Amigo do atirador de Dayton revela à polícia que lhe arranjou material

Mike Nelson / EPA

Ethan Kollie comprou os itens para Connor Betts e manteve-os no seu apartamento para que os pais do seu amigo não os encontrasse.

Um amigo do atirador de Dayton, que matou nove pessoas, disse a agentes federais que lhe comprou proteção corporal, um acessório para a arma e 100 munições no início do mês, segundo um documento do tribunal, revelado esta segunda-feira.

No documento especificou-se que Ethan Kollie comprou os itens para Connor Betts e que os manteve no seu apartamento para que os pais do seu amigo não os encontrassem.

Os procuradores divulgaram hoje a acusação a Kollie, que inclui mentira por ocultar o uso de marijuana no preenchimento de um formulário federal sobre armas de fogo, quando comprou uma pistola, que não foi usada no tiroteio.

A acusação foi divulgada apenas uma semana depois do tiroteio em Dayton, no Estado do Ohio, onde Connor Betts, de 24 anos, fez uma série de disparos em um popular recinto de diversões, matando a sua irmã e outras oito pessoas. Agentes policiais abateram-no ao fim de 30 segundos, matando-o quando estava a poucos passos de entrar em um bar apinhado de pessoas.

As autoridades adiantaram que centenas poderiam ter morrido se Betts tivesse entrado no estabelecimento.

A polícia informou que nada no seu currículo o impedia de comprar a arma que usou no tiroteio.

A arma foi comprada na Internet, a um vendedor no Texas, e despachada para outro vendedor de armas na área de Dayton, revelara a polícia no dia do tiroteio. Os investigadores não revelaram o motivo do tiroteio.

As oito vítimas mortais foram alvejadas várias vezes, segundo o gabinete do médico que atua nestas situações de crime, do condado de Montgomery. Mais de 30 outras pessoas ficaram feridas, incluindo pelo menos 14 com feridas de bala.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Reconhecimento para cuidadores informais vai ser mais fácil e rápido

O pedido de estatuto de cuidador informal fica, a partir de hoje, mais fácil, deixando de ser necessário apresentar atestado médico e permitindo que documentos que impliquem atos médicos possam ser apresentados posteriormente. De acordo com …

OE2021 ainda não foi votado, mas já se espera um aumento da despesa em mais de 300 milhões

Entre a entrega da proposta e a votação, o Governo voltou a negociar com os partidos, mostrando abertura para medidas na especialidade que deverão custar pelo menos mais 300 milhões de euros. O Orçamento do Estado …

Portugal é dos 10 países com melhores políticas de integração de migrantes

Portugal está no grupo dos dez países com melhores políticas de integração de migrantes, segundo uma avaliação de 52 estados que destaca o combate à discriminação ou a reunificação familiar como pontos fortes. Segundo o Índice …

Lukashenko classifica grevistas e manifestantes como terroristas. Mais de 600 pessoas foram detidas

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, comparou com terrorismo a atitude de manifestantes e grevistas que participaram na greve nacional convocada pela oposição e nos protestos de cidadãos para exigir a sua renúncia. "Estamos a começar …

"Não acredito que cumpra as nossas leis". Trump diz que voto por correspondência é "inapropriado"

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) disse que é "inapropriado" os estados levarem vários dias a contar os votos por correspondência, defendendo que o vencedor deve ser declarado na noite das eleições. "Seria muito, muito apropriado …

Reservas de sangue O+ e A+ com níveis críticos. Federação apela à dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou, esta terça-feira, que as reservas nacionais estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+, apelando aos portugueses para darem sangue. Em comunicado, a FEPODABES refere …

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …

Novo Banco põe à venda carteiras de malparado (e têm nomes de jogadores de râguebi)

Depois de ter cancelado o projeto “Nata 3”, com crédito malparado no valor de 1,2 mil milhões de euros, o Novo Banco prepara agora a venda de carteiras de dimensões mais reduzidas. A revelação foi feita …