil e três polícias. Trinta pessoas foram detidas.

Em abril de 2017, dezenas de moradores da mesma aldeia amotinaram-se e mantiveram 38 polícias reféns durante vários dias, em protesto contra a expropriação de terras em favor da empresa de telecomunicações Viettel.

As disputas de terras são um dos poucos focos de conflitos violentos no Vietname, um país controlado pelo Partido Comunista, no poder desde 1975.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Um rato

Nova Iorque alvo de aumento recorde de casos de doença rara transmitida por ratos

Uma doença bacteriana rara, espalhada através da urina de rato, está a assolar a cidade de Nova Iorque. Este ano, pelo menos 15 pessoas terão contraído a doença. Destas, 13 foram hospitalizadas e uma morreu. A …

Portugal regista mais três mortes e 927 casos de covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais três mortes e 927 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 927 novos …

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …

Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, esta quarta-feira. Alexei Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido …