/

Americanos devolvem ao governo grego moedas de prata da Grécia Antiga

Xuan Che / Flickr

-

As autoridades de Nova Iorque devolveram hoje ao governo grego cinco moedas de prata, consideradas de “valor incalculável”, que tinham sido recuperadas em 2012 pela polícia dos Estados Unidos.

As moedas estariam na posse do coleccionador Arnold-Peter Weiss, um conhecido cirurgião plástico de Rhode Island, nordeste dos Estados Unidos, que foi detido quando tentava vendê-las ilegalmente a um agente à paisana da polícia norte-americana, durante um leilão no hotel Waldorf Astoria, em Nova Iorque.

O procurador-geral de Manhattan, Cyrus R. Vance Jr., afirmou que “como representantes da democracia mais antiga do mundo, as moedas têm um valor incalculável”.

As peças são de prata e estima-se que tenham sido cunhadas entre os séculos V e III antes de Cristo, em Eubeia, Tebas, Dicas e Lócrida, na Grécia Antiga.

A cerimónia de devolução das moedas ao país de origem foi presidida por Cyrus Vance, pelo embaixador grego nos Estados Unidos, Christos Panagopoulos, e pelo cônsul grego em Nova Iorque, Manos Koubarakis.

Os cinco pedaços da história grega serão agora expostos no Museu Numismático de Atenas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.