A American Airlines juntou-se à Southwest Airlines (LUV) e prolongou a suspensão dos serviços de álcool em voos, anunciou no sábado a companhia aérea, decisão que surge após um ataque recente a um comissário de bordo que resultou num ferimento grave.
“Os comissários de bordo estão na linha de frente todos os dias”, “garantindo a segurança dos nossos clientes”, “acalmando os seus medos, respondendo a perguntas e aplicando as políticas” exigidas, disse Brady Byrnes, diretor de serviços de voo da American Airlines, num comunicado destinados aos comissários de bordo, a que a CNN teve acesso.
“Na semana passada, observamos que alguns fatores de stresse originarem situações profundamente perturbadoras a bordo de aeronaves”, referia o documento, acrescentando: “a American Airlines não tolerará agressão ou maus-tratos às nossas tripulações”.
A American Airlines suspendeu as vendas de álcool pela primeira vez em março de 2020, visando minimizar a interação entre a tripulação e os passageiros, de forma a garantir voos mais seguros. Agora, informou que os serviços permanecerão suspensos até 13 de setembro, data em que finaliza o uso obrigatório de máscaras a bordo.
Contudo, as bebidas alcoólicas continuarão a ser servidas na primeira classe e na classe executiva, apenas a bordo.
“Embora apreciemos que os clientes e membros da tripulação estejam ansiosos para voltar ao normal, agiremos com cautela ao restaurar as práticas pré-covid”, indicou Byrnes, sublinhando: “o álcool pode contribuir para o comportamento atípico dos clientes a bordo e devemos à nossa tripulação não exacerbar o que já é uma situação nova e stressante para os nossos clientes”.
Em 23 de maio, uma passageira da Southwest foi detida devido a uma suspeita de agressão criminosa, que causou ferimentos graves a um comissário de bordo durante um voo entre Sacramento e San Diego, segundo um comunicado do Departamento de Polícia do Porto de San Diego. O comissário sofreu ferimentos faciais e perdeu dois dentes.
Após o incidente, a Southwest tomou a decisão de “reavaliar o reinício do serviço de álcool a bordo”, suspendendo-o indefinidamente.
Numa nota, a United (UAL) informou no sábado que ainda serve bebidas alcoólicas em voos com mais de duas horas de duração. Da mesma forma, a Delta (DAL) referiu que continua a servi-lás nos seus voos.
Desde o início do ano, foram relatados cerca de 2.500 casos de comportamento inadequado por parte de passageiros, incluindo cerca de 1.900 que se recusaram a cumprir o uso obrigatório de máscara.