Americanos enfrentam tempestade histórica

A cidade de Nova Iorque ficou paralisada na noite e madrugada de hoje devido a uma forte tempestade de neve que se estendeu ao nordeste dos Estados Unidos e que obrigou à adopção de “medidas extremas” pelas autoridades.

Segundo as autoridades, citadas por agências noticiosas internacionais, desde as 23:00 locais (04:00 em Lisboa), pontes, túneis e estradas foram encerradas, sendo apenas permitida a circulação de viaturas de emergência, como ambulâncias, carros de polícia e limpa-neves.

À mesma hora foi suspenso o funcionamento do Metropolitano de Nova Iorque, que opera 24 horas e transporta diariamente cerca de seis milhões de passageiros, bem como os demais serviços de transporte público, como autocarros, impedindo os nova-iorquinos de se deslocarem na cidade sem ser a pé.

Mais de cinco mil voos foram cancelados esta segunda-feira nos Estados Unidos devido à tempestade de neve Juno, que já obrigou os governadores dos Estados de Nova Iorque e Nova Jersey a declarar o estado de emergência.

Segundo as autoridades, 50 por cento dos voos previstos para o aeroporto John F. Kennedy, em Nova Iorque, foram cancelados e o aeroporto de Boston cancelou os voos previstos desde hoje até quarta-feira.

O site de rastreio de voos em tempo real flightaware.com refere que 5.830 voos foram cancelados entre segunda e terça-feira.

A tempestade de neve, que começou a formar-se ao longo de segunda-feira e que ganhou intensidade pouco antes da meia-noite, está a afectar diversas localidades, abrangendo cerca de 29 milhões de habitantes, incluindo os da cidade de Nova Iorque, a mais populosa do país.

Prevêem-se ventos de até 40 quilómetros por hora, com rajadas superiores a cem quilómetros, o que, segundo os técnicos, irá provocar uma sensação de frio muito superior à da temperatura real, que na noite e madrugada de hoje se situou nos três graus negativos na cidade de Nova Iorque.

Apesar da tempestade, não está previsto que sejam afectadas as operações na bolsa de Wall Street, que funcionará normalmente.

A última vez que o mercado bolsista de Nova Iorque deixou de operar devido a uma tempestade de neve foi em 1969, num nevão com uma dimensão menor do que o de agora, mas numa altura em que o desenvolvimento tecnológico estava muito longe do actual.

Estado de Emergência

Os governadores de Nova Iorque e de Nova Jersey declararam o estado de emergência e pediram às pessoas para saírem do trabalho mais cedo, decidindo também o encerramento de algumas estradas.

O serviço nacional de meteorologia norte-americano tem feito alertas desde Nova Jersey até à fronteira com o Canadá, incluindo Nova Iorque e Boston.

Para Nova Iorque, densamente povoada e muito dependente dos sistemas de transporte público e de ruas sempre cheias de gente, as previsões revestem-se de outra dimensão, sublinhou o presidente da Câmara local, referindo que “vai ser muito, mas muito difícil andar na rua”.

“Pode ser uma questão de vida ou de morte e não se está a dramatizar. Por isso, é pedida precaução”, afirmou o governador do Estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo.

No domingo, o mayor de Nova Iorque, Bill de Blasio, considerou que a tempestade de neve Juno poderá ser uma das maiores da história da cidade.

“A minha mensagem para todos os nova-iorquinos é de que se preparem para uma coisa pior do que aquilo que já viram antes. Não subestimem a tempestade”, alertou Bill de Blasio.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, que se encontra em visita oficial à India, tem estado a ser informado sobre a situação.

“Muitas estradas vão ficar intransitáveis, fortes ventos podem derrubar árvores e postes de electricidade”, avisou também o serviço de meteorologia norte-americano, que pediu às pessoas para evitarem viagens desnecessárias.

A paralisação de muitas actividades na cidade afectou também a sede das Nações Unidas, cujos serviços suspenderam reuniões programadas para a tarde de segunda-feira e o dia de hoje, incluindo uma por ocasião do holocausto e uma outra entre a ministra da Agricultura e do Mar portuguesa, Assunção Cristas, com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …

G7: Macron e Trump com "elementos de convergência" sobre Amazónia, Irão e comércio

O Presidente francês, Emmanuel Macron, conversou este sábado com o Presidente norte-americano, Donald Trump, durante o almoço, que durou duas horas, sobre "elementos de convergência" relativos ao comércio, ao Irão e aos fogos na Amazónia, …

Dieta com poucos hidratos de carbono pode acabar com as enxaquecas

Pessoas que têm enxaquecas frequentes sabem que qualquer dica é bem-vinda. Aqui vai uma nova: uma dieta com poucos hidratos de carbono pode ser uma boa arma para evitar estas crises. Desde 1920 que os …

Encontrado o estaleiro mais antigo do mundo. Estava afundado na costa de Inglaterra

https://vimeo.com/355759312 Arqueólogos descobriram uma estrutura de madeira com 8.000 anos de idade — que será o local de construção de barcos mais antigo do mundo. A arquitetura estava particularmente bem preservada considerando o facto de estar 11 …

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …