Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por serviços públicos ou por assistência médica.

Segundo noticiou o MintPress News, citado pelo All That’s Interesting (ATI), muitos norte-americanos da classe trabalhadora, com poucos rendimentos, começaram a vender o seu próprio sangue para sobreviver.

A oferta e a procura de sangue fizeram com que o número de centros de coleta crescesse de forma exponencial desde 2005. Na verdade, o sangue representa agora mais de 2% do total das exportações dos EUA – mais do que o milho, por exemplo. Por lei, é permitido doar sangue até duas vezes por semana, por cerca de 30 dólares de cada vez.

Os EUA fornecem 70% do plasma mundial, principalmente porque a coleta é ilegal na maioria dos outros países. A Alemanha compra cerca de 15% do suprimento exportado do país, com a China e o Japão a serem também grandes compradores.

Entre 2016 e 2017, os norte-americanos venderam tanto sangue para centros de coleta que as exportações aumentaram mais de 13%, passando a 28,6 mil milhões de dólares (cerca de 25,6 mil milhões de euros) De acordo com o ATI, comprar e vender sangue é uma das poucas indústrias prósperas que restam no país.

O plasma é uma das substâncias mais valiosas que se pode dar a outro ser humano, especialmente em casos de anemia e de cancro. Essa substância ajuda a transportar proteínas essenciais no organismo, bem como glóbulos vermelhos e brancos.

É também rotineiramente necessário para realizar cirurgias, principalmente para transfusões em grávidas, que perdem muito sangue durante o parto. Embora o plasma e os seus próprios doadores sejam vitais e generosos, empresas como Grifols e CSL estão nessa indústria pelo dinheiro, referiu o ATI.

“Não gosto da ideia de vender o meu plasma por dinheiro, mas faço o que tenho que fazer”, disse um doador de Kalamazoo, no Michigan.

De acordo com o WSWS, um estudo descobriu que a maioria dos doadores de Cleveland obtém grande parte dos seus rendimentos com a doação de sangue. Embora seja um ato voluntário, o aumento do custo de vida e a redução das oportunidades parecem estar a forçar os doadores a se submeterem a esse procedimento.

“Existe todo um plano de lucro”, disse Izzy, estudante da Universidade do Michigan. “Eles nos dão tão pouco, mas recebem muito. Querem o plasma porque é caro. Mas não querem pagar por ele, então vão para os lugares mais pobres e pagam o mínimo possível”.

Para Keita Currier, de Washington, essas são empresas “predadoras”. “O preço estabelecido para o plasma é baseado num capricho. Por exemplo, no local onde doei nas primeiras cinco vezes, recebi 75 dólares na primeira vez, depois recebe 20, 20, 30, 50, 25. É aleatório, não importa. Eles sabem que a pessoa está desesperada e se não o fizer a doação por 30 dólares, não receberá 50 na próxima vez”.

H. Luke Schaefer, professor da Universidade de Michigan, acredita que “o aumento maciço nas vendas de plasma é o resultado de uma rede de segurança monetária inadequada e, em muitos lugares, inexistente, combinada com um mercado de trabalho instável”. “As pessoas precisam do dinheiro, esse é o principal motivo”.

Contudo, o processo que passam para obter esse dinheiro é desumano, referiu o ATI. Primeiramente, os doadores são pesados em público ​​para garantir que são pesados ​​o suficiente para doar sangue. Assim, as pessoas obesas valem mais para essas empresas, pois o risco para essas corporações diminui à medida que o peso aumenta.

“Definitivamente, transformam as pessoas em produto, num sentido muito literal”, disse Andrew Watkins, um nativo de Pittsburgh que doou o seu sangue consistentemente por 18 meses. “É profundamente explorador e um sintoma que mostra o quão longe o capitalismo foi”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Os camones vivem num país de 3ª Mundo, esta é a realidade há muito conhecida. O sonho camone nunca passou de um pesadelo.

    • pais miseravel tipico de 4 mundo mas sabes a melhor conheci uma alema que foi fazer turismo nos ianques e quando acordou num hotel na banheira estava sem 1 rim, a historia dela passou na tv alema ela me mostrou ate o corte no seu corpo e mostra bem o pais miseravel que e do carvalho

  2. Merica!!
    Doar não; VENDER!
    Porque por lá, tudo é negócio!…
    E muito desse sangue está contaminado, ou não fossem os americanos o povo mais drogado do mundo!
    .
    @ZAP
    “Centros de coleta”?
    Em português são centros de recolha!
    .
    Porque acabaram as notificações de resposta aos comentários?

RESPONDER

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …