Ameaças de patrões fazem metade dos emigrantes desistir de férias em Portugal

De acordo com o Governo, metade dos emigrantes desistiu de fazer férias em Portugal. A principal razão prende-se com pressões feitas pelos seus empregadores.

De acordo com o Jornal de Notícias, entre 40% a 50% dos emigrantes não visitará Portugal durante este mês de agosto. Os números adiantados pela secretária de Estado das Comunidades Portuguesas têm por base informações transmitidas à tutela “por pessoas das comunidades” de emigrantes.

De acordo com Berta Nunes, a principal razão que demove a vinda de emigrantes a Portugal serão pressões feitas pelos seus empregadores. Algumas entidades patronais estarão a avisar que será melhor que os emigrantes não visitem os seus países porque, no caso de terem de ficar em quarentena após o regresso, esse período não será pago.

A maioria das situações reportadas aconteceu na Suíça e Alemanha, embora “possam estar a acontecer noutros locais”.

Apesar disso, Suíça e Alemanha serão dois dos países onde não serão colocados entraves ao regresso dos emigrantes portugueses. “Nos países onde temos as maiores comunidades — França, Alemanha, Luxemburgo, Suíça e Espanha — não há expetativa de que haja qualquer problema de fronteiras tanto na vinda como na ida”, afirmou Berta Nunes.

Segundo Nuno Santos, da Associação de Apoio à Comunidade Portuguesa na Suíça, este país, de facto, “não impôs restrição nenhuma para o povo português ir de férias”.

Este mês, Berta Nunes disse, em entrevista à agência Lusa, que mais do que o receio da covid-19, são as perdas no rendimento e o medo de perder o emprego que estão a levar muitos emigrantes a adiar a visita a Portugal neste verão.

Na quinta-feira, de acordo com o Jornal de Negócios, o Governo anunciou uma estimativa de que 60% dos emigrantes viriam passar férias a Portugal. Berta Nunes sublinhou, contudo, que não há certezas neste número, porque “na fronteira terrestre não há controlo”.

O Governo está a tentar, através das operadoras de telecomunicações, somar dados de “quantos portugueses com telemóvel português atravessaram a fronteira”, de modo a melhorar a monitorização das entradas. Esse controlo vai permitir ter informação mais rigorosa do peso dos emigrantes nos fluxos turísticos.

O Governo espera que “venham todos aqueles que puderem”, embora já se saiba que “alguns não virão porque estão desempregados, perderam rendimentos ou têm problemas no trabalho”.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …

Marcelo devolve nova Lei do Mar ao Parlamento. Ana Paula Vitorino aplaude decisão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu esta segunda-feira à Assembleia da República a nova Lei do Mar para que o Parlamento clarifique pontos específicos do diploma, assinalando que estão ressalvadas a soberania …